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LorenaRibeiroMelo_TESE.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTinoco, Robson Coelhopt_BR
dc.contributor.authorMelo, Lorena Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T18:48:44Z-
dc.date.available2024-01-29T18:48:44Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.date.submitted2023-04-20-
dc.identifier.citationMELO, Lorena Ribeiro. Representações e práticas de leitura durante a pandemia da Covid-19: um estudo de caso no Instituto de Letras da Universidade de Brasília. 2023. 269 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47559-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo foi motivado pelos desafios enfrentados, em todo o mundo, durante a pandemia da covid-19 no contexto socioeducacional. A partir da hipótese de que a pandemia tem impactado a leitura dos estudantes, investigo como a crise sanitária instalada pela disseminação do coronavírus tem afetado as representações e práticas de leitura dos alunos do curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa e Respectiva Literatura da Universidade de Brasília. Adoto o estudo de caso como estratégia de pesquisa (YIN, 2001; LÜDKE; ANDRÉ, 1986) de cunho qualitativo e caráter interpretativista (CRESWELL, 2010; GIL, 2008). A pesquisa tem abordagem qualitativa, com utilização dos seguintes instrumentos: um questionário eletrônico estruturado com questões abertas e fechadas destinado aos discentes, pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de dados sobre fatos relacionados à práticas e representações de leitura, ocorridos durante a pandemia, retirados de veículos de informações como sites de periódicos, sites de pesquisas em geral, lives, redes sociais, dentre outros. Como considero a leitura uma prática sociocultural constituída por costumes, gestos e lugares realizada pelo leitor, que produz sentidos ao interagir com o texto em um contexto sócio histórico, esta pesquisa se fundamenta essencialmente nas correntes teóricas da História Cultural, Estética da Recepção, Sociologia da Leitura e Filosofia Panecástica. Desse modo, os estudos de Chantal Horellou-Lafarge e Monique Segré (2010), Hans Robert Jauss (1994), Joseph Jacotot (1770-1840), mediados pela leitura de Rancière (2015), Paulo Freire (1989), Roger Chartier (1998) e Wolfgang Iser (1996) foram indispensáveis para investigar os desdobramentos da difusão planetária do coronavírus sobre o ato de ler dos professores em formação inicial. As análises empreendidas aqui levaram a compreender muito da singularidade histórica das representações e práticas de leitura dos estudantes no contexto do período pandêmico. As vozes dos estudantes presentes em seus relatos levaram à compreensão de suas representações e práticas de leitura diante da situação de extrema complexidade desse momento histórico de colapso sanitário mundial. O desenvolvimento da pesquisa levou às considerações de que a disseminação do coronavírus afetou os estudantes pesquisados, de modo que pandemia, com relação às práticas de leitura, foi sentida de maneiras diferentes entre os participantes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRepresentações e práticas de leitura durante a pandemia da Covid-19 : um estudo de caso no Instituto de Letras da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19 - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordLeitura - práticapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - desempenhopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - percepçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília. Instituto de Letraspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study was motivated by the challenges faced, all over the world, during the covid19 pandemic in the socio-educational context. Based on the hypothesis that the pandemic has impacted students' reading, I investigate how the health crisis installed by the spread of the coronavirus has affected the representations and reading practices of students of the Degree in Letters/Portuguese Language and Respective Literature of University of Brasilia (Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa e Respectiva Literatura da Universidade de Brasília). I adopt the case study as a research strategy (YIN, 2001; LÜDKE; ANDRÉ, 1986) of a qualitative and interpretive nature (CRESWELL, 2010; GIL, 2008). The research has a qualitative approach, using the following instruments: an electronic questionnaire structured with open and closed questions for students, bibliographical research, document analysis and research and verification of data on facts related to reading practices and representations, which occurred during the pandemic , taken from information vehicles such as journal sites, searching engines, lives, social networks, among others. As I consider reading a sociocultural practice constituted by customs, gestures and places carried out by the reader, which produces meanings when interacting with the text in a socio-historical context, this research is essentially based on the theoretical currents of Cultural History, Aesthetics of Reception, Sociology of Reading and Panechastic Philosophy. Thus, the studies of Chantal Horellou-Lafarge and Monique Segré (2010), Hans Robert Jauss (1994), Joseph Jacotot (1770-1840), mediated by the reading of Rancière (2015), Paulo Freire (1989), Roger Chartier ( 1998) and Wolfgang Iser (1996) are indispensable for investigating the consequences of the planetary spread of the coronavirus on the act of reading by teachers in initial training.en
dc.description.abstract2El presente estudio fue motivado por los desafíos enfrentados, en todo el mundo, durante la pandemia de covid-19 en el contexto socioeducativo. A partir de la hipótesis de que la pandemia ha impactado la lectura de los estudiantes, investigo cómo la crisis sanitaria instalada por la propagación del coronavirus ha afectado las representaciones y prácticas lectoras de los estudiantes de la Licenciatura en Letras/Língua Portuguesa e Respectiva Literatura de la Universidad de Brasília. Adopto el estudio de caso como estrategia de investigación (YIN, 2001; LÜDKE; ANDRÉ, 1986) cualitativa y interpretativa (CRESWELL, 2010; GIL, 2008). La investigación tiene un enfoque cualitativo, utilizando los siguientes instrumentos: un cuestionario electrónico estructurado con preguntas abiertas y cerradas para los estudiantes, investigación bibliográfica, análisis de documentos e investigación y verificación de datos sobre hechos relacionados con las prácticas y representaciones de lectura, ocurridos durante la pandemia, tomados de vehículos de información como sitios de revistas, sitios de investigación en general, lives, redes sociales, entre otros. Por considerar la lectura como una práctica sociocultural constituida por costumbres, gestos y lugares realizados por el lector, que produce sentidos al interactuar con el texto en un contexto histórico y social, esta investigación se sustenta fundamentalmente en las corrientes teóricas de la Historia Cultural, Estética de la Recepción, Sociología de la Lectura y Filosofía Panecástica. De esta forma, los estudios de Chantal Horellou-Lafarge e Monique Segré (2010), Hans Robert Jauss (1994), Joseph Jacotot (1770-1840), mediados pela leitura de Rancière (2015), Paulo Freire (1989), Roger Chartier (1998) e Wolfgang Iser (1996) son indispensables para investigar las consecuencias de la propagación planetaria del coronavirus en el acto de lectura de los docentes en formación inicial.es
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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