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IgorAlexandreBarcelosGracianoBorges_TESE.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorPereira, Danglei de Castropt_BR
dc.contributor.authorBorges, Igor Alexandre Barcelos Gracianopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T18:48:44Z-
dc.date.available2024-01-29T18:48:44Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.date.submitted2023-03-31-
dc.identifier.citationBORGES, Igor Alexandre Barcelos Graciano. Ironia romântica em primeiras trovas de Getulino, de Luiz Gama. 2023. 244 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47558-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a obra poética, Primeiras Trovas de Getulino, de Luiz Gonzaga Pinto da Gama, mais conhecido como: Luiz Gama. O objetivo geral é analisar a obra de Gama e, neste percurso, comentar aspectos específicos de sua produção e, na medida em que avançarmos na fala a respeito da Tradição, teremos que falar da tradição canônica, ao passo que discutimos os limites do cânone literário nacional. Nessa acepção, ao se ‘dilatar’ o cânone, revitalizamos os olhares e as leituras sobre ele, oportunizando que novas vozes sociais possam surgir. A ideia central é utilizar a poética de Luiz Gama em favor da tese que comprova a presença da ironia romântica no seio da tradição satírica brasileira. Destarte, o trabalho com a obra poética de Luís Gama via ironia romântica, nos proporciona um olhar crítico a respeito da figura do escritor, de sua obra poética e, claro, do pensamento que circunscreve o que entendemos como cânone e as problematizações da dialética entre a margem e o centro. Neste sentido, iniciou-se o percurso a partir do Romantismo alemão, progredindo em duas frentes, a inglesa e a francesa, cada qual por sua especificidade e organicidade em diálogo com a constituição da Modernidade, consequentemente, do próprio Romantismo. Nessa esteira, o contexto brasileiro vem a se tornar o próximo ponto da discussão, pois é o contexto da obra poética. E, na terceira parte da pesquisa foi analisada a corpora poética. Como suporte teórico, temos os pensamentos de Schiller, dos irmãos Schlegel, Novalis, Hegel, Kant, A. Bosi, A. Candido, H. Read, M. Bakhtin, F. Cunha, M. Bandeira, A. Rosenfeld, entre outros, foram utilizados para refletirmos a respeito dos pontos nefrálgicos da pesquisa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIronia romântica em primeiras trovas de Getulino, de Luiz Gamapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordGama, Luíz, 1830-1882pt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - crítica, interpretação, etcpt_BR
dc.subject.keywordRomantismo brasileiropt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present work analyzes the poetic work, Primeiras Trovas de Getulino, by Luiz Gonzaga Pinto da Gama, better known as: Luiz Gama. The general objective is to analyze Gama's work and, along the way, comment on specific aspects of his production and, as we move forward in talking about Tradition, we will have to talk about the canonical tradition, while we discuss the limits of the literary canon. national. In this sense, by 'expanding' the canon, we revitalize views and readings about it, providing opportunities for new social voices to emerge. The central idea is to use Luiz Gama's poetics in favor of the thesis that proves the presence of romantic irony within the Brazilian satirical tradition. Thus, working with the poetic work of Luís Gama via romantic irony, provides us with a critical look at the figure of the writer, his poetic work and, of course, the thought that circumscribes what we understand as canon and the problematizations of the dialectic between the margin and the center. In this sense, the path began from German Romanticism, progressing on two fronts, the English, and the French, each for its specificity and organicity in dialogue with the constitution of Modernity, consequently, of Romanticism itself. In this wake, the Brazilian context becomes the next point of discussion, as it is the context of the poetic work. And, in the third part of the research, the poetic corpora were analyzed. As theoretical support, we have the thoughts of Schiller, the Schlegel brothers, Novalis, Hegel, Kant, A. Bosi, A. Candido, H. Read, M. Bakhtin, F. Cunha, M. Bandeira, A. Rosenfeld, among others, were used to reflect on the nerve points of the research.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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