Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47498
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ThainaCristineDeCarvalho_DISSERT.pdf12,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNakagome, Patrícia Trindadept_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Thainá Cristine dept_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T21:27:34Z-
dc.date.available2024-01-24T21:27:34Z-
dc.date.issued2024-01-24-
dc.date.submitted2023-01-31-
dc.identifier.citationCARVALHO, Thainá Cristine de. A voz dos jovens escritores e seu papel na formação de leitores. 2023. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47498-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca compreender o papel dos jovens escritores na formação de jovens leitores, o lugar deles no campo literário, as ações nas redes sociais e inserção no universo jovem. Tem-se como foco analítico a trajetória de uma autora específica, Lavínia Rocha, e a sua atuação no contexto escolar, com influência direta neste nicho. Apresenta-se um panorama de jovens autores, com apontamentos sobre aqueles consagrados que começaram a escrever ainda jovens, a história de alguns autores contemporâneos, suas motivações, espaços e trabalho junto ao público leitor. O estudo de caso da escritora Lavínia Rocha traz uma biografia e a sua inserção na cena atual de escritores, a exposição e análise de suas obras e o trabalho de campo de entrevistá-la em duas ocasiões, além de uma análise dos dados coletados. Por fim, discute-se a juventude e o seu lugar no mundo, sua relação com a leitura e o cânone, conhecendo sua voz e pensando nos aspectos positivos para além das dificuldades. A pesquisa então destaca a relevância da voz desses jovens, uma voz que nem sempre é ajustada ao padrão da literatura na escola, mas que pode ter um papel significativo na formação de jovens leitores.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA voz dos jovens escritores e seu papel na formação de leitorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscritorespt_BR
dc.subject.keywordLeitura e escritapt_BR
dc.subject.keywordLeitor - formaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work seeks to understand the role of young writers in the formation of young readers, their place in the literary field, actions in social networks and insertion into the young universe. The analytical focus is the trajectory of a specific author, Lavínia Rocha, and her role in an educational context, with direct influence in this niche. An overview of young authors is presented, with notes on notable authors who started writing at a young age, the history of some contemporary authors, their motivations, spaces and work with the reading public. The case study of the writer Lavínia Rocha brings a biography and her emergence in the current scene of writers, an exposition and analysis of her works and the fieldwork of interviewing her on two occasions, in addition to an analysis of the collected data. Finally, youngsters and their place in the world are discussed, their relationship with reading and the canon, knowing their voice and thinking about the positive aspects beyond difficulties. The paper then highlights the relevance of the voice of these young people, a voice that is not always accommodating to the standard of literature at school, but which can have a significant role in the formation of young readers.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.