Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Cleyton Hércules | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Fabrizio Fidelis da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T19:04:36Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T19:04:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fabrizio Fidelis da. Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemática. 2023. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47455 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa ―Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e
criativo em matemática‖ trata de um estudo a respeito do Teorema de Pitágoras sob a
óptica do pensamento crítico e criativo em matemática em contextos educacionais, que
buscam a melhoria nos processos criativos dos estudantes. Dessa forma, o objetivo da
pesquisa foi construir uma sequência didática (oficina), sob a óptica do pensamento
crítico e criativo, para explorar o Teorema de Pitágoras, de maneira a tornar o ensino
mais interessante e propício ao desenvolvimento dos educandos. No Brasil, o ensino da
matemática, predominantemente, segue o modelo bancário, fundamentado em aulas
expositivas, principalmente teóricas. Entretanto, em face das transformações sociais,
econômicas, políticas e culturais do mundo moderno, a educação matemática vem sendo
questionada quanto ao seu papel nesta sociedade, a qual exige um novo tipo de
profissional e cidadão, mais criativo. Para tal propósito a educação da matemática deve
articular o aprender para o mundo do trabalho e o aprender para o mundo das relações
sociais. Nesse sentido, com o intuito de favorecer uma formação dos estudantes
alinhada a essa nova realidade, escolheu-se o Teorema de Pitágoras, a proposição
matemática mais conhecida do mundo, com objetivo de encontrar novos e criativos
caminhos para o ensino da matemática. Para isso, exploramos aspectos relativos à
História da Matemática, com a finalidade de se aproximar do cenário deste teorema,
apresentamos algumas de suas demonstrações e aplicações. Em seguida, realiza-se uma
revisão sobre o conceito de criatividade e pensamento crítico e criativo em matemática.
Por fim, apoiando-se nessas teorias, buscou-se construir uma estratégia didática, por
meio da Oficina em Matemática sobre o Teorema de Pitágoras, de maneira a tornar o
ensino mais interessante e propício ao desenvolvimento dos educandos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Explorando o Teorema de Pitágoras na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teorema de Pitágoras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - criatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research ―Exploring the Pythagorean Theorem from the perspective of critical and
creative thinking in mathematics‖ deals with a study about the Pythagorean Theorem
from the perspective of critical and creative thinking in mathematics in educational
contexts, which seek to improve students' creative processes. students. Thus, the
objective of the research is to build a didactic sequence (workshop), from the
perspective of critical and creative thinking, to explore the Pythagorean Theorem, in
order to make teaching more interesting and conducive to the development of students.
In Brazil, the teaching of mathematics predominantly follows the banking model, based
on lectures, mainly theoretical. However, in view of the social, economic, political and
cultural transformations of the modern world, mathematics education has been
questioned as to its role in this society, which requires a new type of professional and
more creative citizen. For this purpose, mathematics education must articulate learning
for the world of work and learning for the world of social relations. In this sense, with
the aim of favoring the training of students in line with this new reality, the Pythagorean
Theorem was chosen, the most famous mathematical proposition in the world, with the
aim of finding new and creative ways for teaching mathematics. For this, we explore
aspects related to the History of Mathematics, in order to approach the scenario of this
theorem, we present some of its demonstrations and applications. Then, a review is
carried out on the concept of creativity and critical and creative thinking in
mathematics. Finally, based on these theories, an attempt was made to build a didactic
strategy, through the Workshop in Mathematics on the Pythagorean Theorem, in order
to make teaching more interesting and conducive to the development of students. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|