Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Evangelista, Tatiane da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Douglas Oliveira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T19:04:36Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T19:04:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Douglas Oliveira de. 51 desafios geométricos. 2023. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47453 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A transformação circular, conhecida pelo nome de inversão circular é um assunto
pouco conhecido por muitos professores que trabalham no dia a dia no ensino básico,
ela é muito voltada para a resolução de problemas olímpicos e na sua grande maioria
difíceis. Em geral é uma técnica avançada que é utilizada em larga escala nas olimpíadas
de matemática. As competições olímpicas, na busca de novos talentos, têm a característica
de ser uma competição intelectual, utilizando para isto problemas desafiadores que exigem
do aluno a sua capacidade criativa na resolução dos mesmos, e a inversão é uma importante
ferramenta que auxilia nesta tarefa. Em geral, se não houver uma preparação específica,
deparamo-nos com várias barreiras que estão escondidas nas teorias. Este fato pode
ser comum tanto ao discente quanto ao docente e, principalmente, nas fases finais das
olimpíadas. Um sentimento de frustração nos abrange quando não sabemos de que forma
devemos enfrentar tais obstáculos. Desta forma, o fim deste trabalho é diminuir a distância
que ocorre com matemática nas escolas básicas e as competições olímpicas. A dinâmica
dessa proposta foi baseada em experiências no preparo de alunos para as olimpíadas e de
alguma forma tentando mostrar como podemos crescer teoricamente através dos problemas
envolvidos. Por isso, os problemas aqui possuem a resolução detalhada, alguns autorais
e outros com a devida referência. Buscamos através da resolução de alguns problemas
escolhidos traçar algumas estratégias interessantes para a resolução dos mesmos utilizando
pouca teoria. Em tais resoluções fazemos comentários dessas estratégias e de possíveis
dificuldades que o aluno e/ou professor possam se deparar. Esta experiência indicou que
há vários problemas que estimulam os jovens a gostar de matemática e se interessar pelos
problemas olímpicos, bastando para isso, desenvolver o raciocínio dele através de assuntos
que possuem facilidades na aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | 51 desafios geométricos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria - problemas, exercícios, etc | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - problemas, exercícios, etc | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inversão circular | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The circular transformation, known as circular inversion is a subject little known to
many teachers who work on a daily basis in basic education, it is very focused on solving
olympic problems and the vast majority of them are difficult. In general, it is an advanced
technique that is used on a large scale in mathematics olympiads. Olympic programs in
the search for new talents have the characteristic of being an intellectual competition,
using challenging problems that require the student’s creative ability to solve them, and
inversion is an important tool that helps in this task. In general, if there is no specific
preparation, we are faced with several barriers that are hidden in theories. This fact
may be common to both students and teachers and, especially, in the final stages of the
olympics. A feeling of frustration shrouds us when we don’t know how we should face such
obstacles. Thus, the author brings here a proposal in an attempt to reduce the gap that
occurs with mathematics in basic schools, and olympic competitions. The dynamics of this
proposal were based on experiences in preparing students for the olympics, and in a way,
trying to show how we can grow theoretically through the problems involved. Therefore,
the problems here in detailed resolution, some copyright, and others with due reference.
We seek, through the resolution of some chosen problems, to outline a few interesting
strategies for resolving them using little theory. In such resolutions, we comment on
these strategies and possible difficulties that the student and/or teacher may encounter.
This experience indicated that there are several problems that encourage young people
to enjoy mathematics and become interested in olympic problems, simply by developing
their reasoning through subjects that are easy to learn. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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