http://repositorio.unb.br/handle/10482/47414
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_EduardoRodriguesdaSilva.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Presidencialismo de coalizão no Brasil : instrumentos para formação de maiorias na Câmara dos Deputados |
Outros títulos: | Coalmon presidentialism en Brazil : instruments for formation of majorities in the Chamber of Deputies |
Autor(es): | Silva, Eduardo Rodrigues da |
Orientador(es): | Nunes, André |
Assunto: | Presidencialismo de coalizão Emendas parlamentares Transferências voluntárias da união |
Data de publicação: | 19-Jan-2024 |
Data de defesa: | 22-Mai-2019 |
Referência: | SILVA, Eduardo Rodrigues da. Presidencialismo de coalizão no Brasil: instrumentos para formação de maiorias na Câmara dos Deputados. 2019. 97 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Instrumentos para formação de maiorias na Câmara dos Deputados A discussão sobre o presidencialismo de coalizão está presente no Brasil desde o final da década de 1980. e um de suas preocupações é a identificação dos instrumentos concretos que o Presidente dispõe para atrair e manter o apoio de congressistas. Parte da literatura aponta que, para além do alinhamento ideológico, o Poder Executivo se vale de três estratégias para manter sua coalizão de apoio: a indicação de pessoas ligadas a partidos para cargos na estrutura federal; a execução de emendas individuais privilegiando parlamentares da base; e o direcionamento de recursos para ações e projetos em bases eleitorais de políticos aliados. Esta dissertação, no formato multipaper, trata dos dois últimos tipos de estratégias. Para viabilizar a observação desses comportamentos, separou-se dois grupos de deputados: os que votam seguindo sempre a orientação do Governo e os que o contrariam sistematicamente. Desses grupos opostos se retirou duas amostras de 50 deputados cada. Para avaliar se deputados federais da base governista recebem tratamento diferenciado na execução de suas emendas, calculou-se os valores médios empenhados em ambas as amostras e aplicou-se o Teste t, constatando-se que houve uma diferença estatisticamente significante entre tais médias na ordem de RS 316 mil. Desta forma, há indícios que a implantação do orçamento impositivo (Emenda Constitucional 86/2015) não logrou pleno êxito em garantir a execução equitativa das emendas parlamentares individuais, o que contraria a Constituição. Quanto ao direcionamento discricionário de recurso federais para base eleitorais de aliados, levantou-se os quatro municípios em que cada deputado de ambas amostras obteve proporcionalmente mais votos em 2014 e verificou-se os montantes de transferências voluntárias que tais cidades receberam. Constatou-se, por meio de testes estatísticos, que o volume de recursos voluntários da União recebidos por determinado município tem relação com o alinhamento partidário do prefeito e do governador com o Governo Federal e também com a capacidade institucional da administração municipal, mas não pode ser explicado pelo fato de o município ser ou não base eleitoral de deputado alinhado ou de oposição ao Executivo Federal. |
Abstract: | The discussion on coalition presidentialism has been present in Brazil since the Iate 1980s and one of its concems is to identify the comete iastruments that the President has in order to attract and maintain the support of congressmen. Pare of the literature indkates that. in addition to ideological aligament, the executive branch uses three strategies to maintain its coalition of support: the indication of people linked to parties for positions in the federal structure; the execution of individual amendments privileging the parliamentarians of the political base; and the targeting of resources for actions and projects on the electoral bases of allied politicians. This dissertation. in the multipaper formal, deals with the last two types of strategies. In order to make it possible to observe tese behaviors, two groups of deputies were separated: tose who voted following the guidance of the Government and tose who systematically opposed it. Of tese opposing groups. two samples of 50 deputies were withdrawn. In order to evaluate if federal deputies of the ruling base received differential treatment in the execution of their amendments. the mean values committed in both samples were calculated and te test t was applied, noting that there was a statistically sigaificant difference between such means in the order of R $ 316 thousand. It is concluded that the implementation of the mandator• budget (Constitucional Amendment 86/2015) did not achieve full success in ensuring the fair execution of the individual parliamentary amendments. contrary to te Constitution. As for te discretionaty allocation of federal resources to electoral base of allies. the four municipalilies were raised in which each deputy of both samples obtained proportionally more votes in 2014 and verified te amounts of federal voluntary transfers that tese cicies received. Tests have shown that the volume of the federal voluntaiy resources received by a given municipality is related to the partisan alignment of the mayor and the govemor with the Federal Governnaent and also with the institutional capacity of the municipal administration, but cannot be explained by the fact that the municipality is an electoral base of deputy aligned or opposed to the Federal Executive. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional |
Agência financiadora: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.