Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Bergsleithner, Joara Martin | pt_BR |
dc.contributor.author | Bezerra, Emanuela dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Emanuela dos Santos. O papel da instrução gramatical no processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47372 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa descrita nessa dissertação teve como objetivo investigar o papel da
instrução gramatical nas aulas de L2, bem como, os benefícios das instruções
explícitas e implícitas no processo de ensino e aprendizado da Língua Inglesa, por
meio do tópico gramatical Simple Future, e verificar se existe diferença estatística
entre os grupos experimental e controle, por meio da aplicação de testes e da escala
Likert. Para a análise dessa investigação, serviu como base os estudos de Larsen-Freeman (2003) e Celce-Murcia (1999) acerca do conceito de gramática a definição
de instrução gramatical proposta por Ellis (2008), o papel dessas instruções na L2,
sugeridas por Norris e Ortega (2000), Doughty (2003) e Long (1997) os tipos de
instruções gramaticais existentes e a correlação com as instruções explícitas e
implícitas, segundo o modelo de Ellis (2015), Long (1997) e Decoo (1996) o efeito
dessas instruções com base em outros estudos, segundo a visão de Norris e Ortega
(2000), e a semelhança entre conhecimento e instruções explícita e implícita, segundo
Ellis (2015), dentre outros pesquisadores. O estudo foi conduzido com 78
participantes, em uma escola privada, de educação básica, que continha segmentos
do maternal ao ensino médio, localizada na Ceilândia, uma cidade satélite que ocupa
a região centro-oeste do Brasil. O design da pesquisa abrangeu três etapas realizadas
em um intervalo de uma semana cada: pré-teste, pós teste imediato e pós teste tardio
com três grupos: dois grupos experimental com instrução explícita e implícita, e um
grupo controle apenas com input de um texto escrito em inglês, a fim de se analisar
como o tipo de instrução poderia ou não contribuir para o aprendizado da língua
inglesa/L2. Os resultados estatísticos indicaram que não houve diferença
estatisticamente significativa entre os grupos experimentais e controle, contudo, a
instrução explícita foi a única intervenção pedagógica que mostrou levemente ser mais
benéfica do que a instrução implícita, devido a elevação de sua mediana após a
inserção da instrução gramatical. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O papel da instrução gramatical no processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - gramática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua estrangeira - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instrução explícita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instrução implícita | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main aim of the study described in this M.A was to investigate the role
of instruction in L2 classes, that is, the benefits of explicit and implicit instructions in
English language learning, through the grammatical topic Simple Future, and to
verify if there was statistical difference between the experimental and control groups
using the scores of the tests and the Likert scale. To the analysis of this
investigation, the study was based in Larsen-Freeman (2003) and Celce-Murcia
(1999) on the concept of grammar, the definition of grammatical instruction, as
proposed by Ellis (2008), the role of instructions in L2, as suggested by Norris and
Ortega (2000), Doughty (2003) and Long (1997), and the types of grammatical
instructions existent and the correlation with explicit and implicit instructions,
following Ellis (2015), Long (1997) and Decoo (1996) models, the effect of those
instructions based in previous studies, according to Norris and Ortega (2000), and
the similarity between knowledge with implicit and explicit instructions, according to
Ellis (2015), among others researchers. The search was conduct with 78
participants, in a private school, of basic education, with levels of preschool until
high school, located in Ceilandia, a city part of Central West region in Brazil. The
design of the study was divided into three parts (tests) applied with a break of one
week each: pretest, immediate pos test, and delayed pos test with three groups:
two experimental groups with implicit and explicit instructions, and one control group
with the input of an English written text, in order to analyze how the type of
instruction could contribute or not in the English language learning. The statistical
results showed that there is not a meaningful statistical difference between the
control and experimental groups; however, the explicit instruction was the only
pedagogical intervention which showed to be more slightly beneficial for language
learning if compared to the implicit instruction, due to the light increase in its average
after the grammatical instruction. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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