Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Murilo Justino da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Murilo Justino da. A construção da criticidade em materiais didáticos após o desuso de livros internacionais em um Centro Interescolar de Línguas (CIL) no Distrito Federal. 2023. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47362 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação possui como objetivo geral discutir a construção da criticidade em materiais
didáticos de um Centro Interescolar de Línguas (CIL) do DF onde não se utilizam livros
internacionais de editoras estrangeiras nos cursos Plenos e Específicos de língua inglesa, mas
apostilas de apoio produzidas pelos próprios professores. Como referencial teórico, este
trabalho se embasa em: 1) críticas a livros didáticos de editoras internacionais, conforme
Kumaravadivelu (2012) e Tílio (2008); 2) Perspectivas de educação linguística crítica,
conforme documentos como o Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL, 2014), as
Diretrizes Pedagógicas dos CILs (DISTRITO FEDERAL, 2019) autores como BORELLI,
PESSOA, SILVESTRE, 2020; DUBOUC, 2018; HOY, 2005; JORDÃO, 2018; MONTE
MÓR, 2013; SOUZA, 2010; PENNYCOOK, 2008. Metodologicamente, este trabalho se
constitui como uma pesquisa qualitativa com análises interpretativistas (Pennycook, 1994)
desenvolvido a partir de entrevistas não-estruturadas (ZANELLA, 2013) com a supervisora da
escola, a coordenadora pedagógica de língua inglesa e um professor do CIL de língua inglesa,
além de uma análise documental (ZANELLA, 2013) dos materiais didáticos utilizados em três
níveis diferentes. A partir das entrevistas construiu-se um histórico sobre a utilização dos livros
didáticos e a produção das apostilas de apoio, as motivações para o uso delas e a identificação
da equipe pedagógica responsável pela produção das apostilas. A análise documental mostrou
que grande parte das atividades das apostilas elaboradas são cópias de outros Livros Didáticos
Internacionais ou vindas de sites da internet. Muitos aspectos das apostilas ainda se
assemelham com o que geralmente se encontra nos Livros Didáticos Internacionais: atividades
não contextualizadas e distantes da realidade dos estudantes do centro-oeste brasileiro; falantes
nativos como modelo de língua e identidade a serem imitados. Ainda assim, as análises
mostram que nas apostilas de apoio, elaboradas após o desuso do livro didático, existem
atividades com indícios de abertura à realidade local dos estudantes e à promoção de momentos
reflexivos e críticos, o que sugere sinais para uma educação linguística crítica em curso.
Conclui-se, com esta pesquisa, que os materiais elaborados pelos professores após o desuso do
livro didático não representam, em si, um rompimento epistêmico, mas o início de um caminho
para a construção da criticidade e contextualização nas aulas de inglês e para a promoção da
educação linguística crítica em língua inglesa no CIL. (KUMARAVADIVELU, 2012). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A construção da criticidade em materiais didáticos após o desuso de livros internacionais em um Centro Interescolar de Línguas (CIL) no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material didático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento crítico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centro Interescolar de Línguas - Distrito Federal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation has as its main objective discuss the construction of criticism in didactic
material used inside a Public Language Centre of the Brazilian Federal District, where
international books from foreigners’ editors are not used in both Full or Partial English courses,
instead they use their own handouts, which are produced by the teachers. As theoretical
reference, this research is based on 1) critics about books that are produced by international
editors, as affirmed by Kumaravadivelu (2012) and Tílio (2008); 2) Perspectives of critical
language education, as the official public documents Currículo em Movimento (DISTRITO
FEDERAL, 2014) and the Diretrizes Pedagógicas dos CILs (DISTRITO FEDERAL, 2019)
and different authors: BORELLI, PESSOA, SILVESTRE, 2020; DUBOUC, 2018; HOY,
2005; JORDÃO, 2018; MONTE MÓR, 2013; SOUZA, 2010; PENNYCOOK, 2008. This is
qualitative research which uses interpretive research analysis (PENNYCOOK, 1994)
developed from non-structured interviews (ZANELLA, 2013) with the school’s supervisor, a
coordinator and a teacher from the English course. The research also includes a document
analysis (ZANELLA, 2013) of the handouts used in three different levels. From the interviews,
it was possible to build a timeline about the use of international books until nowadays that they
produce their own books, the motivation to produce their own material and the identification
of the pedagogic team, who is responsible for the production. The documentary analysis has
shown that most of the activities of the handouts produced by the teachers are copies from other
International Books or from different websites. Plenty of aspects from the handouts still have
similarities with the International Books: non-contextualized activities and away from the
reality of the students; the native speaker is a language and identity model that students should
follow. However, the analysis has shown that the handouts produced by the school
professionals contain some activities that start to indicate an opening to the local reality of the
students and the promotion of reflexive and critical moments, which suggests the use of a
critical linguistic education. Overall, within this research, we can affirm that the material
produced by the teachers and the disuse of International Books does not represent the epistemic
break suggested by Kumaravadivelu (2012) but it indicates the beginning of a change in a way
towards the construction of criticism and contextualization inside English classes, also the
promotion of the Critical Linguistic Education in English Language inside a Public Language
Centre. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|