Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rodrigues, Nayara dos Santos | - |
dc.contributor.author | Martins, Gisele | - |
dc.contributor.author | Silveira, Aline Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T12:34:57Z | - |
dc.date.available | 2024-01-16T12:34:57Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Nayara dos Santos; MARTINS, Gisela; SILVEIRA, Aline Oliveira. Experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, Supl. 4, e20190805, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0805. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/VZNTqBBJgSPbdv6Q8MLtwkF/?lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47278 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: compreender a experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal
de crianças e adolescentes. Métodos: pesquisa qualitativa fenomenológica interpretativa,
realizada por meio de entrevista aberta em profundidade com pais de crianças e adolescentes
vinculadas ao ambulatório de Prática Avançada de Enfermagem em uropediatria. Resultados:
emergiram as seguintes categorias representativas das experiências das famílias: Conhecimentos
e aprendizados: construindo o saber familiar; Convivendo com a disfunção vesical e intestinal da
criança: representações simbólicas; Manejo e adaptação à disfunção vesical e intestinal da criança:
reorganizando a vida familiar. Considerações finais: a experiência da família relaciona-se
a significados positivos e negativos, à presença ou ausência de vivências prévias, lacunas
de informações, ao processo de aprendizagem e acesso ao acompanhamento profissional
especializado. Destaca-se a importância do acompanhamento pelo enfermeiro no contexto
do cuidado em uropediatria para a aprendizagem e consolidação do conhecimento específico
sobre a disfunção vesical e intestinal | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Enfermagem | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Family experience of living with children and adolescents with bladder and bowel dysfunction | pt_BR |
dc.title.alternative | Experiencia de la familia en conversación con disfunción vesical e intestinal en niños y adolescentes | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem pediátrica | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0805 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Objective: to understand the experience of families of living with children and adolescents
with bladder and bowel dysfunction. Methods: a qualitative phenomenological interpretive
research carried out through an in-depth open interview with parents of children and
adolescents linked to Advanced Practice Nursing clinic in pediatric urology. Results: the
following representative categories of the families’ experiences emerged: Knowledge and
learning: building family knowledge; Living with the children’s BBD: symbolic representations;
Management and adaptation to the children’s BBD: reorganizing family life. Final considerations:
the experience of families related to positive and negative meanings, presence or absence
of previous experiences, information gaps, learning process and access to specialized
professional follow-up. Follow-up by nurses is important in pediatric urology care for the
learning and consolidation of specific knowledge about bladder and bowel dysfunction. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Objetivo: comprender la experiencia familiar de vivir con disfunción vesical e intestinal en
niños y adolescentes. Métodos: investigación fenomenológica interpretativa cualitativa,
realizada a través de una entrevista abierta en profundidad con padres de niños y adolescentes
vinculados a la clínica ambulatoria de práctica avanzada de enfermería en uropediatría.
Resultados: surgieron las siguientes categorías representativas de las experiencias de las
familias: Conocimiento y aprendizaje: construcción del conocimiento familiar; Vivir con la
vejiga y la disfunción intestinal del niño: representaciones simbólicas; Manejo y adaptación
a la vejiga y disfunción intestinal del niño: reorganizando la vida familiar. Consideraciones
finales: la experiencia de la familia está relacionada con significados positivos y negativos, la
presencia o ausencia de experiencias previas, lagunas de información, el proceso de aprendizaje
y el acceso a monitoreo profesional especializado. Se destaca la importancia del monitoreo
por parte de las enfermeras en el contexto de la atención uropediatrica para el aprendizaje
y la consolidación del conocimiento específico sobre la disfunción intestinal y vesical. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4797-0832 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4656-6195 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4470-7529 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Enfermagem (FS ENF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
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