http://repositorio.unb.br/handle/10482/4726
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_LucianaCruzMachadoSilva.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A radioatividade como tema em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade com foco em História e Filosofia da Ciência |
Autor(es): | Silva, Luciana da Cruz Machado da |
Orientador(es): | Baptista, Joice de Aguiar |
Assunto: | Ensino médio Ciências - estudo e ensino Radioatividade |
Data de publicação: | 19-Mai-2010 |
Data de defesa: | Mar-2009 |
Referência: | SILVA, Luciana da Cruz Machado da. A radioatividade como tema em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade com foco em História e Filosofia da Ciência. 2009. 233 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | Este trabalho, desenvolvido no contexto da escola pública, buscou investigar e propor estratégias para melhorar a compreensão dos alunos de Ensino Médio sobre conceitos científicos de Radioatividade. Uma dessas estratégias consistiu em pôr em prática propostas de ensino que integrassem os conhecimentos científicos, suas aplicações tecnológicas e suas implicações sociais em um contexto interdisciplinar; bem como, valorizassem o papel do aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Questionários e produções dos alunos, além de entrevistas com professores participantes, foram utilizados para avaliar os resultados. Com base nesses materiais foi observada uma maior relevância atribuída, pelos alunos, aos conceitos científicos trabalhados e uma melhor compreensão dos mesmos. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work, carried out in the context of public schools, aimed at investigating and proposing strategies to improve high school understanding on scientific concepts of Radioactivity. One of those strategies consisted of practicing teaching strategies that integrate scientific knowledge, its technological applications and social implications in an interdisciplinary context as well as, the student‟s role in the learning process. Questionnaires, students' works and interviews with participant teachers were used to evaluate the results. The analysis of those materials revealed a better understanding of Radioactivity concepts. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biologia, 2009. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.