Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47248
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LaraPatríciadeLimaCavalcante.pdf689,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uso de álcool e outras drogas em escolas públicas : percepção e ações dos professores
Autor(es): Cavalcante, Lara Patrícia de Lima
E-mail do autor: larapatricia2@hotmail.com
Orientador(es): Gallassi, Andrea Donatti
Assunto: Escolas
Violência escolar
Drogas - aspectos sociais
Estudantes
Data de publicação: 12-Jan-2024
Referência: CAVALCANTE, Lara Patrícia de Lima. Uso de álcool e outras drogas em escolas públicas: percepção e ações dos professores. 2019. 74 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: INTRODUÇÃO: As escolas têm vivenciado um aumento da agressividade e violência por parte dos estudantes o que algumas vezes é atribuído ao uso de álcool e outras drogas. Para ampliar a compreensão sobre prevenção no ambiente escolar é necessário conhecermos as ideias, valores, sentimentos e a visão de mundo que os professores possuem em relação a essa temática. OBJETIVO: Analisar e descrever percepções e ações dos professores quanto ao uso de álcool e outras drogas de estudantes do ensino médio de escolas públicas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo misto, com abordagem quantitativa e qualitativa realizado em 11 unidades escolares públicas estaduais da cidade de Águas Lindas de Goiás - GO. O instrumento utilizado foi do tipo estruturado dividido em três partes: sociodemográficos, opinião dos professores e dados de julgamento. RESULTADOS: A amostra foi de 91 professores, em sua maioria do sexo masculino (57,1%), com média de idade de 37,2 anos, todos com graduação e a maioria (75,8%) com vínculo temporário, com faixa salarial de até 4 salários mínimos. Esses não se sentem capacitados para lidar com estudantes que fazem uso de drogas. Quando identificam estudantes em uso de álcool e outras drogas, os encaminham para a coordenação pedagógica. Acreditam que os estudantes serão dependentes dessas substâncias no futuro, que são moralmente fracos, têm alguma doença, poderiam cometer delitos na família, que são influenciados para o início do uso de álcool e outras drogas por amigos e pela desestrutura familiar. A prevenção nas escolas acontece através de palestras. Em contrapartida, os docentes acham que esses estudantes são tão importantes quanto qualquer outra pessoa. CONCLUSÃO: O conhecimento dos professores sobre álcool e outras drogas e seus efeitos é incipiente, com repercussões na tomada de decisões e ações frente aos estudantes no uso dessas substâncias. A ausência de prevenção e diálogo, traz consequências para a estruturação da escola e do trabalho pedagógico do professor, manifestando-se, sobretudo, na negação da necessidade desse trabalho.
Abstract: INTRODUCTION: Schools have been experiencing an increase in aggression and violence by students which is atributed to alcohol and other types of drugs usage. In order to raise awareness about prevention on the school environment education it is required to know the ideas, values, feelings and a vision of world that teachers have regarding this subject. OBJECTIVE: To analyze and describe perceptions and actions about the use of alcohol and other drugs by public high school students. METHODOLOGY: This is a mixed-type study, with a quantitative and qualitative approach carried out in 11 state public school units in the city of Aguas Lindas de Goiás - GO. The instrument that was used corresponds to a structured type divided in three parts: sociodemographic, the opinion of the teachers and judgement data. RESULTS: The sample consisted of 91 teachers, mostly male (57.1%), with an average age of 37.2 years, most of them with temporary employment contract (75.8%), earning up to 4 times the minimum wage. They do not feel prepared to deal with students who use drugs. When they identify students using alcohol and other drugs, they send them to pedagogical coordination. They believe that these students will be dependant of these substances in the future and that they are morally weak, have some kind of disease, could be committing crimes against their family, are influenced to start using alcohol and other drugs by friends and family disruption. Prevention on schools occur through lectures. In contrast to that, teachers feel that these students are just as important as any other person. CONCLUSION: Teahcers' knowledge about the use of alcohol and other drugs and their negative effects is incipient, with an impact on decision making and actions towards students, on the usage of these substances. The absence of prevention and dialogue, brings consequences for the structuring of the school and the pedagogical work of teachers, manifesting itself, above all, in the denial of the need for this type of work.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.