Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bulow, Marisa Von | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, João Victor Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T15:36:21Z | - |
dc.date.available | 2024-01-12T15:36:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-01 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, João Victor Barbosa. Radicalização política e juventude no Brasil: a formação de identidade coletiva nas comunidades gamers no Discord.. 2023. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47244 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Internet e as mídias digitais se tornaram espaços sociais de troca e interação entre
atores e grupos com significativo impacto no mundo contemporâneo. Desde o início da
década de 2010, pesquisas de cientistas sociais identificam na subcultura gamer raízes
conectadas a uma tecnocultura tóxica calcada em preconceitos, reacionarismo e intolerância.
Tal fato, somado a outros fatores, levou à construção de um ativismo anti-videogames e uma
opinião pública estigmatizada sobre jogos eletrônicos, tidos como potenciais produtos
indutores de personalidades violentas e antissociais. Isso gerou um afastamento da
comunidade gamer dos espaços sociais tradicionais e provocou uma aglutinação dessa
população primeiro nos chans e image board e, depois, com o avançar das big techs, em
espaços virtuais a partir de aplicativos que permitem a prefiguração de sociedades
alternativas. A dicotomia entre a opinião pública e a identidade gamer criou um contexto de
polarização e aversão, tendo esta última contribuído para a consolidação do ativismo
antissistema.
Sobretudo após a eleição de líderes de extrema-direita ao redor do globo, as
comunidades de jogadores vêm sendo investigadas enquanto câmaras de reprodução de
ideologias extremistas. Nesse contexto, a presente pesquisa foi pensada para compreender o
processo de politização de jovens em espaços digitais povoados por subculturas gamer para
responder quais cosmovisões, repertórios e práticas políticas atravessam essas comunidades
no Discord do Brasil. A partir da abordagem etnográfica longitudinal, os dados coletados
compreendem o período de imersão de quase 3 anos (2020-2023) nos três maiores grupos
públicos organizados no aludido aplicativo.
A análise empírica comprova que a comunidade e a subcultura gamer são diversas e
plurais, embora impere um estado de hegemonia nos discursos e nas posições de poder. Isso
leva à produção e circulação de conteúdo extremista e intolerante, mas que é mascarado por
meios de técnicas de memetização para soar engraçado e ser mais aceito pelos integrantes. Em
paralelo, os iniciados desenvolvem símbolos e expressões comunicativas próprias, cujo
significado não é inteligível para não-iniciados. A partir do conceito de ativismo
criptografado, a pesquisa demonstra a existência de fluxos de comunicação para a transmissão
de sintagmas reacionários e intolerantes, os quais são mascarados para serem lidos e
descobertos apenas por aqueles que conhecerem o caminho das pedras. A partir do Discord,
transitam materiais produzidos por YouTubers, sites, blogs e produtores de conteúdo
(influenciadores) que trabalham para a difusão da extrema-direita entre os jovens jogadores de
videogame no País. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Radicalização política e juventude no Brasil : a formação de identidade coletiva nas comunidades gamers no Discord | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Radicalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude - mídia digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamers | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade coletiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidades virtuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicativos de comunicação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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