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ValmorCerqueiraPazos_DISSERT.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Raquel de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorPazos, Valmor Cerqueirapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-12T14:14:03Z-
dc.date.available2024-01-12T14:14:03Z-
dc.date.issued2024-01-12-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.citationPAZOS, Valmor Cerqueira. A educação para a sustentabilidade do curso reabilita e a agenda 2030 : perspectivas e influências na vida profissional dos egressos. 2023. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47233-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO curso lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (Reabilita) do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília é um curso de especialização a distância que teve início em 2006 e, atualmente, está em sua 11ª edição (2022/2023). Sua missão é preparar profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia, técnico em edificações, geografia, agronomia, agroecologia, bem como cientistas e gestores ambientais e gestores públicos para lidarem com as complexidades socioambientais e avançarem na construção de cidades mais equitativas, inclusivas e sustentáveis. Isso significa pensar na Educação para a Sustentabilidade como um tema transversal em todos os níveis de formação e que, para a manutenção de um meio ambiente equilibrado e socialmente justo, é necessário um processo de formação de cidadãos mais críticos e empenhados em reconhecer o meio ambiente à sua volta e a sua interação com ele. Sob essa ótica, esta dissertação de mestrado tem como objetivo investigar de que maneira o curso Reabilita influenciou e influencia a atuação profissional ligada a questões de sustentabilidade socioambiental. Partindo de uma metodologia qualitativa e quantitativa, além da análise documental e revisão de literatura, utiliza dados adquiridos por meio de questionários direcionados aos egressos para a construção de uma matriz de aderência/materialidade aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A hipótese trabalhada é que mediante a análise dos resultados, é possível mensurar a influência do curso na educação profissional dos egressos e, ao mesmo tempo, avaliar o legado dos egressos para com a sociedade por meio da implementação de projetos orientados aos ODS. Os resultados demonstram que o curso, apesar de não ter uma aplicação sistêmica de todos os ODS, incentivou um aumento no número de projetos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) aplicados aos avanços: do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis em primeiro lugar, com quase 19% dos trabalhos; em seguida, ODS 3 – Saúde e Bem-estar, com 12% dos trabalhos; seguidos pelo ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; e ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, ambos com aproximadamente 7% de trabalhos realizados. Percebe-se que o foco do curso está mais centrado na parte de tecnologia ambiental, necessitando avanços nos ODS 1 e 10 para redução da pobreza e da desigualdade social. Para concluir, discute-se o papel do curso em promover caminhos para um futuro socioambiental mais justo, seguro, inclusivo e sustentável nas cidades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação para a sustentabilidade do curso reabilita e a agenda 2030 : perspectivas e influências na vida profissional dos egressospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAgenda 2030pt_BR
dc.subject.keywordEducação e sustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordArquitetura sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordUrbanismo sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordPráticas educacionaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoAndrade, Liza Maria Souza dept_BR
dc.description.abstract1The lato sensu Graduation Course in Sustainable Architectural and Urban Environmental Rehabilitation (Reabilita) is an e-learning specialization course whose mission is to prepare professionals in the areas of architecture, urbanism, engineering, building technician, geography, environment, among others, to deal with socio-environmental complexities and advance in the construction of more equitable, inclusive and sustainable cities. The course aims to provoke critical thinking about Sustainability Education as a cross-cutting theme at all levels of Education. For the maintenance of a balanced and socially just environment, it is necessary to train more critical citizens committed to recognizing the environment around them and their interaction with it. From this perspective, this master's thesis investigates how the Rehabilitation Course influenced and influences professional performance related to social and environmental sustainability issues. Based on a qualitative and quantitative methodology, in addition to documental analysis and literature review, it uses data acquired through questionnaires directed to graduates to build a matrix of adherence/materiality to the Sustainable Development Goals (SDGs). Our hypothesis is that; through the analysis of the results, it is possible to measure the influence of the Course on the professional education of graduates, and, at the same time, evaluate the legacy of graduates to the society, through the implementation of projects oriented to the SDGs. Results show that the course encouraged a greater number of projects and course completion work (TCC) applied to the advances of the SDG11 - Sustainable Cities and Communities in the first place with almost 19% of the work, then; SDG 3 - Health and Well-being with 12% of the work followed by SDG 9 - Industry, Innovation and Infrastructure and SDG 12 - Responsible Consumption and Production – both with approximately 7%. of work carried out. To conclude, the course's role in promoting ways to a fairer, safer, inclusive and sustainable socio-environmental future in cities is discussed.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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