Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moraes, Raquel de Almeida | pt_BR |
dc.contributor.author | Pazos, Valmor Cerqueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T14:14:03Z | - |
dc.date.available | 2024-01-12T14:14:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.citation | PAZOS, Valmor Cerqueira. A educação para a sustentabilidade do curso reabilita e a agenda 2030 : perspectivas e influências na vida profissional dos egressos. 2023. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47233 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O curso lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (Reabilita) do
Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília é
um curso de especialização a distância que teve início em 2006 e, atualmente, está em sua 11ª edição
(2022/2023). Sua missão é preparar profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia,
técnico em edificações, geografia, agronomia, agroecologia, bem como cientistas e gestores
ambientais e gestores públicos para lidarem com as complexidades socioambientais e avançarem na
construção de cidades mais equitativas, inclusivas e sustentáveis. Isso significa pensar na Educação
para a Sustentabilidade como um tema transversal em todos os níveis de formação e que, para a
manutenção de um meio ambiente equilibrado e socialmente justo, é necessário um processo de
formação de cidadãos mais críticos e empenhados em reconhecer o meio ambiente à sua volta e a sua
interação com ele. Sob essa ótica, esta dissertação de mestrado tem como objetivo investigar de que
maneira o curso Reabilita influenciou e influencia a atuação profissional ligada a questões de
sustentabilidade socioambiental. Partindo de uma metodologia qualitativa e quantitativa, além da
análise documental e revisão de literatura, utiliza dados adquiridos por meio de questionários
direcionados aos egressos para a construção de uma matriz de aderência/materialidade aos Objetivos
do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A hipótese trabalhada é que mediante a análise dos
resultados, é possível mensurar a influência do curso na educação profissional dos egressos e, ao
mesmo tempo, avaliar o legado dos egressos para com a sociedade por meio da implementação de
projetos orientados aos ODS. Os resultados demonstram que o curso, apesar de não ter uma aplicação
sistêmica de todos os ODS, incentivou um aumento no número de projetos e Trabalhos de Conclusão
de Curso (TCC) aplicados aos avanços: do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis em
primeiro lugar, com quase 19% dos trabalhos; em seguida, ODS 3 – Saúde e Bem-estar, com 12% dos
trabalhos; seguidos pelo ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; e ODS 12 – Consumo e
Produção Responsáveis, ambos com aproximadamente 7% de trabalhos realizados. Percebe-se que o
foco do curso está mais centrado na parte de tecnologia ambiental, necessitando avanços nos ODS 1 e
10 para redução da pobreza e da desigualdade social. Para concluir, discute-se o papel do curso em
promover caminhos para um futuro socioambiental mais justo, seguro, inclusivo e sustentável nas
cidades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A educação para a sustentabilidade do curso reabilita e a agenda 2030 : perspectivas e influências na vida profissional dos egressos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agenda 2030 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação e sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Urbanismo sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Andrade, Liza Maria Souza de | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The lato sensu Graduation Course in Sustainable Architectural and Urban Environmental
Rehabilitation (Reabilita) is an e-learning specialization course whose mission is to prepare
professionals in the areas of architecture, urbanism, engineering, building technician, geography,
environment, among others, to deal with socio-environmental complexities and advance in the
construction of more equitable, inclusive and sustainable cities. The course aims to provoke critical
thinking about Sustainability Education as a cross-cutting theme at all levels of Education. For the
maintenance of a balanced and socially just environment, it is necessary to train more critical citizens
committed to recognizing the environment around them and their interaction with it. From this
perspective, this master's thesis investigates how the Rehabilitation Course influenced and influences
professional performance related to social and environmental sustainability issues. Based on a
qualitative and quantitative methodology, in addition to documental analysis and literature review, it
uses data acquired through questionnaires directed to graduates to build a matrix of
adherence/materiality to the Sustainable Development Goals (SDGs). Our hypothesis is that; through
the analysis of the results, it is possible to measure the influence of the Course on the professional
education of graduates, and, at the same time, evaluate the legacy of graduates to the society, through
the implementation of projects oriented to the SDGs. Results show that the course encouraged a
greater number of projects and course completion work (TCC) applied to the advances of the SDG11 -
Sustainable Cities and Communities in the first place with almost 19% of the work, then; SDG 3 -
Health and Well-being with 12% of the work followed by SDG 9 - Industry, Innovation and
Infrastructure and SDG 12 - Responsible Consumption and Production – both with approximately 7%.
of work carried out. To conclude, the course's role in promoting ways to a fairer, safer, inclusive and
sustainable socio-environmental future in cities is discussed. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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