Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Colli, Wanessa Barros | - |
dc.contributor.author | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T15:25:48Z | - |
dc.date.available | 2024-01-08T15:25:48Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | COLLI, Wanessa Barros; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. Experimentação didática e o “Manual do Mundo” na
visão de professores de Ciências Naturais. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 407-423, 2022.
DOI: https://doi.org/10.14483/23464712.18213. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/18213. Acesso em: 03 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47165 | - |
dc.description.abstract | A experimentação é considerada como um recurso pedagógico capaz de promover
o ensino e a aprendizagem das Ciências. No entanto, devido a pandemia da COVID 19 as práticas pedagógicas precisaram ser alteradas em função do ensino remoto
emergencial. Nesse contexto, os professores enfrentaram inúmeros desafios para
rapidamente pensarem em alternativas didáticas e metodológicas para adequarem
suas aulas para essa nova realidade. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo
conhecer se a seleção de um conjunto de vídeos de experimentos do canal de
Youtube "Manual do Mundo” poderia contribuir com as aulas de Ciências nos anos
finais do ensino fundamental. A metodologia foi qualitativa e teve dois momentos;
primeiramente foram selecionados e analisados os vídeos disponíveis no canal em
questão, que posteriormente foram categorizados. No segundo momento, essa
seleção de vídeos foi disponibilizada para professores de Ciências a fim de que fosse
avaliada a pertinência de utilizá-la em suas aulas. Os dados obtidos, em ambos os
momentos da pesquisa, foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os
resultados indicaram que os professores consideraram que a seleção de vídeos
contribuiu para diversificar as aulas remotas, promovendo uma maior participação
dos alunos e despertando o interesse pelos conteúdos que estavam sendo ensinados.
Na visão dos docentes participantes, essa seleção poderia ser usada, também, nas
aulas presenciais, pois alguns não dispõem de espaço e material para realizarem
experimentos em suas escolas. Portanto, essa seleção de vídeos com experimentos
contribui com a prática pedagógica dos professores que participaram da pesquisa,
posto que promoveu maior participação dos estudantes nas aulas de Ciências, no
contexto remoto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidad Distrital Francisco José de Caldas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Experimentação didática e o “manual do mundo” na visão de professores de ciências naturais | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic experimentation and the "manual do mundo" from the point of view of natural science teachers | pt_BR |
dc.title.alternative | Experimentación didáctica y el "manual do mundo" desde la perspectiva de los profesores de ciencias naturales | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino experimental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC SA) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Experimentation is considered a pedagogical resource capable of promoting the
teaching and learning of science. However, given the COVID-19 pandemic,
pedagogical practices changed due to urgent remote education. In this context,
teachers faced numerous challenges to the quick thinking of didactic and
methodological alternatives to adapt their classes to this new reality. Therefore, this
research studied whether the proposal to choose videos of experiments from the
YouTube channel "Manual do Mundo" could contribute to science classes in the last
years of elementary school. The methodology was qualitative and had two moments;
First, teachers choose a set of videos available on the channel, analyze and
categorize it. In the second moment, science teachers studied the relevance of using
it in their classes. Data collected in both moments of the investigation, were
analyzed through Content Analysis techniques. Results indicate teachers considered
that this selection of videos contributed to diversifying distance classes, promoting
greater student participation, and arousing interest in the content taught. In the
opinion of the participating teachers, this selection could also be used in face-to face classes, since some institutions do not have the space and material to carry out
experiments. Therefore, this selection of experimental videos contributed to the
pedagogical practice of teachers who participated, since it promoted participation
of their students in science classes, in the remote context. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La experimentación se considera un recurso pedagógico capaz de promover la
enseñanza y el aprendizaje de la ciencia. Sin embargo, dada a la pandemia de
COVID-19, las prácticas pedagógicas debieron cambiarse debido a la enseñanza
remota de urgencia. En este contexto, los docentes se enfrentaron a numerosos
desafíos para pensar rápidamente en alternativas didácticas y metodológicas para
adaptar sus clases a esta nueva realidad. Por lo tanto, esta investigación estudió si la
propuesta de seleccionar videos de experimentos del canal de Youtube "Manual do
Mundo", podría contribuir a las clases de Ciencias en los últimos años de la escuela
primaria. La metodología fue cualitativa y tuvo dos momentos; en primer lugar,
fueron seleccionados y analizados los videos disponibles en el canal de que se trata,
que luego fueron categorizados. En un segundo momento, esta selección de videos
se puso a disposición de los profesores de Ciencias para evaluar la relevancia de
usarla en sus clases. Los datos obtenidos, en ambos momentos de la investigación
fueron analizados mediante técnicas de Análisis de Contenido. Los resultados
indican que los docentes consideraron que la selección de videos contribuyó a
diversificar las clases a distancia, promoviendo una mayor participación de los
estudiantes y despertando el interés por los contenidos que fueron enseñados. En
opinión de los docentes participantes, esta selección también podría utilizarse en clases presenciales, pues algunos no tienen el espacio y material para realizar
experimentos en sus escuelas. Por tanto, esta selección de videos experimentales
contribuyó a la práctica pedagógica de los docentes que participaron en la
investigación, puesto que se promovió mayor participación de sus estudiantes en las
clases de Ciencias, en el contexto remoto. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1176-3068 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1776-5398 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|