Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47165
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ExperimentacaoDidaticaManual.pdf661,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorColli, Wanessa Barros-
dc.contributor.authorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.date.accessioned2024-01-08T15:25:48Z-
dc.date.available2024-01-08T15:25:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOLLI, Wanessa Barros; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. Experimentação didática e o “Manual do Mundo” na visão de professores de Ciências Naturais. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 407-423, 2022. DOI: https://doi.org/10.14483/23464712.18213. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/18213. Acesso em: 03 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47165-
dc.description.abstractA experimentação é considerada como um recurso pedagógico capaz de promover o ensino e a aprendizagem das Ciências. No entanto, devido a pandemia da COVID 19 as práticas pedagógicas precisaram ser alteradas em função do ensino remoto emergencial. Nesse contexto, os professores enfrentaram inúmeros desafios para rapidamente pensarem em alternativas didáticas e metodológicas para adequarem suas aulas para essa nova realidade. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo conhecer se a seleção de um conjunto de vídeos de experimentos do canal de Youtube "Manual do Mundo” poderia contribuir com as aulas de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. A metodologia foi qualitativa e teve dois momentos; primeiramente foram selecionados e analisados os vídeos disponíveis no canal em questão, que posteriormente foram categorizados. No segundo momento, essa seleção de vídeos foi disponibilizada para professores de Ciências a fim de que fosse avaliada a pertinência de utilizá-la em suas aulas. Os dados obtidos, em ambos os momentos da pesquisa, foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os professores consideraram que a seleção de vídeos contribuiu para diversificar as aulas remotas, promovendo uma maior participação dos alunos e despertando o interesse pelos conteúdos que estavam sendo ensinados. Na visão dos docentes participantes, essa seleção poderia ser usada, também, nas aulas presenciais, pois alguns não dispõem de espaço e material para realizarem experimentos em suas escolas. Portanto, essa seleção de vídeos com experimentos contribui com a prática pedagógica dos professores que participaram da pesquisa, posto que promoveu maior participação dos estudantes nas aulas de Ciências, no contexto remoto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidad Distrital Francisco José de Caldaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleExperimentação didática e o “manual do mundo” na visão de professores de ciências naturaispt_BR
dc.title.alternativeDidactic experimentation and the "manual do mundo" from the point of view of natural science teacherspt_BR
dc.title.alternativeExperimentación didáctica y el "manual do mundo" desde la perspectiva de los profesores de ciencias naturalespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino experimentalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.rights.license(CC BY NC SA)pt_BR
dc.description.abstract1Experimentation is considered a pedagogical resource capable of promoting the teaching and learning of science. However, given the COVID-19 pandemic, pedagogical practices changed due to urgent remote education. In this context, teachers faced numerous challenges to the quick thinking of didactic and methodological alternatives to adapt their classes to this new reality. Therefore, this research studied whether the proposal to choose videos of experiments from the YouTube channel "Manual do Mundo" could contribute to science classes in the last years of elementary school. The methodology was qualitative and had two moments; First, teachers choose a set of videos available on the channel, analyze and categorize it. In the second moment, science teachers studied the relevance of using it in their classes. Data collected in both moments of the investigation, were analyzed through Content Analysis techniques. Results indicate teachers considered that this selection of videos contributed to diversifying distance classes, promoting greater student participation, and arousing interest in the content taught. In the opinion of the participating teachers, this selection could also be used in face-to face classes, since some institutions do not have the space and material to carry out experiments. Therefore, this selection of experimental videos contributed to the pedagogical practice of teachers who participated, since it promoted participation of their students in science classes, in the remote context.pt_BR
dc.description.abstract2La experimentación se considera un recurso pedagógico capaz de promover la enseñanza y el aprendizaje de la ciencia. Sin embargo, dada a la pandemia de COVID-19, las prácticas pedagógicas debieron cambiarse debido a la enseñanza remota de urgencia. En este contexto, los docentes se enfrentaron a numerosos desafíos para pensar rápidamente en alternativas didácticas y metodológicas para adaptar sus clases a esta nueva realidad. Por lo tanto, esta investigación estudió si la propuesta de seleccionar videos de experimentos del canal de Youtube "Manual do Mundo", podría contribuir a las clases de Ciencias en los últimos años de la escuela primaria. La metodología fue cualitativa y tuvo dos momentos; en primer lugar, fueron seleccionados y analizados los videos disponibles en el canal de que se trata, que luego fueron categorizados. En un segundo momento, esta selección de videos se puso a disposición de los profesores de Ciencias para evaluar la relevancia de usarla en sus clases. Los datos obtenidos, en ambos momentos de la investigación fueron analizados mediante técnicas de Análisis de Contenido. Los resultados indican que los docentes consideraron que la selección de videos contribuyó a diversificar las clases a distancia, promoviendo una mayor participación de los estudiantes y despertando el interés por los contenidos que fueron enseñados. En opinión de los docentes participantes, esta selección también podría utilizarse en clases presenciales, pues algunos no tienen el espacio y material para realizar experimentos en sus escuelas. Por tanto, esta selección de videos experimentales contribuyó a la práctica pedagógica de los docentes que participaron en la investigación, puesto que se promovió mayor participación de sus estudiantes en las clases de Ciencias, en el contexto remoto.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1176-3068pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1776-5398pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.