Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Kipnis, Bernardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Tavares, Rafael Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T18:25:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28T18:25:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Rafael Rodrigues. A inadimplência do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): um estudo sobre seu perfil e das características dos empréstimos vinculados à renda com foco nas reformas introduzidas a partir de 2017. 2023. 97 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47136 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar as características preditoras de
inadimplência no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e um estudo sobre as
características dos empréstimos contingentados à renda (ECR) com foco nas reformas ocorridas
no programa a partir de 2017. O estudo se delimita aos contratos de financiamento estudantil
formalizados até 2017. Este TFCC está organizado em formato multipaper, composto por uma
introdução, dois artigos, um produto técnico e considerações finais. O estudo utilizou
metodologia de natureza quantitativa para o primeiro artigo e, para o segundo artigo, uma
metodologia baseada na análise crítica da literatura com estudo de caso. Os resultados indicam
que os grupos historicamente minorizados e de regiões menos desenvolvidas tendem a ter uma
inadimplência maior que os demais grupos analisados. Com relação ao estudo das
características dos ECRs pode-se verificar o que falta para o FIES e os benefícios de uma
transição completa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A inadimplência do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) : um estudo sobre seu perfil e das características dos empréstimos vinculados à renda com foco nas reformas introduzidas a partir de 2017 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) - inadimplência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - financiamento - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empréstimos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This course conclusion work aims to identify the predictive characteristics of default in the
Student Financing Fund (FIES) and a study on the characteristics of income-contingent loans
(ECR) with a focus on the reforms that took place in the program from 2017 onwards. The
study is limited to student loan contracts formalized up to 2017. This TFCC is organized in a
multipaper format, consisting of an introduction, two articles, a technical product and final
considerations. The study used a methodology of a quantitative nature for the first article and,
for the second article, a methodology based on the critical analysis of the literature with a case
study. The results indicate that historically minority groups and those from less developed
regions tend to have higher default rates than the other analyzed groups. With regard to the
study of the characteristics of the ECRs, it can be seen what is missing for the FIES and the
benefits of a complete transition. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|