Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jesus, Girlene Ribeiro de | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Patricia Pina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T18:25:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28T18:25:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Patricia Pina. Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes. 2023. 189 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47132 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia STAR (Sistêmico
Treinamento de Autoconhecimento Relacional) como uma opção para auxiliar
educadores e profissionais de saúde no desenvolvimento de habilidades
socioemocionais em adolescentes. Os adolescentes enfrentam desafios no mundo
conectado atual, e o desenvolvimento dessas habilidades é essencial para superar
tais desafios. O estudo utiliza o método qualitativo, por meio da abordagem do estudo
de caso em uma escola pública do Distrito Federal . Foram aplicados questionários a
educadores e educandos, visando compreender melhor o impacto da abordagem no
aprendizado socioemocional. Além disso, foi elaborado um produto técnico, em
formato de caderno de atividades, que compila algumas atividades no objetivo de
auxiliar na aplicação da metodologia STAR por profissionais da educação e saúde.
Pode-se concluir que o trabalho ratifica a importância de promover o desenvolvimento
socioemocional dos adolescentes e destaca a metodologia STAR como uma
ferramenta relevante nesse contexto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescência - aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habilidades socioemocionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento emocional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ferramentas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to present the STAR methodology (Systemic Self-awareness and
Relational Training) as an option to assist educators and healthcare professionals in
developing socioemotional skills in adolescents. Adolescents face challenges in the
current interconnected world, and the development of these skills is essential to
overcome such challenges. The study employs a qualitative method through a case
study approach in a public school in the Federal District. Questionnaires were
administered to educators and students, aiming to better understand the impact of the
approach on socioemotional learning. Additionally, a technical product was developed
in the form of an activity booklet, which compiles some activities to aid in the
implementation of the STAR methodology by education and health professionals. It
can be concluded that the work reinforces the importance of promoting adolescents'
socioemotional development and highlights the STAR methodology as a relevant tool
in this context. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|