Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barrios González, Alia Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcíria Castellani Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T19:21:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T19:21:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marcíria Castellani Rocha. Barreiras atitudinais no processo de inclusão no ensino médio: um estudo de caso em campus do Instituto Federal de Goiás. 2023. 148 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47126 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, explicativa e
descritiva. Seu principal objetivo foi conhecer os possíveis efeitos das barreiras atitudinais na
convivência, na permanência, no aprendizado e no êxito de estudantes com deficiência, a
partir da percepção dos diferentes atores com e sem deficiências em um Câmpus do Instituto
Federal de Goiás. Foi realizada em um cenário natural onde os participantes vivenciam e
experimentam o fenômeno estudado. De abordagem fenomenológica, foi desenvolvida através
da combinação de métodos e de instrumento de produção de informações, fundamentada na
análise sistêmica com foco no contexto e na sua relação com outros contextos, conforme
define o modelo teórico bioecológico, que considera a interdependência de seus núcleos,
processo, pessoa, contexto e tempo. O principal instrumento de construção das informações
foi a entrevista semiestruturada. Ao todo, participaram das entrevistas 15 pessoas, sendo 03
estudantes com deficiência e com necessidades educacionais específicas, ou seja, estudantes
com outros tempos de aprendizado atendidos pelo NAPNE, 06 estudantes sem deficiência, 02
professores, 02 técnicos administrativos e 02 gestores. Para garantir o sigilo e preservação da
identidade dos entrevistados foram utilizados nomes fictícios. A pesquisa foi submetida ao
Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais e ao Comitê de Ética em
Pesquisa do Instituto Federal de Goiás – IFG, instituição parceira, constando todos os
documentos exigidos para a sua realização. O método utilizado foi a análise temática.
Estabeleceu-se a relação entre as narrativas dos participantes das entrevistas e o Modelo
Bioecológico. A partir daí, identificou-se a presença de efeitos das barreiras atitudinais nas
percepções relatadas de situações de piadas, exclusão dos grupos, olhar preconceituoso,
considerar a pessoa incapaz, sentimento de piedade, entre outros acontecimentos limitantes
para o aprendizado, a permanência e a convivência dos estudantes com deficiência, segundo
os atores participantes das entrevistas. Estes efeitos das barreiras atitudinais interferem
diretamente na necessidade de reciprocidade, no equilíbrio de poder e na afetividade entre os
sujeitos, elementos presentes nas interações pessoais, conforme define Bronfenbrenner.
Algumas sugestões de ações conjuntas e significativas merecem destaque como a realização
de palestras e minicursos de conscientização sobre a inclusão que possam ser contabilizados
na carga horária dos alunos, atividades que possam dar mais visibilidade ao Núcleo de
Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), formação de professores,
gestores, da equipe do NAPNE e técnico-administrativos para atendimento de pessoas com
deficiência no Câmpus. A partir dos resultados da pesquisa foi elaborado, como Produto
Técnico, um relatório conclusivo para o NAPNE com as análises de como as barreiras se
apresentam e contribuições para acessibilidade atitudinal – Relatório conclusivo para o
NAPNE: informações relevantes sobre os impactos das barreiras atitudinais na vida escolar
dos estudantes com deficiência e sugestões para minimizá-las. Espera-se que a pesquisa possa
contribuir para a reflexão acadêmica e social sobre a relevância da inclusão e da
acessibilidade atitudinal para a convivência, permanência e êxito dos estudantes no ambiente
escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Barreiras atitudinais no processo de inclusão no ensino médio : um estudo de caso em campus do Instituto Federal de Goiás | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade atitudinal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is a case study, of a qualitative, explanatory and descriptive nature. Its main
objective was to know the possible effects of attitudinal barriers on the coexistence,
permanence, learning and success of students with disabilities, based on the perception of
different actors with and without disabilities on a Câmpus of the Federal Institute of Goiás. It
was held in a natural setting where the participants live and experience the studied
phenomenon. With a phenomenological approach, it was developed through a combination of
methods and an instrument for producing information, based on systemic analysis focusing on
the context and its relationship with other contexts, as defined by the bioecological theoretical
model, which considers the interdependence of its nuclei, process, person, context and time.
The main tool for constructing information was the semi-structured interview. In all, 15
people participated in the interviews, 03 students with disabilities and with specific
educational needs, i.e. students with different learning times served by NAPNE, 06 students
without disabilities, 02 teachers, 02 administrative technicians and 02 managers. To ensure
secrecy and preserve the identity of respondents, fictitious names were used. The research was
submitted to the Research Ethics Committee in Human and Social Sciences and to the
Research Ethics Committee of the Instituto Federal de Goiás – IFG, a partner institution, with
all the documents required for its realization. The method used was thematic analysis. The
relationship between the interview participants' narratives and the Bioecological Model was
established. From there, the presence of effects of attitudinal barriers was identified in the
reported perceptions of joke situations, exclusion from groups, prejudiced look, considering
the person incapable, feeling of pity, among other events that limit learning, permanence and
coexistence of students with disabilities, according to the actors participating in the
interviews. These effects of attitudinal barriers directly interfere with the need for reciprocity,
the balance of power and affectivity between subjects, elements present in personal
interactions, as defined by Bronfenbrenner. Some suggestions for joint and significant actions
deserve to be highlighted, such as holding lectures and mini-courses to raise awareness about
inclusion that can be included in the students' workload, activities that can give more visibility
to the Center for Assistance to People with Specific Needs (NAPNE), training of teachers, the
NAPNE team and other employees to care for people with disabilities on Câmpus. Based on
the results of the research, a conclusive report for the NAPNE was prepared as a Technical
Product with analyzes of how the barriers are presented and contributions to attitudinal
accessibility – Conclusive report for the NAPNE: relevant information on the impacts of
attitudinal barriers in life students with disabilities and suggestions to minimize them. It is
hoped that the research can contribute to academic and social reflection on the relevance of
inclusion and attitudinal accessibility for the coexistence, permanence and success of students
in the school environment. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|