Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Biato, Emília Carvalho Leitão | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Edilene Teixeira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T18:10:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T18:10:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-25 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Edilene Teixeira de. O TDAH no espaço escolar: um estudo sobre os percursos do diagnóstico. 2023. 150 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47114 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo abordar as questões que envolvem o
Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar,
a partir da leitura que fazemos da obra de Nietzsche e Derrida, especificamente dos conceitos
de Tradução, Diferença e Acontecimento. Para tanto, a pesquisa adotou a Otobiografia e a
análise documental com enfoque qualitativo como percursos metodológicos. Optou-se pelo
modelo de Trabalho Final de Conclusão de Curso (TFCC) organizado em formato multipaper,
composto por uma introdução, três artigos, um produto técnico e considerações finais. Os
resultados alcançados até aqui apontam para a importância de a escola buscar caminhos
singulares, que extrapolem protocolos e que sejam dotados de potência criadora capaz de inibir
práticas medicalizantes. Assim, enfatiza a necessidades de se pensar sobre o estudante em suas
diferentes formas de viver, aprender, ser e estar no mundo, como sinal de uma educação
efetivamente inclusiva, para além do diagnóstico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O TDAH no espaço escolar: um estudo sobre os percursos do diagnóstico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtornos psiquiátricos - diagnóstico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|