Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Cristiane Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Cristiane Ferreira. Práticas que incluem: o lugar das crianças com Síndrome de Down no cotidiano da Educação Infantil no Distrito Federal (2022-2023). 2023. 197, 41 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47110 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa o lugar das crianças Down nas práticas docentes da Educação Infantil.
É pertinente frisar que é um momento em que a inclusão escolar está posta e que a diferenciação
impera nas práticas docentes ao que se denomina diferença. Com esse entendimento, construiuse a questão que deu origem a este estudo: qual o lugar das crianças Down nas práticas docentes
da Educação Infantil? Para sustentar as discussões, considera-se o paradigma educação para
todos, a Sociologia da Infância e a Pedagogia da Diferença. A pesquisa foi realizada em dois
Centros de Educação Infantil, em Brasília, Distrito Federal. O objetivo geral foi analisar o lugar
das crianças Down nas práticas docentes na Educação Infantil em instituições da Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal. Quanto ao caminho metodológico, a pesquisa teve
abordagem qualitativa, classificada enquanto aplicada e, quantos aos objetivos, explicativa. A
natureza da pesquisa foi bibliográfica, documental e de campo, com uso da observação livre -
cujos sujeitos correspondem a duas professores, trinta crianças, sendo duas Down -, de
questionário, este, por sua vez, realizado com nove professoras e de fotografias das práticas
docentes. A análise foi realizada ancorada no método análise de conteúdo categorial. As
categorias advindas dos dados criadas a priori foram o paradigma educação para todos, a
Pedagogia da Diferença e os estudos sociais da infância. Quanto aos resultados, a pesquisa
bibliográfica e documental revelam: a criança Down tem especificidades e outros tempos de
aprendizagem. As práticas docentes precisam salvaguardar o lugar importante socialmente
construído e que a criança tem um lugar importante, incabível em perfis esperados,
determinismos e normalizações culturais. Os resultados dos dados empíricos revelam ainda o
lugar da criança Down: inclusão que exclui e diferença; apontam e reforçam desafios da
diferença e a necessidade de formação continuada, levando a criação de um Dossiê. Conclui-se
que práticas docentes alinhadas com a Pedagogia da Infância atenta às diferenças contribuem
para a inclusão irrestrita. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas que incluem : o lugar das crianças com Síndrome de Down no cotidiano da Educação Infantil no Distrito Federal (2022-2023) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Down, Síndrome de | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation analyzes the position of Down children in teaching practices in Early
Childhood Education. It is relevant to point out that this is a moment in which school inclusion
is set and that differentiation prevails in teaching practices, which is called difference. With this
understanding, the question that gave rise to this study was constructed: what is the place of
Down children in the teaching practices of Early Childhood Education? To support the
discussions, it is considered the education for all paradigma, the Sociology of Childhood and
the Pedagogy of Difference. The research was carried out in two Early Childhood Education
Centers, in Brasília, Federal District. The general objective was to analyze the place of Down
children in teaching practices in Early Childhood Education in institutions of the State
Secretariat for Education of the Federal District. Regarding the methodological approach, the
research adopted a qualitative approach, classified as applied, and in terms of objectives, it was
explanatory. The nature of the research was bibliographic, documentary, and field-based,
utilizing free observation as a method, whose the subjects consisting of two teachers, thirty
children, two of whom being Down -, a questionnaire, which, in turn, was carried out with nine
teachers and photographs of the teaching practices. The analysis was performed grounded on
the categorical content analysis method The categories derived from the data created a priori
were the education for all paradigm, the Pedagogy of Difference and the social studies of
childhood. As for the results, the bibliographical and documental research reveal: the Down
child has specificities and other learning paces. Teaching practices need to safeguard the
socially constructed important place and that the child has an important place, incompatible
with expected profiles, determinisms and cultural normalizations. The results of the empirical
data also reveal the place of the Down child: inclusion that excludes and difference; point out
and reinforce the challenges of difference and the need for continuous training, leading to the
creation of a Dossier. It is concluded that teaching practices aligned with Childhood Pedagogy
attentive to differences contribute to unrestricted inclusion. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|