Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Griboski, Claudia Maffini | pt_BR |
dc.contributor.author | Kobayashi, Ana Luiza Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.citation | KOBAYASHI, Ana Luiza Machado. A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto. 2023. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47107 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade
Profissional (PPGEMP) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e
vincula-se à área de concentração de Políticas Públicas e Gestão da Educação. A autoavaliação
leva em consideração todos os componentes do processo de ensino e de aprendizagem, sendo
extremamente necessária como ferramenta de gestão para os Programas de Pós-Graduação, por
considerar aspectos não contemplados pela avaliação externa. Ela pode demonstrar a eficácia da
qualidade do programa de pós-graduação. Contudo, por ser um tema novo para os estudantes,
docentes e técnicos administrativos, este trabalho teve como objetivo analisar a performance do
instrumento de autoavaliação discente, para que seja implementado no Projeto de Autoavaliação
do PPGEMP pela Comissão de Autoavaliação. Nesse sentido, apresentam-se como objetivos
específicos: apontar as primeiras impressões autoavaliativas dos estudantes do Programa;
analisar os resultados da aplicação do instrumento de autoavaliação discente; e divulgar a
autoavaliação discente à comunidade do PPGEMP como forma de contribuição ao planejamento
estratégico do programa. Para o alcance dos objetivos realizou-se pesquisa qualitativa, de
natureza descritiva, empreendida em cinco etapas que se inter-relacionam e se complementam,
sendo elas: a revisão literária; a descrição da trajetória histórica da pós-graduação; a resenha da
literatura; a aplicação do questionário aos alunos do programa; análise dos dados coletados e
resultados encontrados. Foi realizada análise de conteúdo, de natureza descritiva. Os resultados
obtidos na presente pesquisa indicam que, apesar das críticas ao processo de avaliação da Capes,
o instrumento de autoavaliação discente configura um método objetivo e válido. Entende-se que
esta pesquisa ratifica a relevância do processo de autoavaliação no programa de pós-graduação
da Faculdade de Educação Modalidade Profissional, trazendo elementos para induzir o
amadurecimento do ciclo autoavaliativo proporcionando corresponsabilização, colaboração e
engajamento, contribuindo para a melhoria da pós-graduação, da qualidade da formação de
pesquisadores brasileiros e, principalmente, buscando garantir a prática democrática no âmbito
pós-graduação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoavaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programas de pós-graduação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master's dissertation was developed in the Graduate Program in Education in the
Professional Modality, at the University of Brasília and is linked to the area of concentration of
Public Policies and Management of Education. Being self-assessment, the assessment that takes
into account all components of the assessment process, directly related as a management tool for
Graduate Programs, as it considers aspects not covered by external assessment. Self-assessment
demonstrates the quality effectiveness that can come from complex environments such as
graduate programs. The union of the two themes, that is, self-assessment and graduate studies, is
a new topic and can be defined as a process of quality self-assessment. Given these concepts, this
study aimed to analyze the performance of the student self-assessment instrument, as a pilot test,
so that it can be applied/implemented by the PPGEMP Self-Assessment Committee as a recurring
practice in the program. In addition, three specific objectives were determined, which consisted
of pointing out the first self-evaluative impressions through the perspective of the students of the
Graduate Program of the Faculty of Education in the Professional Modality, analyzing the
individual evaluation of the course from the perspective of the students of the Program and
conceiving student self-assessment as a mechanism to contribute to the program's strategic
planning. Qualitative research was carried out, of a descriptive nature, carried out in 5 stages that
interrelate and complement each other, namely: the literary review, the description of the
historical trajectory of the postgraduate course, the literature review, the application of the
questionnaire to the program students, analysis of data collected and results found. The analysis
of information was performed through content analysis, of a descriptive nature. The results
obtained in the present research indicate that, despite criticisms of the Capes assessment process,
the student self-assessment instrument is na objetive and valid method. It is understood that this
research ratifies the relevance of the self-assessment process in the graduate program, bringing
elements to induce a maturing process of the self-assessment process in the sense of coresponsibility, collaboration and engagement, contributing to the improvement of graduate
studies, quality the formation of Brazilian researchers and, mainly, the democratic practice in
post-graduation. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|