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AnaLuizaMachadoKobayashi_DISSERT.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGriboski, Claudia Maffinipt_BR
dc.contributor.authorKobayashi, Ana Luiza Machadopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T17:04:17Z-
dc.date.available2023-12-27T17:04:17Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.citationKOBAYASHI, Ana Luiza Machado. A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto. 2023. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47107-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e vincula-se à área de concentração de Políticas Públicas e Gestão da Educação. A autoavaliação leva em consideração todos os componentes do processo de ensino e de aprendizagem, sendo extremamente necessária como ferramenta de gestão para os Programas de Pós-Graduação, por considerar aspectos não contemplados pela avaliação externa. Ela pode demonstrar a eficácia da qualidade do programa de pós-graduação. Contudo, por ser um tema novo para os estudantes, docentes e técnicos administrativos, este trabalho teve como objetivo analisar a performance do instrumento de autoavaliação discente, para que seja implementado no Projeto de Autoavaliação do PPGEMP pela Comissão de Autoavaliação. Nesse sentido, apresentam-se como objetivos específicos: apontar as primeiras impressões autoavaliativas dos estudantes do Programa; analisar os resultados da aplicação do instrumento de autoavaliação discente; e divulgar a autoavaliação discente à comunidade do PPGEMP como forma de contribuição ao planejamento estratégico do programa. Para o alcance dos objetivos realizou-se pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, empreendida em cinco etapas que se inter-relacionam e se complementam, sendo elas: a revisão literária; a descrição da trajetória histórica da pós-graduação; a resenha da literatura; a aplicação do questionário aos alunos do programa; análise dos dados coletados e resultados encontrados. Foi realizada análise de conteúdo, de natureza descritiva. Os resultados obtidos na presente pesquisa indicam que, apesar das críticas ao processo de avaliação da Capes, o instrumento de autoavaliação discente configura um método objetivo e válido. Entende-se que esta pesquisa ratifica a relevância do processo de autoavaliação no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação Modalidade Profissional, trazendo elementos para induzir o amadurecimento do ciclo autoavaliativo proporcionando corresponsabilização, colaboração e engajamento, contribuindo para a melhoria da pós-graduação, da qualidade da formação de pesquisadores brasileiros e, principalmente, buscando garantir a prática democrática no âmbito pós-graduação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste pilotopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAutoavaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordProgramas de pós-graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de desempenhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This master's dissertation was developed in the Graduate Program in Education in the Professional Modality, at the University of Brasília and is linked to the area of concentration of Public Policies and Management of Education. Being self-assessment, the assessment that takes into account all components of the assessment process, directly related as a management tool for Graduate Programs, as it considers aspects not covered by external assessment. Self-assessment demonstrates the quality effectiveness that can come from complex environments such as graduate programs. The union of the two themes, that is, self-assessment and graduate studies, is a new topic and can be defined as a process of quality self-assessment. Given these concepts, this study aimed to analyze the performance of the student self-assessment instrument, as a pilot test, so that it can be applied/implemented by the PPGEMP Self-Assessment Committee as a recurring practice in the program. In addition, three specific objectives were determined, which consisted of pointing out the first self-evaluative impressions through the perspective of the students of the Graduate Program of the Faculty of Education in the Professional Modality, analyzing the individual evaluation of the course from the perspective of the students of the Program and conceiving student self-assessment as a mechanism to contribute to the program's strategic planning. Qualitative research was carried out, of a descriptive nature, carried out in 5 stages that interrelate and complement each other, namely: the literary review, the description of the historical trajectory of the postgraduate course, the literature review, the application of the questionnaire to the program students, analysis of data collected and results found. The analysis of information was performed through content analysis, of a descriptive nature. The results obtained in the present research indicate that, despite criticisms of the Capes assessment process, the student self-assessment instrument is na objetive and valid method. It is understood that this research ratifies the relevance of the self-assessment process in the graduate program, bringing elements to induce a maturing process of the self-assessment process in the sense of coresponsibility, collaboration and engagement, contributing to the improvement of graduate studies, quality the formation of Brazilian researchers and, mainly, the democratic practice in post-graduation.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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