Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47104
Files in This Item:
File SizeFormat 
AlessandraDeOliveiraVilela_DISSERT.pdf2,14 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJesus, Girlene Ribeiro dept_BR
dc.contributor.authorVilela, Alessandra de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T17:04:16Z-
dc.date.available2023-12-27T17:04:16Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.date.submitted2023-07-06-
dc.identifier.citationVILELA, Alessandra de Oliveira. Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo em escolas públicas do Distrito Federal. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47104-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do mestrado profissional em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, tendo como objetivo analisar quais fatores de qualidade podem repercutir na formação do leitor e nos resultados do Saeb. A pesquisa utilizou o método qualitativo. Foi realizada uma análise do Projeto Político Pedagógico e entrevista semiestruturada com dois diretores e professores do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental de duas escolas selecionadas com maior e menor Ideb. Foram analisados, também, dados do Saeb disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e houve, ainda, o registro de imagens das bibliotecas das escolas públicas dos anos iniciais. Os dados das entrevistas foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados encontrados indicaram que o caráter multifatorial para a construção do leitor requer o envolvimento de todos os atores com políticas públicas voltadas para a educação eficaz, promovendo, assim, a universalização das bibliotecas, a formação do professor com ênfase na alfabetização e na leitura, além do investimento no letramento na educação infantil. Juntamente com o empenho das famílias e dos gestores, tudo indica que a educação brasileira produzirá melhores resultados. Conclui-se que a pesquisa realizada possibilitou a compreensão dos fatores relacionados à leitura que podem repercutir no desempenho dos estudantes em avaliações externas em larga escala, como o Saeb.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeitura - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordSistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research was developed in the field of the professional Master’s Degree in Education, from the College of Education of the University of Brasília. Analyzing which quality factors can reverberate on the formation of readers and the results of Saeb was the goal of this research. The assignment used the qualitative method. An analysis of the Pedagogical Political Program and semi-structured interviews with two principals and teachers from the third and fourth year of the Elementary School from two selected schools with the greatest and the lowest Ideb.were made. Also, data from Saeb, available by the National Institute of Educational Research and Studies Anísio Teixeira, was analyzed and there was even the recording of pictures from the schools’ libraries in the initial years. The interview data were analyzed through the Content Analysis. The results found indicate that the multi-factorial character for the formation of readers demands the involvement of all the actors with public policies towards an effective education, promoting, this way, the universalization of libraries, the formation of teachers emphasizing the literacy and reading, besides the investment on the literacy in child education. Along the families’ and school managers’ effort, it all indicates that the Brazilian education will produce better results. As a conclusion, the carried-out study enabled to understand the factors related to reading, which can reverberate on the students’ development in big-scaled and external assessments, such as Saeb.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47104/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.