Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Lívia Freitas Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Paulo Alves da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paulo Alves da. A interculturalidade como eixo estruturante do currículo de escolas brasileiras em regiões de fronteira. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47098 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem como tema o currículo intercultural para as regiões de fronteira. A tese
apresentada refere-se à urgência de se constituir uma pedagogia intercultural para que as escolas
em regiões de fronteira construam seus currículos, projetos e práticas pedagógicas, pois há uma
escassez de diretrizes e orientações em nível nacional e regional, além da formação inicial dos
docentes geralmente não contemplar a interculturalidade em suas teorias e práticas. O problema de
pesquisa investigado foi: que premissas contribuem para que a interculturalidade seja assumida
como eixo estruturante do currículo (BORGES, 2014) e das práticas pedagógicas de escolas
em região de fronteira? O objetivo geral é mapear premissas para que uma escola localizada em
região de fronteira, no Brasil, possa assumir a interculturalidade, na perspectiva crítica, como
norteadora de sua organização curricular, se desdobrando nos seguintes objetivos específicos:
compreender a interculturalidade como organizadora de currículos e de práticas pedagógicas
de uma escola de fronteira; pesquisar, em diretrizes e documentos oficiais existentes no Brasil
em nível nacional e no Mercosul em nível regional, a existência de pressupostos de um currículo
intercultural para as regiões de fronteira; estudar modelos que indiquem o processo de
implementação de currículos interculturais para as regiões de fronteira; e mapear possíveis
impactos da implementação de um currículo intercultural nas escolas de fronteira. O referencial
teórico que sustenta esta pesquisa está estruturado com base em BORGES (2008; 2014; 2015;
2018), SAVIANI (1996; 2013), CANDAU (2012; 2014), SACRISTAN (2017), QUIJANO
(2005); WALSH (2002; 2009; 2013), entre outros autores relevantes para a temática proposta.
O percurso metodológico está estruturado nas seguintes etapas: estado do conhecimento, estudo
do referencial teórico, análise de referenciais curriculares em nível federal, estadual e
municipal, análise de dissertações e teses de professoras e professores que pesquisaram a
realidade de Ponta Porã/MS, e entrevista em profundidade com gestoras do município de Ponta
Porã, Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados foram interpretados por meio da análise de
conteúdo, a partir da técnica de triangulação (TRIVIÑOS, 1987) e mapeamento de premissas
para o currículo intercultural das escolas de região de fronteira. Os resultados alcançados
evidenciaram que os referenciais curriculares elaborados nos níveis estadual e municipal
apresentam elementos de interculturalidade ao longo dos componentes curriculares,
explicitamente e implicitamente. As dissertações e teses de professoras e professores que
pesquisaram o contexto de Ponta Porã e as entrevistas em profundidade permitiram uma análise
da realidade vivenciada no cotidiano das escolas, do mesmo modo permitindo o mapeamento
de perspectivas que contribuem para o desenho das premissas que esta tese se propôs a
organizar. Assim, a triangulação dos dados obtidos resultou no mapeamento de vinte e sete (27)
premissas para inspirar a discussão e a elaboração de referenciais e propostas curriculares que
assumam a interculturalidade como eixo estruturante nas escolas brasileiras em regiões de
fronteira, tais como: articulação com políticas públicas, formação inicial e continuada de
educadores, criação de um currículo próprio, integração de diferentes áreas de conhecimento,
foco no estudante como centro do processo educativo, valorização das línguas e da diversidade
linguística, consciência histórica sobre o patrimônio cultural local, interação com outras regiões
e países, estímulo à pesquisa, participação da comunidade, dentre outras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A interculturalidade como eixo estruturante do currículo de escolas brasileiras em regiões de fronteira | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas de fronteira | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis has as its theme the intercultural curriculum for border regions. The thesis presented
refers to the urgency of constituting an intercultural pedagogy so that schools in border regions
build their curricula, projects and pedagogical practices, since there is a shortage of guidelines
and guidelines at the national and regional level, in addition to the initial training of students.
professors generally do not contemplate interculturality in their theories and practices. The
research problem investigated was: what assumptions contribute for interculturality to be
assumed as a structuring axis of the curriculum (BORGES, 2014) and of the pedagogical
practices of schools in border regions? The general objective is to map premises so that a school
located in a border region, in Brazil, can assume interculturality, from a critical perspective, as
a guide for its curricular organization, unfolding in the following specific objectives:
understanding interculturality as an organizer of curricula and of pedagogical practices of a
border school; research, in official guidelines and documents existing in Brazil at the national
level and in Mercosur at the regional level, the existence of assumptions of an intercultural
curriculum for border regions; study models that indicate the process of implementing
intercultural curricula for border regions; and mapping possible impacts of implementing an
intercultural curriculum in border schools. The theoretical framework that supports this
research is structured based on BORGES (2008; 2014; 2015; 2018), SAVIANI (1996; 2013),
CANDAU (2012; 2014), SACRISTAN (2017), QUIJANO (2005); WALSH (2002; 2009;
2013), among other authors relevant to the proposed theme. The methodological course is
structured in the following steps: state of knowledge, study of the theoretical framework,
analysis of curricular frameworks at federal, state and municipal level, analysis of dissertations
and theses by professors who researched the reality of Ponta Porã/MS, and in-depth interview
with managers in the municipality of Ponta Porã, State of Mato Grosso do Sul. Data were
interpreted through content analysis, based on the triangulation technique (TRIVIÑOS, 1987)
and mapping of assumptions for the intercultural curriculum of schools in the border region.
The results achieved showed that the curricular references elaborated at the state and municipal
levels present elements of interculturality along the curricular components, explicitly and
implicitly. The dissertations and theses of teachers who researched the context of Ponta Porã
and the in-depth interviews allowed an analysis of the reality experienced in the daily life of
schools, in the same way allowing the mapping of perspectives that contribute to the design of
the premises that this thesis is based on. proposed to organize. Thus, the triangulation of the
data obtained resulted in the mapping of twenty-seven (27) assumptions to inspire the
discussion and the elaboration of references and curricular proposals that assume
interculturality as a structuring axis in Brazilian schools in border regions, such as: articulation
with public policies, initial and continuing training of educators, creation of its own curriculum,
integration of different areas of knowledge, focus on the student as the center of the educational
process, appreciation of languages and linguistic diversity, historical awareness of heritage
local culture, interaction with other regions and countries, stimulation of research, community
participation, among others. | en |
dc.description.abstract2 | Esta tesis tiene como tema el currículo intercultural para las regiones fronterizas. La tesis
presentada se refiere a la urgencia de constituir una pedagogía intercultural para que las escuelas
de las regiones fronterizas construyan sus currículos, proyectos y prácticas pedagógicas, ya que
existe escasez de lineamientos y directrices a nivel nacional y regional, además de la formación
inicial de los estudiantes, los profesores en general no contemplan la interculturalidad en sus
teorías y prácticas. El problema de investigación indagado fue: ¿qué supuestos contribuyen para
que la interculturalidad sea asumida como eje estructurante del currículo (BORGES, 2014) y
de las prácticas pedagógicas de las escuelas de las regiones fronterizas? El objetivo general es
mapear premisas para que una escuela ubicada en una región fronteriza, en Brasil, pueda asumir
la interculturalidad, desde una perspectiva crítica, como guía para su organización curricular,
desarrollándose en los siguientes objetivos específicos: comprender la interculturalidad como
organizadora de planes de estudio y de prácticas pedagógicas de una escuela de frontera;
investigar, en directrices y documentos oficiales existentes en Brasil a nivel nacional y en
Mercosur a nivel regional, la existencia de supuestos de un currículo intercultural para las
regiones fronterizas; estudiar modelos que indiquen el proceso de implementación de currículos
interculturales para regiones fronterizas; y mapear los posibles impactos de implementar un
currículo intercultural en las escuelas fronterizas. El marco teórico que sustenta esta
investigación se estructura en base a BORGES (2008; 2014; 2015; 2018), SAVIANI (1996;
2013), CANDAU (2012; 2014), SACRISTAN (2017), QUIJANO (2005); WALSH (2002;
2009; 2013), entre otros autores relevantes para el tema propuesto. El camino metodológico
está estructurado en las siguientes etapas: estado del conocimiento, estudio del marco teórico,
análisis de los marcos curriculares a nivel federal, estatal y municipal, análisis de disertaciones
y tesis de profesores que investigaron la realidad de Ponta Porã/MS, y entrevista en profundidad
con gestores del municipio de Ponta Porã, Estado de Mato Grosso do Sul. Los datos fueron
interpretados a través del análisis de contenido, con base en la técnica de triangulación
(TRIVIÑOS, 1987) y mapeo de supuestos para el currículo intercultural de las escuelas de la
región fronteriza. Los resultados alcanzados mostraron que los referentes curriculares
elaborados a nivel estatal y municipal presentan elementos de interculturalidad a lo largo de los
componentes curriculares, de manera explícita e implícita. Las disertaciones y tesis de docentes
que investigaron el contexto de Ponta Porã y las entrevistas en profundidad permitieron un
análisis de la realidad vivida en el cotidiano de las escuelas, del mismo modo posibilitando el
mapeo de perspectivas que contribuyen al diseño de los locales. en el que se basa esta tesis se
propone organizar. Así, la triangulación de los datos obtenidos resultó en el mapeo de veintisiete
(27) supuestos para inspirar la discusión y la elaboración de referenciales y propuestas
curriculares que asumen la interculturalidad como eje estructurante en las escuelas brasileñas
de las regiones fronterizas, tales como: articulación con las políticas públicas, formación inicial
y continua de los educadores, creación de un currículo propio, integración de diferentes áreas
del conocimiento, enfoque en el estudiante como centro del proceso educativo, valoración de
las lenguas y la diversidad lingüística, histórico sensibilización a la cultura patrimonial local,
interacción con otras regiones y países, estímulo a la investigación, participación comunitaria,
entre otros. | es |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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