Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Tereza Reis da | pt_BR |
dc.contributor.author | Neves, Paula Fernandes de Assis Crivello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-14 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Paula Fernandes de Assis Crivello. Travessias entre-mundos: experiências de interculturalidade na trajetória formativa de mulheres-estudantes indígenas da Universidade de Brasília. 2023. 160 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47097 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda experiências de interculturalidade na Universidade de Brasília
(UnB), tendo como foco a trajetória formativa de mulheres-estudantes indígenas. A
partir de uma abordagem decolonial, analiso como essas estudantes vivem e
interpretam suas trajetórias formativas em uma universidade ocidentalizada. Identifico
os atravessamentos e as fricções que as estudantes experimentam no contato entre
seus mundos indígenas e o mundo da academia e, ainda, em que medida suas
trajetórias são perpassadas por experiências educativas interculturais. A pesquisa
mobilizou como fonte empírica entrevistas-narrativas com dez mulheres-estudantes
indígenas que participaram/am da Associação dos Acadêmicos Indígenas da
Universidade de Brasília (AAIUnB). Com base nesse procedimento, respondo às
seguintes questões: a trajetória de mulheres-estudantes indígenas em universidades
ocidentalizadas conforma experiências educativas interculturais? Como, de que forma
e em quais situações e espaços a interculturalidade acontece? O que as estudantes
indígenas sentipensam sobre isso? Acredita-se que a presença das estudantes
indígenas nas universidades oferece oportunidades para o diálogo, a aprendizagem
intercultural e conexões espirituais no ensino superior e, ao mesmo tempo, para o
enfrentamento do racismo epistêmico e das relações de poder/ser/saber que ainda
operam nas suas estruturas, invisibilizando e produzindo como ausências outros
saberes e formas de produzir conhecimento. Porém, o racismo, a violência, o
machismo e os estereótipos sofridos pelas estudantes dentro do espaço acadêmico
geram preocupação e ainda precisam ser discutidos para que encontremos soluções
para a raiz do problema. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Travessias entre-mundos : experiências de interculturalidade na trajetória formativa de mulheres-estudantes indígenas da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trajetórias educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília - alunos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research addresses intercultural experiences at the University of Brasília (UnB),
focusing on the formative trajectory of indigenous women-students. Through a
decolonial approach, I analyze how these students live and interpret their formative
trajectories in a westernized university. I identify the intersections and frictions that
students experience in the encounter between their indigenous worlds and the
academic world, as well as to what extent their trajectories are influenced by
intercultural educational experiences. The research employed narrative interviews as
an empirical source, involving ten indigenous women-students who have participated
in or are associated with the Indigenous Academics Association of the University of
Brasília (AAIUnB). Based on this approach, I aim to answer the following questions:
Do the trajectories of indigenous women-students in westernized universities shape
intercultural educational experiences? How, in what ways, and in which situations and
spaces does interculturality occur? What do indigenous students feel and think about
it? It is believed that the presence of indigenous students in universities offers
opportunities for dialogue, intercultural learning, and spiritual connections in higher
education, while also addressing epistemic racism and power dynamics that still
operate within their structures, invisibilizing and producing absences of other
knowledge systems and ways of knowledge production. However, the racism,
violence, sexism, and stereotypes experienced by students within the academic space
raise concerns that still need to be discussed in order to find solutions at the root of the
problem. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|