Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Bruno Leal Pastor de | - |
dc.contributor.author | Nizio, Thomas Félix Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T16:57:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T16:57:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | NÍZIO, Thomas Félix Sousa. O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019). 2023. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47087 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho procura discutir e compreender a relação dos museus históricos
com seus públicos no começo do século XXI. Para isso, a pesquisa busca analisar as ações
museográficas do Museu Histórico Nacional entre 2010 a 2019, os anos de preparação para o
centenário do museu antes da pandemia de Covid-19. Após 2020, o Brasil viveu outro
bicentenário e o museu viveu outro centenário enquanto as ações até 2019 se tornaram um
projeto almejado guardado pelo passado. Entretanto, meu objetivo se volta na compreensão do
museu sobre seus públicos. Desta maneira, proponho ver este projeto imaginado, suas
produções colaborativas, a participação coletiva de públicos, das ações educativas programadas
e mediadas, e das redes sociais em engajamento crescente. Por fim, busca-se debater estas ações
para entender como o Museu Histórico Nacional entendeu e se relacionou com seus públicos
apoiados em suas agências, ao discutirmos a Nova Museologia, a História Pública, a Mediação
Cultural e a Autoridade Compartilhada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus históricos - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museu Histórico Nacional (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - público | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work seeks to discuss and understand the relationship between historical
museums and their publics at the beginning of the 21st century. For this, the research seeks to
analyze the museographic actions of the Museu Histórico Nacional between 2010 and 2019,
the years of preparation for the centenary of the museum before the Covid-19 pandemic. After
2020, Brazil lived another bicentennial and the museum lived another centenary while the
actions until 2019 became a desired project guarded by the past. However, my goal turns to the
museum's understanding of its publics. In this way, I propose to see this imagined project, its
collaborative productions, the collective participation of publics, programmed and mediated
educational actions, and its social media in growing engagement. Finally, we seek to discuss
these actions to understand how the Museu Histórico Nacional understood and related to its
public supported by its agencies, when discussing the New Museology, Public History, Cultural
Mediation and Shared Authority. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|