Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Carlos Alberto Lopes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Francisco Valmir da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T16:08:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T16:08:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Valmir da. Veredas, meandros e convergências para o fazer pedagógico dos docentes na escola do campo: do livro didático aos recursos educacionais digitais. 2023. 220 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47085 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese teve como objetivo analisar criticamente a percepção de docentes sobre a interrelação entre os livros didáticos do PNLD/2019 dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e
os Recursos Educacionais Digitais (RED) em escolas do campo do Distrito Federal. Para
tanto, buscamos compreender qual a influência dos livros didáticos na percepção de
professores em relação à escola do campo, identificar as concepções de educadores acerca dos
RED e compreender como esses recursos aparecem nos livros didáticos. Teoricamente, nos
apoiamos em Arroyo, Caldart e Molina (2011) em relação às questões do campo; Bueno e
Carniel (2015), em relação aos recursos digitais; Freitag, Mota e Costa (1987), Silva e
Chelotti (2018) sobre os livros didáticos; Williams (1979) sobre a tradição seletiva, entre
outros. O método utilizado para analisar os dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin
(2011), predominantemente qualitativo, por meio de levantamento de conteúdo do material
didático do professor. Foram examinados 11 manuais do professor do PNLD/2019 do 3º, 4º e
5º ano do Ensino Fundamental, e 29 entrevistas foram realizadas com docentes de 10 escolas
do campo das Coordenações Regionais de Ensino de Planaltina-DF e Sobradinho-DF. Como
resultados, obtivemos que o espaço do campo nos livros didáticos analisados está associado à
cidade; a política de distribuição do livro didático do campo foi interrompida em 2018,
implicando na distribuição dos mesmos volumes para o campo e cidade em 2019, que foram
elaborados de acordo com a BNCC; os componentes curriculares que refletem o campo são
geografia e história. No que se refere à percepção dos docentes, a maioria utiliza o livro
didático frequentemente em formato impresso; acreditam que os conteúdos desses livros são
imparciais, embora alguns reconheçam que os conteúdos replicam uma visão hegemônica do
mundo; os professores entrevistados são favoráveis ao uso de materiais específicos para
escola do campo, pois reconhecem que essas escolas devem utilizar materiais diferentes das
escolas urbanas; eles acreditam que os livros didáticos que estavam utilizando no momento
das entrevistas não representam os estudantes; os professores escolheram a escola do campo
para trabalhar em função da proximidade de sua residência, da aparente tranquilidade; eles
percebem e fazem uso de RED, em suas aulas, que foram sugeridos pelos livros para
ampliação dos conteúdos, como sites, filmes, CD-música, vídeos, atividades e livros em PDF.
Concluímos que a construção do fazer pedagógico docente emerge na inter-relação entre os
livros didáticos e os RED, sendo que aqueles são concebidos como prioritários enquanto estes
são secundários. Nesse contexto, a percepção docente sobre o campo nos conteúdos escolares
se inicia na BNCC, passa pelos livros didáticos, manuais docentes do PNLD e recursos
digitais, assim, entendemos que esse processo é dinâmico e recebe influência de uma tradição
que seleciona livros pensados para uma realidade urbana, mas são utilizados no campo,
reafirmando uma hegemonia que se defronta com as contradições, resultando em novas
disputas no plano simbólico, retratadas, sobretudo, nos livros didáticos, nos RED e nos
movimentos em disputas por novas hegemonias. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Veredas, meandros e convergências para o fazer pedagógico dos docentes na escola do campo : do livro didático aos recursos educacionais digitais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - percepção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Manual do professor | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis aimed to critically analyze teachers' perception regarding the interrelationship
between the PNLD/2019 textbooks for the Initial Years of Elementary Education (Anos
Iniciais do Ensino Fundamental) and Digital Educational Resources (RED) in rural schools of
the Distrito Federal. The objective was to understand the influence of textbooks on teachers'
perceptions of rural schools, identify educators' conceptions about RED, and comprehend
how these resources appear in textbooks. Theoretical frameworks relied on Arroyo, Caldart,
and Molina (2011) regarding rural issues; Bueno and Carniel (2015) concerning digital
resources; Freitag, Mota, and Costa (1987), Silva and Chelotti (2018) on textbooks; Williams
(1979) on selective tradition, among others. The methodology employed to analyze the data
was Bardin's Content Analysis (2011), predominantly qualitative, involving content survey of
teachers' instructional materials. Eleven teacher's manuals from PNLD/2019 for the 3rd, 4th,
and 5th grades of Elementary Education (Ensino Fundamental) were examined, and 29
interviews were conducted with teachers from 10 rural schools in the Regional Educational
Coordination of Planaltina-DF and Sobradinho-DF. Results indicated that the representation
of rural spaces in the analyzed textbooks is associated with urban areas; the policy of
distributing rural textbooks was halted in 2018, resulting in the same textbooks being
distributed to both rural and urban areas in 2019, aligned with the BNCC (Base Nacional
Comum Curricular); geography and history are the curriculum components reflecting rural
aspects. Regarding teachers' perceptions, the majority frequently uses printed textbooks,
believing their content to be impartial, although some acknowledge the replication of a
hegemonic worldview. Teachers favor the use of specific materials for rural schools,
recognizing the need for different materials compared to urban schools. They believe that the
textbooks they were using at the time of the interviews did not represent the students.
Teachers chose to work in rural schools due to proximity to their residence and perceived
tranquility. They perceive and utilize RED suggested by textbooks in their classes for content
expansion, such as websites, films, CDs, videos, activities, and PDF books. The conclusion
drawn was that the pedagogical construction of teaching emerges from the interrelationship
between textbooks and RED, with textbooks considered primary while RED is secondary. In
this context, teachers' perception of rural content in educational materials begins with the
BNCC, moves through textbooks, PNLD teacher's manuals, and digital resources. This
process is dynamic and influenced by a tradition that selects books designed for urban
realities but used in rural areas, reaffirming a hegemony that faces contradictions, resulting in
new symbolic disputes primarily evident in textbooks, RED, and movements striving for new
hegemonies. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|