Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, José Vieira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Alvares, Camila Costa de Oliveira Teixeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T21:43:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T21:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-24 | - |
dc.identifier.citation | ALVARES, Camila Costa de Oliveira Teixeira. Uso dos resultados do ENADE nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. 2023. 342 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47080 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, sistematizada em uma tese, insere-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e
Gestão da Educação (POGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de
Brasília (UnB), abordando a temática Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade),
como um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Na dinâmica assumida pelo Sinaes, o Enade tem passado a ser o componente mais conhecido
no processo de avaliação da educação superior, assumindo papel central no governo, na mídia
e na sociedade civil. Do ponto de vista da legislação, o exame integra-se à uma concepção de
avaliação formativa, à luz do que defende o Sinaes para avaliação da educação superior e,
articulado aos outros componentes avaliativos, convergindo para a configuração dessa política
na perspectiva de sua totalidade. Contudo, na prática, verifica-se que o exame tem servido à
regulação, ao controle e à promoção de rankings. Partindo de tais pressupostos e diante do
contexto maior em que se insere essa temática, a pesquisa teve como objetivo investigar como
o uso dos resultados do conceito Enade de 2014, 2017 e 2020 tem repercutido na gestão
acadêmica dos cursos de licenciatura em História, Matemática e Música, do campus Goiânia, e
Química, do campus Anápolis, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de
Goiás (IFG). Como justificativa, a pesquisa se legitima pela necessidade de analisar como vem
se comportando a política do Sinaes na instituição pesquisada e em que direção e de que maneira
vem repercutindo o uso dos resultados do Enade, considerando que, no âmbito do Sinaes, tem
se observado a subsunção da avaliação pela regulação, fato que resulta na priorização dos
instrumentos avaliativos para fins burocráticos em detrimento da reflexão para melhorias. A
metodologia apoiou-se na abordagem qualitativa em uma pesquisa do tipo exploratória,
valendo-se da análise documental e de entrevistas semiestruturadas com representantes da
Reitora, Pró-Reitora de Ensino, Procuradoria Educacional Institucional (PEI), chefia de
departamento de áreas acadêmicas, além dos coordenadores dos cursos História, Matemática,
Música e Química e um membro de cada Núcleo Docente Estruturante (NDE) desses cursos.
Com base no método materialista histórico-dialético foi possível compreender a realidade do
uso dos resultados do Enade no IFG em sua totalidade e na relação desta com as partes.
Apoiando-se nas categorias metodológicas totalidade, mediação, contradição e nas categorias
empíricas avaliação, regulação, economia do conhecimento, gestão acadêmica, qualidade,
aperfeiçoamento e fragilidades foi possível constatar que, cada vez mais, a educação superior
tem sido influenciada pela supremacia dos princípios econômicos. Em consonância a esse fato,
a regulação e a accountability passaram a assumir a centralidade do sistema avaliação, logo, o
Enade vem assumindo um papel mercadológico estabelecido pelos impactos do mundo do
capital, contrariando a concepção inicial do Sinaes que propunha uma avaliação formativa e
integrada aos outros pilares desse sistema. O estudo revelou que ainda não há ações sistemáticas
adotadas pela gestão acadêmica dos cursos de formação de professores do IFG, em decorrência
dos resultados do Enade. Constatou-se uma negação da comunidade acadêmica em relação aos
resultados do exame como ferramenta para ações de planejamento e de gestão. Além disso, não
o reconhece como instrumento de melhoria da qualidade da educação superior. Concluiu-se,
também, que os participantes da pesquisa revelaram incipiente conhecimento sobre os
instrumentos que compõe o exame, que podem explicitar a realidade do curso, ajudar no
saneamento de problemas e promover o aperfeiçoamento dos processos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uso dos resultados do ENADE nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cursos de licenciatura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research, systematized in a thesis, is part of the Public Policies and Education Management
Research Line (POGE) of the Postgraduate Program in Education at the University of Brasilia
(UnB), addressing the theme of the National Student Performance Exam (Enade), as one of the
components of the National System for Higher Education Evaluation (Sinaes). In the dynamics
assumed by Sinaes, Enade became the best known component in the process of evaluation of
higher education, assuming a central role in the government, in the media and in civil society.
From the point of view of the legislation, the exam integrates a conception of formative
evaluation, in the light of what Sinaes defends for the evaluation of higher education and,
articulated to the other evaluative components, converging to the configuration of this policy in
the perspective of its totality. However, in practice, it is verified that the exam has served to
regulate, control, and promotion of rankings. Based on such assumptions and facing the larger
context in which this issue is inserted, the research aimed to investigate how the use of the
Enade concept results from the 2014, 2017 and 2020 evaluation cycles has impacted the
academic management of the undergraduate degree courses in History, Mathematics and Music,
from the Goiânia campus, and Chemistry, from the Anápolis campus, of the Federal Institute
of Education, Science and Technology of Goiás (IFG). The research is justified by the need to
analyze how the Sinaes policy has been behaving in the researched institution and in what
direction and in what way the use of the Enade results has been influencing, considering that,
within the scope of Sinaes, the subsumption of evaluation by regulation has been observed, a
fact which results in the prioritization of evaluation instruments for bureaucratic purposes
instead of reflection for improvements. The methodology was based on the qualitative approach
in an exploratory research, making use of document analysis and semi-structured interviews
with representatives of the Dean, Dean of Teaching, Institutional Educational Attorney (PEI),
head of the department of academic areas, as well as the coordinators of the History,
Mathematics, Music, and Chemistry courses and a member of each Structured Teaching
Nucleus (NDE) of these courses. Based on the historical-dialectical materialist method, it was
possible to understand the reality of the use of the Enade results in IFG in its totality and in its
relation with the parts. Based on the methodological categories totality, mediation,
contradiction, and on the empirical categories evaluation, regulation, knowledge economy,
academic management, quality, improvement, and weaknesses, it was possible to verify that
higher education has been increasingly influenced by the supremacy of economic principles. In
consonance with this fact, regulation and accountability have come to assume the centrality of
the evaluation system, therefore, Enade has been assuming a mercadological role established
by the impacts of the world of capital, contrary to the initial conception of Sinaes, which
proposed a formative evaluation integrated to the other pillars of this system. The study revealed
that there are still no systematic actions adopted by the academic management of the teacher
education courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG),
as a result of the Enade results. The academic community denies the exam results as a tool for
planning and management actions. Besides, they do not recognize it as an instrument to improve
the quality of higher education. It was also concluded that the participants of the research
revealed incipient knowledge about the instruments that make up the exam, which can explain
the reality of the course, help in the sanitation of problems and promote the improvement of the
processes. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|