Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Abreu, Fabrício Santos Dias de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T21:43:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T21:43:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-18 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Fabrício Santos Dias De. Educação em sexualidades de adolescentes com deficiência intelectual: uma abordagem histórico-cultural. 2023. 257 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47076 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A produção de conhecimento sobre educação em sexualidades de adolescentes com
deficiência intelectual ainda é escassa no Brasil. O que se percebe e a compreensão de
que a sexualidade dessas pessoas é atípica: ora inexpressiva, ora incivilizada. As
expressões do afeto e da sexualidade desse público são marcadas pelo descredito social e
representadas por alegorias que os colocam como sujeitos assexuados ou hipersexuados.
No Brasil contemporâneo existem entraves (de ordem pedagógica e política) em questões
que envolvem o ensino da educação em sexualidades nas escolas, que transita entre a
marginalidade e a total ausência. Essa questão se agudiza quando se trata de programas
de ensino estruturado em educação em sexualidades para alunos com deficiência. Se no
ensino regular essas iniciativas são raras e tímidas, no ensino especial ou inclusivo essa
temática é negligenciada em todos os aspectos. A vida de uma pessoa com deficiência é
marcada pelo lugar de pouco acesso às dinâmicas que podem expandir suas experiências
(consigo e com o mundo) e alargar suas vivências (afetivas, sexuais, corporais etc.).
Portanto, ao se negar uma educação em sexualidades, renuncia-se a efetivação de um
conhecimento necessário à vida. A partir dessa problemática, apresentamos como tese a
defesa de que os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de L. S. Vigotski possibilitam
a proposição de uma educação em sexualidades que abarque as especificidades
psicológicas de adolescentes com deficiência intelectual e viabilize a expressão
autônoma, livre e consciente de seus afetos e desejos. Por meio de uma discussão teórica
apoiada na produção científica da Teoria Histórico-Cultural e do Marxismo,
demonstramos que o acesso a uma educação em sexualidades empobrecida precariza o
desenvolvimento de adolescentes com deficiência intelectual e exacerba as
vulnerabilidades e evidenciamos que os formatos de educação em sexualidades ofertado
para esse público, em maioria, se baseiam em princípios reformistas que pouco concorrem
para uma vivência emancipada e livre da sexualidade. A construção teórica enveredada
nesta tese nos permite afirmar que a herança científica de Vigotski possibilita a
composição de uma educação em sexualidades para adolescentes com deficiência
intelectual que caminhe rumo à emancipação e ao controle consciente da conduta. Isto só
será possível em um formato de educação que considere os mecanismos compensatórios
e que tenha por objetivo a conquista do pensamento por conceitos atrelados a uma forma
nova de sociabilidade baseada na vivência coletiva e colaborativa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação em sexualidades de adolescentes com deficiência intelectual : uma abordagem histórico-cultural | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The production of knowledge on sexuality education for adolescents with intellectual
disabilities is still scarce in Brazil. What is perceived is the understanding that the
sexuality of these individuals is atypical: sometimes expressionless, sometimes
uncivilized. Expressions of affection and sexuality in this population are marked by social
discredit and represented by allegories that portray them as either asexual or hypersexual
subjects. In contemporary Brazil, there are barriers (pedagogical and political) when it
comes to issues involving sexuality education in schools, ranging from marginalization
to complete absence. This issue is further exacerbated when it comes to structured
sexuality education programs for students with disabilities. While such initiatives are rare
and timid in regular education, they are completely neglected in special or inclusive
education in all aspects. The lives of people with disabilities are characterized by limited
access to dynamics that can broaden their experiences (with themselves and the world)
and enrich their experiences (emotional, sexual, physical, etc.). Therefore, by denying
sexuality education, we forfeit the realization of necessary knowledge for life. Based on
this issue, we present as a thesis the defense that the assumptions of L.S. Vygotsky's
Cultural-Historical Theory enable the proposition of sexuality education that
encompasses the psychological specificities of adolescents with intellectual disabilities
and facilitates their autonomous, free, and conscious expression of emotions and desires.
Through a theoretical discussion supported by the scientific production of the CulturalHistorical Theory and Marxism, we demonstrate that limited access to sexuality education
impoverishes the development of adolescents with intellectual disabilities and
exacerbates vulnerabilities. We also highlight that the majority of available sexuality
education formats for this population are based on reformist principles that contribute
little to an emancipated and liberated experience of sexuality. The theoretical construction
pursued in this thesis allows us to assert that Vygotsky's scientific heritage enables the
composition of sexuality education for adolescents with intellectual disabilities that leads
towards emancipation and conscious control of behavior. This can only be achieved
through an educational format that considers compensatory mechanisms and aims to
cultivate thinking through concepts linked to a new form of sociability based on collective
and collaborative experiences. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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