Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Barreto, Marcos Araújo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:00:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:00:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-29 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Marcos Araujo. Educação em Direitos Humanos e militarização de escola pública em Águas Lindas de Goiás: uma análise a partir da escuta de estudantes. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47067 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo analisar a percepção de estudantes de uma
escola pública incluída no Projeto Escola Cívico-Militar, localizada no município de
Águas Lindas de Goiás e sua possível contraposição à Educação em Direitos
Humanos. Analisa-se se a política de militarização de escolas, por meio do Projeto
Escola Cívico-Militar, afasta os segmentos escolares de discentes do direito à
educação, bem como das relações interculturais e sociais. Para que a investigação
não se distancie da proposta, foram traçados os seguintes objetivos específicos: A)
conhecer o contexto socioeconômico de Águas Lindas de Goiás e a escola
militarizada do município; B) conhecer a avaliação de estudantes da Educação Básica
sobre a escola pública militarizada; C) discutir sobre o direito à educação e a relação
dele com a Educação em Direitos Humanos. O intuito é lançar luz às possíveis
violências presentes no processo de militarização das escolas e o retrocesso do
pensamento da educação pública. A pesquisa, pautada no olhar progressista, laico e
plural, foi realizada com aproximação ao método do Materialismo Histórico-Dialético e
com uso de instrumento de pesquisa a partir do qual foi possível considerar a fala de
sujeitos que dificilmente são ouvidos e vistos – neste caso, os estudantes de uma
escola pública que aderiu ao projeto cívico-militar. Escutar os estudantes da escola de
Águas Lindas não foi uma tarefa fácil, primeiro pelas questões sanitárias impostas
pela pandemia de COVID-19, segundo pela pouca colaboração da equipe gestora da
escola. A pouca empatia demonstrada com a pesquisa, bem como a não facilitação
de acesso à escola e aos documentos que normatizam o projeto cívico-militar na
unidade escolar em estudo, materializa a violação aos direitos básicos e à informação
e o desinteresse pela ciência e pela formação crítica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação em Direitos Humanos e militarização de escola pública em Águas Lindas de Goiás : uma análise a partir da escuta de estudantes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Militarização do ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas cívico-militares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Dissertation aims to analyze the perception of students from militarized public
schools in the municipality of Águas Lindas de Goiás and the possible opposition to
Education in Human Rights. We analyzed whether the policy of militarization of
schools, through the Project Escola Cívico-Militar (Civic=Military School Project),
succumbs to the school segments of students the right to education, as well as
intercultural and social relations. So that the investigation does not distance itself from
the proposal, we set out the following specific objectives: A) To know the
socioeconomic context of Águas Lindas de Goiás and the militarized school in the
municipality; B) To get to know the evaluation of Basic Education students about the
militarized public school; C) To discuss the Right to Education and the relationship with
Education in Human Rights. The goal is to shed light on the possible violence present
in the process of militarization of schools as well as the regression of public education
thinking. The research, based on a progressive, secular, and plural perspective, was
carried out with an approach to the Historical-Dialectic Materialism method and with
the use of a research instrument, in which it was possible for subjects, who are rarely
heard and seen, to speak. In this case, students of a public school that adhered to the
civic-military project. Listening to the students of the Águas Lindas de Goiás CivilMilitary School was not an easy task, firstly due to the health issues imposed by the
COVID-19 pandemic, secondly due to the lack of collaboration from the school's
management team. The little empathy shown with our research, the non-facilitation of
access to the school and to the documents that regulate the civic-military project in the
school unit under study, materializes the violation of basic rights, information, and lack
of interest in science and critical education. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|