http://repositorio.unb.br/handle/10482/47062
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
GlaucianeFerreiraDaCostaAndrade_DISSERT.pdf | 813,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | As humanidades na formação do(a) professor(a) de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Andrade, Glauciane Ferreira da Costa |
Orientador(es): | Devechi, Catia Piccolo Viero |
Assunto: | Professores - formação Humanidade Educação infantil |
Data de publicação: | 20-Dez-2023 |
Data de defesa: | 19-Out-2023 |
Referência: | ANDRADE, Glauciane Ferreira da Costa. As humanidades na formação do(a) professor(a) de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A pesquisa analisou o lugar das humanidades nos cursos de formação de professores para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, buscou alcançar os seguintes objetivos específicos: comparar os propósitos das resoluções CNE/CP nº. 1/2006, 2/2015 e 2/2019, no que se refere aos estudos em humanidades; averiguar o que tem sido defendido pela Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação) em torno da formação de professores para atuação na educação infantil e anos iniciais; conhecer a posição dos coordenadores dos cursos de pedagogia em relação à Resolução CNE/CP nº. 2/2019 no que se refere a formação do professor que irá atuar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; discutir a importância do estudo em humanidades na formação do professor que irá atuar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Utilizando-se da abordagem qualitativa, analisou as resoluções CNE/CP nº. 1/2006, 2/2015 e 2/2019 e de projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia de universidades públicas brasileiras, aplicou questionários e realizou entrevistas com os coordenadores dos mesmos cursos. A discussão teórica teve como base as obras da filósofa norte-americana Martha Nussbaum (2013,2014,2015) e de autores que tratam da formação humana, como Dalbosco (2015, 2019, 2021, 2022), Goergen (2016,2019, 2021), Biesta (2017), entre outros. Como resultado, a pesquisa apontou a importância das humanidades na formação do(a) professor(a) para a Educação Infantil e os Anos Iniciais, destacando a necessidade de uma base sólida nessas áreas para formação crítica, ética e do pensar por si próprio diante da complexidade da educação de crianças e da formação para a cidadania democrática. |
Abstract: | The study scrutinized the role of the humanities in teacher training courses for professionals engaged in Early Childhood Education and the Initial Years of Primary Education. In pursuit of this objective, the research sought to achieve the following specific goals: to compare the intentions outlined in resolutions CNE/CP no. 1/2006, 2/2015, and 2/2019, concerning humanities studies; to investigate the stances advocated by Anfope (National Association for the Training of Education Professionals) regarding teacher training for roles in early childhood and initial years; to understand the perspectives of pedagogy course coordinators regarding Resolution CNE/CP no. 2/2019 concerning the training of teachers for Early Childhood Education and the Initial Years of Primary Education; and to deliberate on the significance of humanities studies in the education of teachers for Early Childhood Education and the Initial Years. Employing a qualitative approach, the study analyzed resolutions CNE/CP no. 1/2006, 2/2015, and 2/2019, as well as pedagogical projects from public universities in Brazil. It administered questionnaires and conducted interviews with the coordinators of these courses. The theoretical discourse was grounded in the works of American philosopher Martha Nussbaum (2013, 2014, 2015) and authors addressing human formation, such as Dalbosco (2015, 2019, 2021, 2022), Goergen (2016, 2019, 2021), Biesta (2017), among others. As a result, the research underscored the significance of humanities in the training of teachers for Early Childhood Education and the Initial Years, emphasizing the necessity of a robust foundation in these areas for critical and ethical formation, fostering independent thinking amidst the intricacies of child education and democratic citizenship development. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.