Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bisol, Benedetta | pt_BR |
dc.contributor.author | Barreto, Carolina de Vasconcelos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-24 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Carolina de Vasconcelos. O plano pela superação da extrema pobreza no Distrito Federal e seu impacto na educação: as escolas públicas da R.A Sol Nascente/Pôr do Sol. 2023. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47058 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Distrito Federal instituiu o Plano pela Superação da Extrema Pobreza no
Distrito Federal – “DF sem Miséria”, em 2011, com o objetivo de combater a
pobreza e reduzir as desigualdades sociais. O Plano proporcionava acesso às
famílias em situação de extrema pobreza aos direitos sociais básicos, como
saúde, educação, assistência social. O Plano tinha como uma de suas
condicionalidades a educação. O que significa que tanto a família quanto o
poder público devia garantir a frequência escolar das crianças. Essa
condicionalidade é fundamental para romper o ciclo da pobreza e proporcionar
melhores perspectivas de vida para a família. Em 2021, o Plano foi revogado,
dessa forma a pesquisa teve como problema central identificar quais os
impactos que o Plano teve nas condições do direito à educação e na
superação da situação de pobreza no território do Sol Nascente/Pôr do Sol,
durante os dez anos de sua implementação. Trata-se de um estudo de
educação comparada, que tem como perspectiva de comparação a dimensão
temporal, considerando como marcos de referência início e fim do Plano DF
sem Miséria (2011-2021). A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento
bibliográfico sobre o tema abordado; avaliação dos dados coletados sobre
educação, assistência social, trabalho infantil, saneamento básico e cobertura
vacinal, na região especificada. Como resultados, constatamos que o Plano
auxiliou na permanência das crianças/adolescentes na escola, porém não se
mostrou efetivo nas taxas de reprovação e de distorção idade-série. Bem
como, o Plano não foi eficiente na superação da pobreza da população
estudada. Conclui-se que a integralização entre as políticas públicas e a coleta
de dados pelos órgãos públicos é essencial para avaliar os próximos
programas sociais, bem como garantir que a população consiga ser atendida
plenamente em suas necessidades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O plano pela superação da extrema pobreza no Distrito Federal e seu impacto na educação : as escolas públicas da R.A Sol Nascente/Pôr do Sol | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pobreza - combate | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano pela Superação da Extrema Pobreza no Distrito Federal (DF Sem Miséria) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Federal District instituted the Plano pela Superação da Extrema Pobreza
no Distrito Federal – "DF sem Miséria," in 2011, with the objective of combating
poverty and reducing social inequalities. The Plan provided access to basic
social rights for families in extreme poverty, such as health, education, and
social assistance. The Plan had education as one of its conditions, meaning
that both the family and the public authorities had to ensure the school
attendance of children. This conditionality is fundamental to break the cycle of
poverty and provide better life prospects for the family. In 2021, the Plan was
revoked; thus, the research had as its central problem to identify the impacts
that the Plan had on the conditions of the right to education and overcoming
poverty in the territory of "Sol Nascente/Pôr do Sol" during its ten years of
implementation. This is a comparative education study, comparing the temporal
dimension, considering the starting and ending points of the "DF sem Miséria"
Plan (2011-2021). The research was developed based on a bibliographical
survey of the addressed topic and evaluation of the collected data on education,
social assistance, child labor, basic sanitation, and vaccination coverage in the
specified region. As a result, it was found that the Plan assisted in keeping
children/adolescents in school; however, it has not proven effective in reducing
retention and grade-level distortion rates. Additionally, the Plan was not efficient
in overcoming poverty among the studied population. It is concluded that the
integration of public policies and data collection by public organizations is
essential to assess future social programs and ensure that the population is
fully served in their needs. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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