Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coroa, Maria Luiza Monteiro Sales | pt_BR |
dc.contributor.author | Andrade, Franciene Soares Barbosa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T16:56:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T16:56:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-22 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Franciene Soares Barbosa de. Práticas sociais de pedagogia sistêmica ressignificando modos de pensar, sentir, (inter)agir e ser no contexto escolar: um estudo crítico do discurso. 2023. 467 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47050 | - |
dc.description | Dissertação (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As representações discursivas sobre a “crise” na educação frequentemente se direcionam
mais para o “discurso fatalista” do que para possibilidades de mudança. Nesse sentido,
muitas vezes, há o sentimento de impotência do ator escolar em possibilitar a mudança e,
em consequência, sua ação é imobilizada, diante das redes de práticas escolares. Partindo
dessa perspetiva, este estudo tem como objetivo geral, a partir de uma questão motivadora,
em vez do problema em si, compreender as práticas sociais de Pedagogia Sistêmica e as
possibilidades de (re)significação de modos de pensar, sentir, (inter)agir e ser em contextos
de educação infantil e de séries iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Os
Estudos Críticos do Discurso (ECD) são a base teórica desta investigação que também se
apresentam como base metodológica, no termo da Análise de Discurso Crítica (ADC),
tendo como estudiosos principais, Chouliaraki e Fairclough (1999); Fairclough (2003) e
suas vinculações ao Realismo Crítico de Bhaskar (1989,1998) e a Linguística Sistêmica
Funcional (LSF) postulada por Halliday (1994). Destacam-se também as contribuições de
Magalhães (2005), Resende e Ramalho (2004, 2017) e de Dias (2011). Esses referenciais
teóricos são associados a uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico; além disso, como
essa abordagem teórico-metodológica propõe um diálogo com outras abordagens,
acrescenta-se a essas perspectivas do Discurso a Pedagogia Crítica de Paulo Freire
(1921,1979, 1981, 2002 e 2005) e as da própria Pedagogia Sistêmica – Hellinger (2008,
2020); Garcia Olvera (2010, 2019); Marianne Franke-Gricksch (2014); Enrich Parellada
(2006); Vilaginés Traveset (2007); Núñez Álvarez (2013, 2017); e Fonseca (2013, 2018
2019). Como resultados, verificamos que a Pedagogia Sistêmica se constitui de marcas
linguístico-discursivas específicas, que permeiam suas práticas discursivo-sociais
particulares. Verificamos também que há uma ressignificação na negociação de
identidades, como o docente não ocupar o lugar da família na (inter)ação com o estudante,
assim como uma (inter)ação não assimétrica entre o sistema familiar e o sistema escolar,
mas dialética e dialógica, de concordância agentiva. Novas possibilidades de mudança
foram geradas, acionando questionamentos em relação a interações sociais legitimadas por
assimetria de poder. Desse modo, é notável que práticas sociais de Pedagogia Sistêmica,
ainda que recentes nas redes de práticas escolares, constituem possibilidades de
ressignificação dos modos de pensar, sentir, (inter)agir e ser nos contextos escolares. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas sociais de pedagogia sistêmica ressignificando modos de pensar, sentir, (inter)agir e ser no contexto escolar : um estudo crítico do discurso | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia sistêmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise crítica do discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contexto escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Discursive representations about the “crisis” in education are often directed more towards
the “fatalistic discourse” than towards possibilities for change. In this sense, there is often
a feeling of impotence on the part of the school actor to make change possible and, as a
result, their action is immobilized in the face of school practice networks. From this
perspective, this study has as general objective, from a motivating question, instead of the
problem itself, to understand the social practices of Systemic Pedagogy and the possibilities
of (re)signification of ways of thinking, feeling, (inter)act and being in contexts of early
childhood education and elementary school in the Federal District. Critical Discourse
Studies (CDS) are the theoretical basis of this investigation, which are also presented as a
methodological basis, in the term of Critical Discourse Analysis (CDA), having as main
scholars Chouliaraki and Fairclough (1999); Fairclough (2003) and its links to Bhaskar's
Critical Realism (1989, 1998) and Systemic Functional Linguistics (SFL) postulated by
Halliday (1994). Also noteworthy are the contributions of Magalhães (2005), Resende and
Ramalho (2004, 2017) and Dias (2011). These theoretical references are associated with a
qualitative ethnographic research; furthermore, as this theoretical-methodological approach
proposes a dialogue with other approaches, Paulo Freire's Critical Pedagogy (1921, 1979,
1981, 2002 and 2005) and the perspectives of Systemic Pedagogy – Hellinger (2008, 2020);
Garcia Olvera (2010, 2019); Marianne Franke-Gricksch (2014); Enrich Parellada (2006);
Vilaginés Crossset (2007); Núñez Álvarez (2013, 2017) – itself are added to these
Discourse perspectives. As a result, we found that Systemic Pedagogy is made up of
specific linguistic-discursive marks, which permeate its particular discursive-social
practices.We also verified that there is resignification in the negotiation of identities, such
as the teacher not taking the place of the family in the (inter)action with the student, as well
as a non-asymmetrical (inter)action between the family system and the school system, but
dialectic and dialogic, of agentive agreement. New possibilities for change were generated,
triggering questions regarding social interactions legitimized by power asymmetry. Thus,
it is notable that social practices of Systemic Pedagogy, although recent in the networks of
school practices, constitute possibilities for re-signification of ways of thinking, feeling,
interacting and being in school contexts. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|