Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Érico José Souza de | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Isadora Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T18:54:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T18:54:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Isadora Lima. Encontrando a si e um retrato da sociedade: a poética de uma catadora de palavras. 2023. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46958 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga a poética da palavra enquanto linguagem
plurissignificativa: conceito aliado à sensoridade da mensagem verbi-vocovisual. Na qual a palavra não se reduz à vocalidade e muito menos à palavra grafada. Palavra-imagem-som se interligam, sendo o corpo expressão da
memória, da força vocalizada que intervém em um percurso da composição da
palavra. Traço, voz, letra e imagem se encontrando corpo a corpo na proposta
de uma composição dramatúrgica – sendo a dissertação, em seu processo de
escrita – movências, processo metodológico-prático-teórico da poética da
palavra.
Transmissão e legitimação de contra-narrativas e modos de vida pela poética da
palavra, através de percursos e escavações de uma personagem chamada
Catadora de Palavras, que ao sentir o tremor do chão, começa a cavá-lo –
encontrando a si e um retrato da sociedade. Buracos sem fim, maquiados por
“verdades translucidas” com o objetivo de mascarar o tempo espiralar que se faz
de passado-agora.
Dissertação que se propõe ser dramaturgia, instalação ou ensaio numa tríade:
vivência, teoria e projeto composicional. Escrita que experimenta estéticas em
que o signo verbal extrapola seus próprios limites, revelando a palavra como
cenário não só de letra e de voz, mas, sobretudo, de uma escrita performativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Encontrando a si e um retrato da sociedade : a poética de uma catadora de palavras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Palavra - plurissignificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Voz | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study enquire about the poetics of the word as a plurisignificant language: a
concept combined with the sensoriality of the verbal-vocal-visual message. In
which the word is not reduced to vocality, much less to the spelled word. Wordimage-sound are interconnected, the body is the expression of memory, the body
is the vocalized force that intervenes in a course of word composition. Trace,
voice, letter and image are meeting body to body in the proposal of a
dramaturgical composition – in which this study, in its writing process –
movements, methodological-practical-theoretical process of the poetics of the
word.
Transmission and legitimization of counter-narratives and ways of life through the
poetics of the word, through the paths and excavations of a character called
Catadora de Palavras [Words Catcher], that, when feeling the ground trembling,
begins to dig it – finding herself and a portrait of society . Endless holes, masked
by “translucent truths” with the goal of masking the spiraling time that is made of
past-now.
Study that proposes to be a dramaturgy, an art installation or a literary essay, in
a triad: experience, theory and compositional project. Writing which experiments
an aesthetics in which the verbal sign goes beyond its own limits, revealing the
word as a scenario not only of lyrics and voice, but, above all, of performative
writing. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|