Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Conceição, Mariney Pereira | - |
dc.contributor.author | Lourenço, Rosyanne Louise Autran | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T16:03:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T16:03:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-05 | - |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Rosyanne Louise Autran. Espelho, espelho meu, que tipo de leitor sou eu?: aspectos axiológicos de um fractal identitário emergente de leitor competente, sob as óticas hermenêutica e ecotransdisciplinar-fenomenológico-complexa. 2023. xxv, 571 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46936 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa relatada nesta tese visa a analisar, sob o prisma ecotransdisciplinar-fenomenológico- complexo, a conformação e a caracterização axiológica de um perfil identitário fractalizado emergente de leitor competente, a partir de metáforas linguísticas ecologizadas, elaboradas por docentes em formação inicial, da Licenciatura em Letras Espanhol, de uma instituição pública de ensino superior, da região Centro-oeste do país. A sua relevância justifica-se, sobretudo, em função da escassez de estudos acerca dos processos que envolvem o estudante-leitor, no âmbito acadêmico nacional brasileiro em nível superior (LEFFA, 2016), entre os quais, saliento o da sua conformação identitária como leitor competente. Os aportes teóricos basilares, pertinentes à área da Linguística Aplicada, norteadores deste trabalho referem-se aos campos da Transdisciplinaridade (MORIN, 1977; NICOLESCU, 1999, 2009); da Complexidade
(LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LEFFA, 2009; PAIVA, 2005, 2014, 2016); da
Ecologia do desenvolvimento humano (BRONFENBRENNER, 1979) e dos fenômenos alusivos à linguagem (VAN LIER, 2000, 2010; VASCONCELLOS, 2006); da Fenomenologia (BICUDO, 1999, 2000, 2011) e da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa
(FREIRE, 2006, 2007, 2010, 2012, 2017). Utilizo-me, igualmente, do construto da identidade (HALL, 2003) no âmbito da formação docente (DE COSTA; NORTON, 2017; WALLER; WETHERS; DE COSTA, 2016) e da leitura (BERNSTEIN, 2014), associando-o à inter-relação com a concepção de self (BÜTZ, 1992; DESCHAMPS; MOLINER, 2014) do sujeito complexo (MORIN, 1998, 2003). Com relação ao ato de valoração, recorro aos pensamentos de Bakhtin (2011), de Jesinghaus (1984) e de Volóchinov (2017), assim como aos preceitos de Morente (2006) e de Pedro (2014), concernentes às polaridades constitutivas da inter-relação entre as noções de indiferença e de não-indiferença diante do bem-leitura. No âmbito das metáforas linguísticas, parto da acepção da sua natureza complexa e de princípios ecocognitivos da mente humana (CAMERON, 2003a, 2003b, 2003c; DUQUE, 2016, 2017, 2018; KÖVECSES, 2010;
LAKOFF; JOHNSON, 1980). Metodologicamente, a investigação, de natureza qualitativa e interpretativista, apresenta cunho etnográfico (CHIZOTTI, 2006; MOITA LOPES, 1994) e contou com a utilização de cinco instrumentos de geração de dados: (a) observação participante (DEWALT; DEWALT, 1998, 2011; KAWULICH, 2005); (b) notas de campo (BOGDAN;
BIKLEN, 1998; DENZIN; LINCOLN, 2006); (c) entrevistas semiestruturadas (COHEN; MANION; MORRISON, 2005; ROSA; ARNOLDI, 2006); (d) narrativas verbais escritas (CLANDININ, 2006; PAIVA, 2008, 2019), na modalidade memorial de leitura (ABRAHÃO, 2011; POLLAK, 1992) e (e) grupo focal (GATTI, 2005; POWELL; SINGLE, 1996). Na análise
dos dados empíricos, empregou-se o método da cristalização (ELLINGSON, 2008; RICHARDSON; ST. PIERRE, 2005). Os resultados alcançados sugerem, à luz da concepção do Eu-leitor como o Terceiro incluído, a caracterização de um perfil identitário fractalizado de leitor competente, a partir de distintas confluências valorativas complementares, subjacentes à sua auto-hetero-eco-configuração, suscitando a percepção da sua multidimensionalidade e multirreferencialidade constitutivas. Dessa forma, sugiro a inversão terminológica para competente leitor, haja vista a contemplação não disjuntiva de distintas perspectivas axiológicas da realidade que caracterizam a emergência da identidade leitora fractalizada. Esta tese propõe uma nova perspectiva de observação e análise do referido fenômeno, em razão da relevância da sua natureza idiossincrática nos processos de percepção de si e da qualificação acadêmico- profissional dos atores sociais envolvidos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Espelho, espelho meu, que tipo de leitor sou eu? : aspectos axiológicos de um fractal identitário emergente de leitor competente, sob as óticas hermenêutica e ecotransdisciplinar-fenomenológico-complexa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitor - competência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Complexidade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research reported in this thesis aims to analyze under the ecotransdisciplinary- phenomenological-complex prism the conformation and axiological characterization of a fractalized identity emerging profile from a competent reader, based on ecologized linguistic metaphors, elaborated by beginner teachers in Spanish Letters, from a public institution of higher education, in the Midwest region of Brazil. Above all, its relevance is justified due to the scarcity of studies about the processes involving the student-reader in the Brazilian national academic scope at a higher level (LEFFA, 2016), among which I highlight that of his identity conformation as a competent reader. The fundamental theoretical contributions pertinent to the area of Applied Linguistics guiding this work refer to the fields of Transdisciplinarity (MORIN, 1977; NICOLESCU, 1999, 2009); Complexity (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008;
LEFFA, 2009; PAIVA, 2005, 2014, 2016); the Ecology of human development (BRONFENBRENNER, 1979) and the phenomena related to language (VAN LIER, 2000, 2010; VASCONCELLOS, 2006); Phenomenology (BICUDO, 1999, 2000, 2011) and the
Complex Hermeneutic-Phenomenological Approach (FREIRE, 2006, 2007, 2010, 2012, 2017). I also use the construct of identity (HALL, 2003) in the context of teacher training (DE COSTA; NORTON, 2017; WALLER; WETHERS; DE COSTA, 2016) and reading (BERNSTEIN,
2014), associating it with the conception of self (BÜTZ, 1992; DESCHAMPS; MOLINER, 2014) of the complex subject (MORIN, 1998, 2003). Regarding the act of valuation, my line of thought is based on the studies of Bakhtin (2011), Jesinghaus (1984), and Voloshinov (2017), as well as the precepts of Morente (2006) and Pedro (2014), concerning the constitutive polarities of the interrelationship between the notions of indifference and non-indifference towards well-reading. In the context of linguistic metaphors, I start from the meaning of its complex nature and ecocognitive principles of the human mind (CAMERON, 2003a, 2003b, 2003c; DUQUE, 2016, 2017, 2018; KÖVECSES, 2010; LAKOFF; JOHNSON, 1980).
Methodologically it’s a qualitative investigation which presents an ethnographic nature (CHIZOTTI, 2006; MOITA LOPES, 1994) and relies on the use of five data generation instruments: (a) participant observation (DEWALT; DEWALT, 1998, 2011; KAWULICH, 2005); (b) field notes (BOGDAN; BIKLEN, 1998; DENZIN; LINCOLN, 2006); (c) semi- structured interviews (COHEN; MANION; MORRISON, 2005; ROSA; ARNOLDI, 2006); (d) written verbal narratives (CLANDININ, 2006; PAIVA, 2008, 2019), in the scope of the memorial reading modality (ABRAHÃO, 2011; POLLAK, 1992) and (e) focus group (GATTI, 2005; POWELL; SINGLE, 1996). The analysis of empirical data was supported by the crystallization method (ELLINGSON, 2008; RICHARDSON; ST. PIERRE, 2005). In the light of the conception of the I-reader as the Third included, the results achieved suggest the characterization of a fractalized identity profile of a competent reader, based on distinct complementary value confluences, underlying his self-hetero-eco-configuration raising the perception of its constitutive multidimensionality and multireferentiality. Thus, I suggest its comprehension from a broader view which goes beyond the notion of competence as a simple identity value given the non-disjunctive contemplation of different axiological perspectives of reality that characterize the emergence of the fractalized reader identity. This thesis proposes a new perspective of observation and analysis of the aforementioned phenomenon, due to the relevance of its idiosyncratic nature in the processes of self-perception and the academic- professional qualification of the social actors involved. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La investigación reportada en esta tesina tiene como objetivo analizar, bajo el prisma ecotransdisciplinario-fenomenológico-complejo, la conformación y la caracterización axiológica de un perfil identitario fractalizado emergente de lector competente, a partir de metáforas lingüísticas ecologizadas, elaboradas por docentes en formación inicial en Letras Español de una institución pública de educación superior, en la región centro-oeste de Brasil. Su relevancia se justifica sobre todo por la escasez de estudios acerca de los procesos que involucran al estudiante-lector en el ámbito académico nacional brasileño de nivel superior (LEFFA, 2016), entre los cuales, destaco el de su conformación identitaria como lector competente. Los aportes teóricos básicos pertinentes al área de la Lingüística Aplicada que orientan este trabajo se refieren a los campos de la Transdisciplinariedad (MORIN, 1977; NICOLESCU, 1999, 2009); de la Complejidad (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008;
LEFFA, 2009; PAIVA, 2005, 2014, 2016); de la Ecología del desarrollo humano (BRONFENBRENNER, 1979) y de los fenómenos relacionados con el lenguaje (VAN LIER, 2000, 2010; VASCONCELLOS, 2006); de la Fenomenología (BICUDO, 1999, 2000, 2011) y
del Enfoque Hermenéutico-Fenomenológico Complejo (FREIRE, 2006, 2007, 2010, 2012, 2017). Asimismo, utilizo el constructo de la identidad (HALL, 2003) en el contexto de la formación docente (DE COSTA; NORTON, 2017; WALLER; WETHERS; DE COSTA, 2016)
y de la lectura (BERNSTEIN, 2014), asociándolo a su interrelación con la concepción del yo
(BÜTZ, 1992; DESCHAMPS; MOLINER, 2014) del sujeto complejo (MORIN, 1998, 2003).
En cuanto al acto de valoración, recurro a los pensamientos de Bajtín (2011), Jesinghaus (1984) y Voloshinov (2017) y a los preceptos de Morente (2006) y Pedro (2014), acerca de las polaridades constitutivas de las interrelaciones entre la noción de indiferencia y la de no indiferencia hacia el bien-lectura. En el contexto de las metáforas lingüísticas, parto del significado de su naturaleza compleja y de principios ecocognitivos de la mente humana (CAMERON, 2003a, 2003b, 2003c; DUQUE, 2016, 2017, 2018; KÖVECSES, 2010;
LAKOFF; JOHNSON, 1980). Metodológicamente, la investigación, de naturaleza cualitativa e interpretativa, presenta carácter etnográfico (CHIZOTTI, 2006; MOITA LOPES, 1994) y se apoya en el uso de cinco instrumentos de generación de datos: (a) observación participante (DEWALT; DEWALT, 1998, 2011; KAWULICH, 2005); (b) notas de campo (BOGDAN;
BIKLEN, 1998; DENZIN; LINCOLN, 2006); (c) entrevistas semiestructuradas (COHEN; MANION; MORRISON, 2005; ROSA; ARNOLDI, 2006); (d) narraciones verbales escritas (CLANDININ, 2006; PAIVA, 2008, 2019), en la modalidad del memorial de lectura (ABRAHÃO, 2011; POLLAK, 1992) y (e) grupo focal (GATTI, 2005; POWELL; SINGLE,
1996). En el análisis de los datos empíricos se utilizó el método de la cristalización (ELLINGSON, 2008; RICHARDSON; ST. PIERRE, 2005). A la luz de la concepción del Yo- lector como el Tercero incluido, los resultados obtenidos sugieren la caracterización de un perfil identitario fractalizado de lector competente basado en distintas confluencias de valores complementarios, que subyacen a su auto-hetero-eco-configuración al señalar la percepción de su multidimensionalidad y de su multirreferencialidad constitutivas. De ese modo, sugiero la inversión terminológica para la expresión competente lector, debido la contemplación no disyuntiva de distintas perspectivas axiológicas de la realidad que caracterizan el surgimiento de la identidad lectora fractalizada. Esta tesina propone una nueva perspectiva de observación y de análisis del mencionado fenómeno debido a la relevancia de su carácter idiosincrásico en los procesos de autopercepción y de calificación académico-profesional de los actores sociales involucrados. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|