Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mariana, Fernando Bomfim | - |
dc.contributor.author | Alves, Fábio Ultra | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T21:58:51Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T21:58:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-31 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Fábio Ultra. Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte: considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais. 2023. xiv, 180 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46835 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de Mestrado vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação –
Modalidade Profissional (PPGEMP) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
(FE/UnB), cujo tema é Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte: considerações
interculturais e decoloniais, levanta reflexões sobre a relação entre as crianças indígenas
matriculadas na Escola Classe 115 Norte e a referida unidade de ensino. Partindo de uma
intenção decolonial e intercultural crítica, a pesquisa procura perceber o encadeamento de
compatibilidades, divergências, limites e desafios entre concepções e práticas de uma escola
pública, urbana, regular, e a escolarização de seus nove estudantes indígenas pertencentes aos
povos Guajajara, Tuxá, Kariri-Xocó e Wapichana. A investigação analisa o cotidiano das alunas
e dos alunos indígenas, além da organização e práticas pedagógicas na escola, utilizando-se do
suporte metodológico da abordagem sociopoética, bem como da epistemologia qualitativa e,
por meio da produção coletiva de dados, confere um panorama analítico sobre a unidade de
ensino fundamental, os alunos indígenas, em suas subdivisões étnico-culturais, e seus
respectivos professores. Mediante um olhar crítico sobre o cenário educacional, herdado da
configuração eurodescendente, a investigação se dispõe a considerar questões interculturais,
decoloniais e epistemológicas que permeiam o ambiente escolar e envolvem seus alunos em
suas multiculturalidades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work integrates the defense of the Master’s thesis of the Programa de Pós-Graduação em
Educação – Modalidade Professional (PPGEMP) of the Faculdade de Educação of the
Universidade de Brasília (FE/UnB), whose theme is Indigenous students and the Escola Classe
115 Norte: intercultural and decolonial considerations. The work raises reflections on the
relationship between indigenous children enrolled at Escola Classe 115 Norte and the
aforementioned teaching unit. Starting from a critical decolonial and intercultural intention, the
research seeks to understand the chain of compatibilities, divergences, limits and challenges
between conceptions and practices of a public, urban, regular school, and the schooling of its
nine indigenous students belonging to the Guajajara, Tuxá, Kariri-Xocó and Wapichana. The
investigation analyzes the daily life of indigenous students, in addition to the organization and
pedagogical practices at school, using the methodological support of the sociopoetic approach,
as well as qualitative epistemology and, through the collective production of data, provides an
analytical overview of the elementary school unit, the indigenous students, in their ethniccultural subdivisions, and their respective teachers. Through a critical look at the educational
scenario, inherited from the Euro-descendant configuration, the investigation is willing to
consider intercultural, decolonial and epistemological issues that permeate the school
environment and involve its students in their multiculturalism. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|