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dc.contributor.advisorMariana, Fernando Bomfim-
dc.contributor.authorAlves, Fábio Ultra-
dc.date.accessioned2023-11-06T21:58:51Z-
dc.date.available2023-11-06T21:58:51Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.date.submitted2023-01-31-
dc.identifier.citationALVES, Fábio Ultra. Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte: considerações epistemológicas, interculturais e decoloniais. 2023. xiv, 180 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46835-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGEMP) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), cujo tema é Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte: considerações interculturais e decoloniais, levanta reflexões sobre a relação entre as crianças indígenas matriculadas na Escola Classe 115 Norte e a referida unidade de ensino. Partindo de uma intenção decolonial e intercultural crítica, a pesquisa procura perceber o encadeamento de compatibilidades, divergências, limites e desafios entre concepções e práticas de uma escola pública, urbana, regular, e a escolarização de seus nove estudantes indígenas pertencentes aos povos Guajajara, Tuxá, Kariri-Xocó e Wapichana. A investigação analisa o cotidiano das alunas e dos alunos indígenas, além da organização e práticas pedagógicas na escola, utilizando-se do suporte metodológico da abordagem sociopoética, bem como da epistemologia qualitativa e, por meio da produção coletiva de dados, confere um panorama analítico sobre a unidade de ensino fundamental, os alunos indígenas, em suas subdivisões étnico-culturais, e seus respectivos professores. Mediante um olhar crítico sobre o cenário educacional, herdado da configuração eurodescendente, a investigação se dispõe a considerar questões interculturais, decoloniais e epistemológicas que permeiam o ambiente escolar e envolvem seus alunos em suas multiculturalidades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte : considerações epistemológicas, interculturais e decoloniaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes indígenaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordInterculturalidadept_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.description.abstract1This work integrates the defense of the Master’s thesis of the Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Professional (PPGEMP) of the Faculdade de Educação of the Universidade de Brasília (FE/UnB), whose theme is Indigenous students and the Escola Classe 115 Norte: intercultural and decolonial considerations. The work raises reflections on the relationship between indigenous children enrolled at Escola Classe 115 Norte and the aforementioned teaching unit. Starting from a critical decolonial and intercultural intention, the research seeks to understand the chain of compatibilities, divergences, limits and challenges between conceptions and practices of a public, urban, regular school, and the schooling of its nine indigenous students belonging to the Guajajara, Tuxá, Kariri-Xocó and Wapichana. The investigation analyzes the daily life of indigenous students, in addition to the organization and pedagogical practices at school, using the methodological support of the sociopoetic approach, as well as qualitative epistemology and, through the collective production of data, provides an analytical overview of the elementary school unit, the indigenous students, in their ethniccultural subdivisions, and their respective teachers. Through a critical look at the educational scenario, inherited from the Euro-descendant configuration, the investigation is willing to consider intercultural, decolonial and epistemological issues that permeate the school environment and involve its students in their multiculturalism.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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