Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ribeiro, Tayse Castelo | - |
dc.contributor.author | Furriel, Weruska Karrize Soares Coutinho | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ormezinda Maria | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-27T12:11:46Z | - |
dc.date.available | 2023-10-27T12:11:46Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Tayse Castelo; FURRIEL, Weruska Karrize Soares Coutinho; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Navegantes que procuram por novos mundos: oficinas de escrita criativa. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e31162, 2023. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31162. Acesso em: 27 out. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46752 | - |
dc.description.abstract | As dificuldades relatadas por estudantes do Ensino Médio ao produzirem textos escritos têm sido
frequentes, principalmente no contexto atual, pós-pandemia. Assim, considerando o percurso das pesquisadoras
acerca do componente curricular de Língua Portuguesa, apresentamos um relato de experiência sobre oficinas de
escrita criativa desenvolvidas com o objetivo de despertar o potencial de escrita autoral de alunos do Ensino Médio
de uma escola pública em Águas Lindas - GO. A fim de gerar dados que demonstram a percepção dos alunos
participantes em relação às aulas de Produção Textual, foi aplicado um questionário via Google Forms. O perfil desta
investigação parte da concepção de linguagem como produto sócio-histórico, que se apoia em três conceitos
basilares da teoria Bakhtiniana: enunciação, gêneros do discurso e dialogismo, em consonância com a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) que delimita a necessidade de valorizar práticas pedagógicas literárias com o
propósito de despertar o senso estético, o encantamento imaginativo e criativo dos estudantes, possibilitando-lhes
novas experiências, conforme mostram os resultados parciais. De forma poética, relacionamos o projeto a trechos
extraídos do capítulo do livro A Alegria de Ensinar (1994), do célebre educador Rubem Alves | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Decanato de Pós-Graduação da Universidade de Brasília – DPG – UnB, (Edital DPG nº 0010/2023). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Navegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Navigators looking for new worlds: creative writing workshops | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.rights.license | Direitos autorais distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0). | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The difficulties reported by high school students when producing written texts have been frequent, especially in
the current, post-pandemic context. Thus, considering the course of the researchers about the curricular
component of Portuguese Language, we present an experience report about Creative Writing workshops
developed with the objective of awakening the potential of authorial writing of high school students of a public
school in Águas Lindas- GO. In order to generate data that demonstrate the perception of the participating
students in relation to the Textual Production classes, a questionnaire was applied via Google Forms. The profile
of this research is based on the conception of language as a socio-historical product, which is supported by three
basic concepts of Bakhtinian theory: enunciation, genres of discourse and dialogism, in line with the BNCC that
delimits the need to value literary pedagogical practices with the purpose of awakening the aesthetic sense, the
imaginative and creative enchantment of students, enabling them new experiences, as shown in the partial results. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6689-9229 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9470-5970 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5911-3005 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|