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Título: Financiamento e usos da caixa escolar nos jardins de infância de Brasília (1960-1970)
Outros títulos: Financing and uses of school fund in kindergartens of Brasília (1960-1970)
Financiamiento y usos del fondo escolar en jardins de infancia de Brasilia (1960-1970)
Autor(es): Luz, Alana Souza
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8270-3935
https://orcid.org/0000-0003-4677-5816
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Educação - história
Caixa escolar
Jardim de infância - Brasília (DF)
Educação - Brasil
Data de publicação: 13-Dez-2022
Editora: UFBA
Referência: LUZ, Alana Souza; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Financiamento e usos da caixa escolar nos jardins de infância de Brasília (1960-1970). Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, v. 11, n. 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/re.v11i3.48535. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/48535. Acesso em: 17 out. 2023.
Resumo: O artigo, de caráter historiográfico, tem por objetivo investigar o financiamento e os usos da Caixa Escolar nos Jardins de Infância de Brasília entre os anos de 1960 a 1970. Em termos metodológicos, elegeu-se como fonte o jornal Correio Braziliense, disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, por meio da pesquisa com palavras-chave “caixa escolar” e “jardim de infância” a fim de delinear os contextos em que funcionaram os Jardins de Infância e as suas respectivas Caixas Escolares. Em relação ao financiamento, a pesquisa evidenciou que a Caixa Escolar era custeada tanto por eventos cuja renda era para ela revertida e nos quais a comunidade escolar tomava parte, quanto por contribuições periódicas e individuais feitas por pais de família. No que diz respeito aos usos da Caixa Escolar, foi observado que ela custeava necessidades das instituições que abarcavam aspectos como atendimento a crianças sem recursos, aquisição de materiais escolares e subsídio para compra de lanche ou merenda escolar. Numa situação polemizada pela imprensa, a Caixa Escolar também foi pensada como financiadora de uma festa de formatura em um Jardim de Infância da cidade.
Abstract: This paper has a historiographical character and is aimed at investigating the financing and uses of the School Fund in kindergartens of Brasília between the years 1960 and 1970. In methodological terms, the source was the newspaper Correio Braziliense, available in the Digital Collection of the National Library of Rio de Janeiro, through a search using the keywords “school fund” and “kindergarten”, in order to delineate the contexts in which the kindergartens and its respective school funds used to operate. Regarding financing, the research evidenced the fact that the School Fund was funded by events whose income was reverted to it and in which the school community took part, as well as by periodic and individual contributions made by parents. In relation to the uses of the School Fund, it was observed that it covered the needs of the institutions, including aspects such as care for poor children, acquisition of school materials, and subsidy for the purchase of meals or school lunches. In a controversial situation, the press argued that the School Fund was also thought to finance a graduation party in a kindergarten of the city.
Resumen: El artículo, de carácter historiográfico, tiene como objetivo investigar el financiamiento y los usos del Fondo Escolar en los jardines de infancia de Brasilia entre los años 1960 y 1970. En términos metodológicos, se eligió como fuente el periódico Correio Braziliense, disponible en la Hemeroteca Digital de la Biblioteca Nacional de Rio de Janeiro, a través de una búsqueda con las palabras clave “fondo escolar” y “jardín de infantes” con el fin de delinear los contextos en que funcionaban los Jardines de Infancia y sus respectivos Fondos Escolares. En cuanto a el financiamiento, la investigación mostró que el Fondo Escolar se financiaba tanto con eventos cuyos ingresos le eran revertidos y en los que participaba la comunidad escolar, como con aportaciones periódicas e individuales realizadas por los padres. En cuanto a los usos del Fondo Escolar, se observó que cubría necesidades de instituciones que cubrían aspectos como atención a niños sin recursos, adquisición de material escolar y subsidio para compra de merienda o almuerzo escolar. En una situación polémica en la prensa, también se pensó el Fondo Escolar para financiar una fiesta de graduación en un jardín de infancia de la ciudad.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
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DOI: https://doi.org/10.9771/re.v11i3.48535
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