Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46690
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FernandaSerafimAlves.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis Júnior, Dante Flávio da Costa-
dc.contributor.authorAlves, Fernanda Serafim-
dc.date.accessioned2023-10-16T20:41:33Z-
dc.date.available2023-10-16T20:41:33Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.date.submitted2022-11-23-
dc.identifier.citationALVES, Fernanda Serafim. Os sons do futebol gaúcho: um estudo da paisagem sonora dos estádios e do papel do rádio no imaginário de uma identidade regional. 2022. [95] f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46690-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO estádio de futebol é um espaço de experiências realçadas pelo som. O presente trabalho pretende analisar a paisagem sonora dentro dos antigos e atuais estádios do Sport Club Internacional e do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense. Busca-se com a dissertação analisar como os sons gerados nos estádios são narrados no rádio (tendo como objeto de estudo a rádio Guaíba), a fim de se compreender como ocorre a difusão espacial do imaginário de um futebol tipicamente sul-rio-grandense. Para que os resultados fossem alcançados, elencou-se como objetivos: compreender como o som enfatiza a ideia de um futebol gaúcho que seria diferente do futebol do restante do Brasil; e identificar quais são as características próprias do futebol do Rio Grande do Sul e como surgiram, se justificando a escolha do tema por se entender que o rádio possui características mais regionais que outros meios de comunicação. Cabe destacar que a fidelidade dos torcedores acontece dentro e fora dos estádios, tendo o rádio um público fiel, ouvintes das transmissões esportivas, sendo os sons gerados nos estádios também escutados por meio do aparelho radiofônico. O trabalho também pretende mostrar a importância do estudo da paisagem a partir de novas perspectivas, no intuito de identificar e entender os grupos culturais e a construção de suas identidades. Guia principalmente a escrita da dissertação os trabalhos produzidos por Murray Schafer, Gilmar Mascarenhas, Paul Claval, Joel Bonnemaison, Ciro Götz e Luiz Ferraretto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs sons do futebol gaúcho : um estudo da paisagem sonora dos estádios e do papel do rádio no imaginário de uma identidade regionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGeografia culturalpt_BR
dc.subject.keywordPaisagem sonorapt_BR
dc.subject.keywordFutebolpt_BR
dc.subject.keywordRádiopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade culturalpt_BR
dc.description.abstract1The football stadium is a venue of experiences enhanced by sound. The following work aims to analyse the soundscape inside the old and present Sport Club International's and Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense’s stadiums. This dissertation seeks to analyse how the sounds generated in the stadiums are broadcast on the radio (having Guaíba radio as study object), in such a way to understand how the spatial diffusion of the imaginary of a typical football from South of Rio Grande do Sul occurs. In order to achieve the results, the objectives of the study were: to understand how the sound emphasizes the idea of a gaucho way on playing football that would be different from the football in other parts of Brazil; and to identify which are the unique characteristics of Rio Grande do Sul’s football and how they emerged, justifying the choice of the subject because it is clear that radio has more regional characteristics than other media. It is worth mentioning that the loyalty of the fans happens inside and outside the stadiums, having the radio a loyal audience, listeners of sports broadcasts, being the sounds generated in the stadiums also heard over the radio set. The work also intends to show the importance of studying landscape from new perspectives, in order to identify and understand the cultural groups and the construction of their identities. It was guided mainly by the works produced by Murray Schafer, Gilmar Mascarenhas, Paul Claval, Joel Bonnemaison, Ciro Götz and Luiz Ferraretto.pt_BR
dc.contributor.emailfernandaserafimgea@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.