Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Carlos Augusto Costa Pires de | - |
dc.contributor.author | Faedda, Carla Marcela da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T16:52:02Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T16:52:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-17 | - |
dc.identifier.citation | FAEDDA, Carla Marcela da Silva. Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem. 2022. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46681 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O Processamento Auditivo (PA) é um conjunto de habilidades e
processos integrados do Sistema Nervoso Central, com a finalidade de interpretar a
informação auditiva oriunda do sistema auditivo periférico. Os aspectos
socioeconômicos podem estar diretamente relacionados aos prejuízos no
desenvolvimento infantil, pois, muitas vezes, a criança não tem acesso pleno a
cuidados básicos de saúde, educação e lazer, bem como a estímulos auditivos e
linguísticos, o que pode causar atrasos na aquisição e desenvolvimento da linguagem,
e na aprendizagem escolar. As habilidades cognitivo-linguísticas são também
dependentes de um adequado desenvolvimento do PA. Assim, identificar
precocemente o risco para alterações no processamento auditivo é fundamental para
que o desenvolvimento e a aprendizagem formal ocorram adequadamente.
Objetivo: Avaliar o desempenho na triagem do processamento auditivo em
escolares e correlacioná-lo com o nível socioeconômico e queixas de aprendizagem.
Métodos: Estudo prospectivo, clínico e observacional, aprovado pelo Comitê de
Ética em Pesquisa (CEP/CONEP), sob o número CAAE: 36052920.1.0000.5558, com
20 sujeitos de sete a 11 anos, do Ensino Fundamental I, de escolas públicas e
privadas, divididos em dois grupos de acordo com o nível socioeconômico: G1:
Classes C1 e C2 (n=10) e G2: Classes B1, B2, (n=10). Ambos os grupos com e sem
queixas de aprendizagem. Realizou-se a avaliação audiológica básica (audiometria
tonal, vocal e imitanciometria), aplicação de formulário socioeconômico e triagem do
PA online, utilizando-se a plataforma Audbility®. Resultados: Verificou-se que
existe um maior risco para o transtorno do processamento auditivo nos sujeitos do
grupo com nível socioeconômico mais baixo, que apresentou piores desempenhos
nas habilidades de figura-fundo para sons verbais, integração das informações
acústicas, sequencialização e organização do sinal acústico e fechamento auditivo.
Não houve associação direta das queixas de aprendizagem escolar e nível
socioeconômico em ambos os grupos. Conclusão: Foi possível correlacionar os
achados entre o desempenho em relação às habilidades auditivas avaliadas e o nível
socioeconômico, confirmando um maior risco para o transtorno do processamento
auditivo nos sujeitos do grupo com nível socioeconômico mais baixo. A triagem de
processamento auditivo online demonstrou ser eficaz na identificação do risco para
alterações em habilidades auditivas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processamento auditivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtornos da audição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aspectos socioeconômicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento da linguagem | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Barreto, Monique Antunes de Souza Chelminski | - |
dc.description.abstract1 | Introduction: The Auditory processing (AP) is an ensemble of integrated abilities
and processes of the Central Nervous System that aims to interpret the auditory
information originated on the peripheral auditory system. The socioeconomical aspects
can be directly detrimental to child development, seeing that usually the child does not
have full access to basic healthcare, education and leisure, as well as auditory and
linguistic stimuli which can cause delay on language acquisition and development and
on school learning. The cognitive-linguistic abilities are also dependent on an adequate
development of AP. Therefore, an early identification of the risk to occur alterations on
the auditory processing is fundamental to development and formal learning.
Objective: Identify the risk for alterations on the auditory processing and correlate
it to the socioeconomic status and complaints regarding the learning process.
Methods: A prospective, clinical and observational study, approved by Research
Ethics Comittee (CEP/CONEP, acronym in Portuguese), process number CAAE:
36052920.1.0000.5558, with 20 subjects aged 7 to 11 years, from elementary school
of public and private schools, divided into two groups according to their socioeconomic
status: G1: Classes C1 and C2 (n=10) and G2: Classes B1 and B2 (n=10). Both groups
with and without learning complaints. A basic audiologic evaluation was performed
(tone and vocal audiometry and immittance measures), application of a socioeconomic
form and online screening of AP, using the Audbility® platform. Results: We verified
that there is a greater risk to auditory processing disorder on subjects from the lowest
socioeconomic status which presented the worst performance for figure background
for verbal sounds, integration of acoustic information, sequencing and organization of
acoustic signal and auditory closure. There was no direct association of learning
complaints and socieconomic status in both groups. Conclusion: It was possible to
correlate the findings between the performance of the evaluated auditory abilities and
socioeconomic status which confirms that there is a greater risk for auditory processing
disorder on subjects from a lower socieconomic status. An online screening of auditory
processing demonstrated to be effective on identifying the risk for alterations on the
auditory ability. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Medicina (FMD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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