Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Schvarsberg, Benny | - |
dc.contributor.author | Lima Neto, Vicente Correia | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T20:59:22Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T20:59:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-23 | - |
dc.identifier.citation | LIMA NETO, Vicente Correia. O subsídio ao transportes e acesso à cidade: uma análise intraurbana do impacto do vale transportes segundo a ótica da abordagem das capacidades. 2022. xvii, 177 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46648 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese avalia a relação que o subsídio ao transporte público apresenta na ampliação do
acesso à cidade para os indivíduos que residem nas cidades, espaços onde as desigualdades
se constituem como um dos principais desafios na agenda pública a ser e enfrentado. O
problema central consiste na desigualdade de acesso ao transporte público entre diferentes
grupos da sociedade, e como esta diferença impacta na forma de apropriação da cidade
enquanto uma garantia de direito. O transporte é entendido como uma forma real de
ampliação das liberdades individuais – integrantes do conjunto capacitário dos indivíduos,
segundo a Abordagem das Capacidades de SEN (2018). Pressupõe-se que as políticas
públicas de subsídio ao transporte impactam no aumento do tempo de deslocamento para a
população de mais baixa renda, interferindo em um modelo de ocupação urbana e atuando
como fator exógeno, porém determinante, primeiramente no tempo de deslocamento deste
grupo e, de forma secundária, na decisão de moradia e nas condições de direito à cidade.
Isso posto, a hipótese central desta tese é de que o Estado, por meio da política pública de
subsídio ao transporte, interfere no conjunto capacitário individual, ampliando as suas
liberdades na medida que garante ou estabelece um valor que pode ser utilizado para se
deslocar ao trabalho e, como externalidade, amplia a renda das famílias. A metodologia de
análise foi estruturada de forma interescalar no território – primeiramente analisando espaços
metropolitanos para, na sequência, voltar-se para escala intraurbana - o caso do Distrito
Federal. A análise realizada observa o processo de avaliação da capacidade distinta,
complementada, em certa medida, pela abordagem suplementar, conforme indicado por SEN
(2018), considerando o recorte da renda de forma complementar ao tipo de vínculo
empregatício. A capacidade de Mobilidade é dada pela combinação de duas camadas, a dos
Recursos Individuais e a dos Fatores de Contexto – englobando aspectos intrínsecos aos
indivíduos bem como ao ambiente urbano. De forma geral, independente da escala de análise,
se metropolitana ou local, o subsídio ao deslocamento se apresentou como um importante
fator à ampliação das liberdades individuais, na medida que àqueles que se utilizam do vale
transporte acabaram por apresentar um maior tempo de deslocamento quando comparados
aos trabalhadores que não apresentam o benefício, para o mesmo grupo de renda. Esse maior
deslocamento, a despeito das deseconomias relativas ao tempo gasto, amplia as
oportunidades de interação entre outras dimensões do conjunto capacitário, implicando em
um acesso mais amplo à cidade no que diz respeito aos serviços públicos e outras
infraestruturas presentes nas regiões mais centrais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O subsídio ao transportes e acesso à cidade : uma análise intraurbana do impacto do vale transportes segundo a ótica da abordagem das capacidades | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subsídios governamentais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público - financiamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à cidade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thesis evaluates the relationship between the public transport subsidy and the access to
the city for individuals residing in cities, spaces where inequalities constitute one of the main
challenges in the public agenda. The central problem consists of the unequal access to public
transport between different groups in society, and how this difference impacts on the form of
appropriation of the city. Transport is understood as a mean of expanding individual’s
freedoms, according to SEN's Capability Approach (2018). It is assumed that public transport
subsidy policies have an impact on increasing commuting time for the lower-income
population, in their housing location decision and in the conditions of their cities right. That
said, the central hypothesis of this thesis is that the State, through a public transport subsidy
policy, interferes in the individual capacity set, expanding their freedoms by stablishing a value
that can be used to travel to the work and, as an externality, increases the income of their
families. The methodology was structured by an interescale perspective – firstly analyzing
metropolitan spaces and, subsequently, turning to the intra-urban scale case of Brasília. The
analysis observes the process of evaluation the distinct capacity, complemented, to a certain
extent, by the supplementary approach, as indicated by SEN (2018). The income together with
the type of employment relationship are considered as in a complementary way to the analysis
driven. Mobility capacity is defined by the combination of two layers: the Individual Resources
and the Context Factors – encompassing aspects intrinsic to individuals as well as to the urban
environment. In general, regardless of the scale of analysis, whether metropolitan or local, the
subsidy for commuting proved to be an important element in expanding individual freedoms,
as those who use the transport voucher ended up having a longer commute time when
compared to workers who do not have the benefit, for the same income group. This greater
displacement expands the opportunities for interaction between other dimensions of the
training set, implying broader access to the city, regarding to the services and public amenities
present in the more central regions. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La tesis hace un análisis de la relación entre el subsidio al transporte público y la ampliación
del acceso a la ciudad - espacios donde las desigualdades constituyen uno de los principales
desafíos en la agenda pública. El problema central de la tesis consiste en el acceso desigual
al transporte público entre diferentes grupos de la sociedad, y cómo esta diferencia impacta
en la forma de apropiación de la ciudad. El transporte es entendido como una alternativa real
de expansión de las libertades individuales - integrantes de las capacidades de los individuos,
según el Enfoque de Capacidades de SEN (2018). Se asume que las políticas de subsidio al
transporte público aumentan el tiempo de viaje de la población de menores ingresos,
interfiriendo en el modo de ocupación urbana y actuando como un factor exógeno, pero
determinante, en el tiempo de viaje de este grupo. Dicho esto, la hipótesis central de esta tesis
es que el Estado, a través de la política de subsidio al transporte público, interfiere en el
conjunto de capacidades individuales. Eso se ocurre a partir de la ampliación de las libertades
cuando se establece un valor que puede ser utilizado para viajar al trabajo y, tiene como una
importante externalidad el aumenta del ingreso familiar. La metodología de análisis se
estructuró de manera interescalar en el territorio, analizando primero los espacios
metropolitanos y, posteriormente, recurriendo a la escala intraurbana, cuando si analizó
Brasilia. Fue observado el proceso de evaluación de la capacidad distinta, complementado,
en cierta medida, por el enfoque suplementario, como lo indica la SEN (2018), considerando
el recorte de ingresos y el tipo de trabajo de los individuos. La capacidad de movilidad está
dada por la combinación de dos elementos: los Recursos Individuales y los Factores de
Contexto, que abarcan aspectos intrínsecos tanto a los individuos como al entorno urbano. En
general, independientemente de la escala de análisis, el subsidio al desplazamiento resultó
ser un factor importante para la ampliación de las libertades individuales. Las personas que
se utilizan el abono de transporte terminaron teniendo un mayor tiempo de desplazamiento en
comparación con los trabajadores que no tenían el beneficio, considerando el mismo grupo
de ingresos. Este mayor desplazamiento amplía las oportunidades de interacción entre otras
dimensiones del conjunto formativo, implicando un mayor acceso a la ciudad, se
consideramos que los servicios y equipamientos públicos están más presentes en las regiones
centrales. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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