Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46579
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaClaudiaRodriguesNunes.pdf5,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Amaralina Miranda de-
dc.contributor.authorNunes, Ana Claudia Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-09-29T18:17:43Z-
dc.date.available2023-09-29T18:17:43Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-01-23-
dc.identifier.citationNUNES, Ana Claudia Rodrigues. O uso das TICs na mediação pedagógica do professor em turma de alfabetização de integração inversa em escola pública do DF. 2023. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46579-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo trata do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) como apoio à mediação pedagógica do professor em sala de aula para todos os alunos em turma de alfabetização de Integração Inversa, que é formada por estudantes de classe comum e estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). As TICs estão integradas ao nosso cotidiano e se fazem cada vez mais presentes no contexto escolar. Em face disso e com o intuito de compreender a relação educação, tecnologia, docência e diversidade, neste cenário de constantes avanços tecnológicos, notadamente no contexto de aulas remotas, e de posterior retorno às aulas presenciais depois de um período de pandemia de covid-19, buscou-se discutir o uso das TICs pelo professor alfabetizador, como apoio em suas práticas pedagógicas para favorecer o processo ensino-aprendizagem em turmas de Integração Inversa. Desse modo, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Pública de Ensino do DF, em uma turma de Integração Inversa do 1º ano do ensino fundamental que integra o Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), a partir de um mapeamento e da identificação para eleição, seguindo critérios para o perfil dos sujeitos e contextos que atendessem aos objetivos da pesquisa e melhor entendimento do objeto de estudo. Análise documental, observação direta, diário de bordo, questionário, entrevista semiestruturada e roda de conversa foram os instrumentos e estratégias utilizados para a coleta de dados. A análise e discussão dos resultados foi feita com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2015) e na adaptação de Franco (2018). Com os resultados, foi possível identificar possibilidades, desafios e refletir acerca dos benefícios do uso das TICs em um ensino pensado para todos os alunos, considerando a diversidade presente em sala de aula numa turma de Integração Inversa. Constatou-se que o uso das TICs utilizadas como apoio na mediação pedagógica do professor com intencionalidade pedagógica, motivou mais os estudantes a participarem das aulas e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais lúdico, atrativo e inclusivo, potencializando, assim, as aprendizagens para todos os estudantes com ou sem deficiências. Espera-se que este estudo possa contribuir para a produção de mais reflexões acerca da temática, além de motivar o uso das TICs para reverberar práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso das TICs na mediação pedagógica do professor em turma de alfabetização de integração inversa em escola pública do DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordMétodos de ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusiva - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordEstudo de casopt_BR
dc.description.abstract1This research aims to analyze the use of Communication and Information Technologies (ICTs) as a support in the teacher's pedagogical mediation for all students in an Inverse Integration literacy into the classroom which is made up of common class students and children with special educational needs and disabilities (SEND). More and more ICTs are integrated into our daily lives, and they are increasingly present in the school context. In view of this and with the aim of understanding the relationship between education, technology, teaching and diversity, considering this scenario of constant technological advances, notably in remote classes and subsequent return to face-to-face classes after a covid-19 pandemic period. It was sought to discuss the use of ICTs by the literacy teacher, as a support in their pedagogical practices in favor to the teaching-learning process in Inverse Integration classes. Thus, it was carried out research with a qualitative approach, through a case study. The research was carried out in a public teaching school at Distrito Federal, in a 1st year of elementary school class of Inverse Integration which is part of the Initial Literacy Stage (BIA), from a mapping and identification for selection, following the criteria for the subjects’ profile and contexts that met the research aims and better understanding of the object of study. Document analysis, direct observation, logbook, questionnaire, semi-structured interview, and conversation wheels were the instruments and strategies used for data collection. The results analysis and discussion was based on Content Analysis by Bardin (2015) and adaptation by Franco (2018). With the results, it was possible to identify possibilities, challenges and reflect on the benefits of using ICTs in a teaching designed for all students, considering the diversity present in the classroom in an Inverse Integration class. It was found that the use of ICTs used as support in the teacher's pedagogical mediation could motivate students to participate in classes and made the teaching-learning process more playful, attractive, and inclusive, thus enhancing learning to all students with or without disabilities. It is hoped that this study can contribute to the production of more reflections on the subject, in addition to motivating the use of ICTs to reverberate pedagogical practices from the inclusive education perspective.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.