Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.contributor.author | Ramos, Cláudia Costa da Rocha Cerqueira | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T21:43:15Z | - |
dc.date.available | 2023-09-27T21:43:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-23 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Cláudia Costa Da Rocha Cerqueira. Formação continuada docente para inclusão escolar com estudantes TEA’s dos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal. 2023. 223 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46563 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB) em nível de mestrado acadêmico, integrante da linha
de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA) e vinculada às pesquisas do
Grupo de Pesquisas sobre a Formação e Atuação de Professores/ Pedagogos(GEPFAPe),
constituindo um dos projetos que integram a linha 3 Formação Continuada: Estudo de
Concepções. Tem como título Formação Continuada Docente para Inclusão Escolar com
Estudantes TEA’s dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal. É um estudo
que busca desvelar e, tem, como objeto de investigação a formação continuada docente na
perspectiva da inclusão escolar com estudantes autistas nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental do Distrito Federal (DF). A metodologia é de natureza tanto quantitativa quanto
qualitativa, a partir do levantamento bibliográfico, pesquisa documental e, também, aplicação
de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas, com base nos pressupostos do
método Materialismo Histórico- Dialético e da Teoria Histórico-Cultural. Os dados foram
analisados por meio da análise estatística pelos softwares Excel 2013 e R versão 3.3.2. Este
arcabouço tem como objetivo geral analisar o processo de formação continuada das professoras
efetivas e dos professores efetivos que atuam na SEEDF em Classes Comuns Inclusivas, nos
Anos Iniciais, com estudantes autistas, buscando levantar os elementos que delimitam esse
processo bem como as possibilidades. E os objetivos específicos foram: i) Conhecer e
categorizar as produções realizadas em suas potencialidades e limitações para o fortalecimento
do objeto de pesquisa. ii) Identificar as concepções de formação continuada docente na
perspectiva da inclusão escolar com estudantes TEA’s; iii) Investigar como as professoras
efetivas e os professores efetivos vivenciam a formação continuada no trabalho docente, em
relação à perspectiva da inclusão escolar com estudantes autistas ofertadas pela Rede Pública
de Ensino do DF. Como sustentáculo epistemológico pautamos a partir dos estudos
desenvolvidos pelos autores Vásquez (1968); Curado Silva (2014 a 2020); Mantoan (2015);
Kassar (2011); Kassaki (2020); Mazotta (2010); Gaiato (2019); Silva, Gaiato e Reveles (2012),
Vigotski (1995, 2021) entre outros. Com base nas análises realizadas, a partir da participação
e das falas das/ dos partícipes da pesquisa, pela análise categorial, os compêndios que revelaram
três eixos dialéticos, a saber: i) Ser professor (a) na perspectiva da inclusão escolar com
estudantes TEA’s; ii) Marcas do trabalho docente inclusivo em atendimentos aos estudantes
autistas: ensinar e aprender; iii) Formação continuada para o exercício da docência com
estudantes autistas: possibilidades e desafios. As conclusões apontam que a formação
continuada docente na perspectiva da inclusão escolar em atendimento às/os autistas no âmbito
educacional do DF as/os profissionais buscam a formação continuada numa perspectiva
individual, atendem as/os estudantes, em alguns momentos, sem a formação específica. Há uma
formação ofertada pela EAPE, mas precisa ser ampliada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação continuada docente para inclusão escolar com estudantes TAE’s dos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is linked to the Post-Graduate Program in Education at the University of Brasilia
(PPGE/FE/UnB) in the level of Academic Master's Degree, which is part of the research line
Teacher Profession, Curriculum and Evaluation (PDCA) and linked to the research of the
Research Group on Training and Performance of Teachers/Pedagogues (GEPFAPe),
constituting one of the projects that integrate line 3 Initial and Continuing Education: Study of
Conceptions. It is entitled Continuous Teacher Training for School Inclusion with ASD
Students from the Initial Years of Elementary School in the Distrito Federal. It is a study that
seeks to unveil and, as an object of investigation, the continuous teacher training in the
perspective of school inclusion with autistic students in the early years of elementary education
in the Federal District (DF). The methodology is both quantitative and qualitative in nature,
based on a bibliographic survey, documentary research and also the application of a
questionnaire and semi-structured interviews, based on the assumptions of the Dialectical
Historical Materialism method and the Historical-Cultural Theory. The data were analyzed
through statistical analysis by Excel 2013 and R version 3.3.2 software. This framework has
the general objective of analyzing the process of continuing education of teachers and effective
teachers who work in SEEDF in Inclusive Common Classes, in the early years, with autistic
students, seeking to raise the elements that limit this process as well as the possibilities. And
the specific objectives were: i) To know and categorize the productions in their potential and
limitations for the strengthening of the research object. ii) To identify the conceptions of
continuing education in the perspective of school inclusion with autistic students; iii) To
investigate how the effective teachers and effective teachers experience the continuing
education in the teaching work, in relation to the perspective of school inclusion with autistic
students offered by the public education network of the Federal District. As an epistemological
support we based on the studies developed by the authors Vásquez (1968); Curado Silva (2014
to 2020); Mantoan (2015); Kassar (2011); Kassaki (2020); Mazotta (2010); Gaiato (2019);
Silva, Gaiato and Reveles (2012), Vigotski (1995 to 2021) among others. Based on the analyses
performed, from the participation and the speeches of the research participants, by categorical
analysis, the compendiums that revealed three dialectical axes, namely: i) being a teacher in the
perspective of school inclusion with autistic students; ii) Marks of the inclusive teaching work
in care of autistic students: teaching and learning; iii) Continuing education for the exercise of
teaching with autistic students: possibilities and challenges. The conclusions point out that the
continuous teacher training education in the perspective of school inclusion in care for autistic
students in the educational context of DF, the professionals seek continuing education in an
individual perspective, attending the students, sometimes, without specific training. There is a
training offered by EAPE, but it needs to be expanded. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|