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2022_JúlioCésardeSouzaMoronari.pdf11,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRibeiro, José Mauro Barbosa-
dc.contributor.authorMoronari, Júlio César de Souza-
dc.date.accessioned2023-09-26T17:06:48Z-
dc.date.available2023-09-26T17:06:48Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2022-12-17-
dc.identifier.citationMORONARI, Júlio César de Souza. Batuque em cena: perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2022. 124 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46545-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado, busca responder à omo as artes cênicas podem contribuir para a implementação do artigo 26a da LDB? retrata uma intervenção pedagógica realizada no Centro Educacional Vargem Bonita (região rural do Park Way, Brasília-DF), tendo como participantes membros do corpo discente, docente, membro da equipe diretiva da escola e artistas convidados. O percurso da escrita teórica seguiu um caminho que integrou a revisão bibliográfica e uma perspectiva autobiográfica em que eu, na condição de pesquisador, professor de artes na Secretaria de Educação do DF, candomblecista procurei compreender primeiramente o cenário escolar em seus aspectos curriculares, pedagógicos, didáticos e culturais. Observei que, de um modo geral, a instituição escolar segue um padrão de ensino baseado em documentos, legislações e normas e que, por isso, funda o seu fazer pedagógico em teorias e conceitos, gerando uma supervalorização da compreensão abstrata com prejuízo da prática. E se tratando de educação para as relações étnico-raciais, observei que a efetivação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 precisavam de epistemes que partissem de vivências, práticas e saberes (inclusive para desfazer o folclorismo e o exotismo), e o teatro seria então o formato didático para a abordagem aos temas com uma intervenção (cênica, musical, roda de conversa) na escola. O resultado da pesquisa aponta não apenas uma conclusão reflexiva, mas todo o percurso trilhado se apresenta como um aprendizado. Aprendizado esse que, inclusive podendo ser ampliado, desperta como inspiração para novas intervenções em outros contextos escolares em que a implementação das referidas leis é uma urgência na trilha de uma educação antirracista de fato.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBatuque em cena : perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.subject.keywordEducação antirracistapt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicas - representação teatralpt_BR
dc.subject.keywordIntervenção artísticapt_BR
dc.subject.keywordAfro-brasileirospt_BR
dc.description.abstract1The present study , looking for the answers of the question “how can Performing Arts contribute to the implementation of article 26a of the Law of Guidelines and Bases of the National Education?”, shows a pedagogical intervention performed at Vagem Bonita Educational Center (Park Way countryside, Brasília Federal District - DC), with the faculty members participation, students, school board members and guest artists. The course of the theoretical writing followed a way that integrated the bibliographic review and an autobiographical perspective, in which I, as a researcher, an arts teacher at the State Department of Education DC and a candomblecist, tried to, first, understand the school scenario in its curricular, pedagogical, didactic and cultural aspects. I observed that, in general, the school institution follows a teaching pattern based on documents, legislation and norms and that, therefore, it bases its pedagogical practice on theories and concepts, generating an overvaluation of abstract understanding to the detriment of practice. And when it comes to education for the ethnic-racial relations, I observed that the implementation of the laws 10.639/2003 and 11.645/2008 needed epistemes that came from experiences, practices and knowledge (including to undo folklore and exoticism), and theater would then be the didactic format for the approaching of the themes with an intervention (scenic, musical and conversation circle) in the school. The result of the research points not only to a reflective conclusion, but the entire course taken presents itself as a learning experience. This learning, even though it can be expanded, awakens as inspiration for new interventions in other school contexts in which the implementation of the aforementioned laws is an urgency in the way of an anti-racist education in fact.pt_BR
dc.contributor.emailjmoronari@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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