Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Britto, Clovis Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T20:32:26Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25T20:32:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-12 | - |
dc.identifier.citation | BRITTO, Clovis Carvalho. Monumentalizando “ruínas precoces”: o Museu Histórico de Belo Horizonte e a imaginação museal de Juscelino Kubitschek. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 30, p. 1-47, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02672021v30e4. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/CFBdPTYpm9N3dSFPpr5v4fM/?lang=pt. Acesso em: 25 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46537 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa como o Museu Histórico de Belo Horizonte consistiu em uma
das primeiras manifestações da imaginação museal de Juscelino Kubitschek (1902-1976) e
as singularidades desse projeto no contexto museológico brasileiro. Embora existam diversos
estudos sobre a trajetória do ex-presidente do Brasil, o seu pensamento sobre museus
e patrimônios ainda carece de análises aprofundadas. Desse modo, por meio de análise
documental e revisão bibliográfica foram reconstruídos momentos decisivos da concepção do
museu, inaugurado em 1943, as estratégias de fabricação de legados e algumas articulações
do então prefeito da capital mineira em prol de consolidar seu pensamento museológico, a
exemplo da relação com o jornalista Abílio Barreto, organizador da Seção de História do
Arquivo Municipal de Belo Horizonte, e com o advogado Rodrigo Melo Franco de Andrade,
diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Conclui-se que a criação do
Museu Histórico de Belo Horizonte traduz a configuração de uma imaginação museal singular.
Nesse aspecto, apesar de não romper com os discursos da maioria dos museus brasileiros de
sua época, traduz uma opção pela inserção da história recente que reconhece o museu como
um dos espaços na disputa por projetos de futuro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Museu Paulista da USP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Monumentalizando “ruínas precoces” : o Museu Histórico de Belo Horizonte e a imaginação museal de Juscelino Kubitschek | pt_BR |
dc.title.alternative | Monumentalizing “premature ruins” : the Belo Horizonte Historical Museum and Juscelino Kubitschek’s museum imagination | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museu Histórico de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Kubitschek, Juscelino, 1902-1976 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - criação | pt_BR |
dc.rights.license | (CC-BY) All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/1982-02672021v30e4 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article analyzes how the Belo Horizonte Historical Museum is a first manifestations
of Juscelino Kubitschek’s museum imagination (1902-1976) and the singularities of this project
in the context of the Brazilian museological context. Although there are several studies on the
trajectory of the former president of Brazil, his thinking about museums and heritage still needs
to be analyzed in depth. In this way, through documental analysis and bibliographic review,
analyzes decisive moments of the museum’s conception, inaugurated in 1943, the strategies
and some articulations of the then mayor of the capital of Minas Gerais, in order to consolidate
his museological thought, were reconstructed, like the relationship with journalist Abílio Barreto,
organizer of the History Section of the Municipal Archive of Belo Horizonte, and with lawyer
Rodrigo Melo Franco de Andrade, director of the National Historical and Artistic Heritage
Service. It concludes that the creation of the Belo Horizonte Historical Museum translates the
configuration of a singular museal imagination. In this respect, despite not breaking with the
speeches of most Brazilian museums of his time, he opted for the insertion of recent history,
recognizing the museum as one of the spaces in the dispute for projects of the future. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6267-544X | pt_BR |
dc.contributor.email | clovisbritto@unb.br | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|