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2022_PaulianeDuartedeAlmeida.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorAlmeida, Pauliane Duarte de-
dc.date.accessioned2023-09-19T21:46:49Z-
dc.date.available2023-09-19T21:46:49Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.citationALMEIDA, Pauliane Duarte de. A formação inicial de pedagogos/as e sua atuação no contexto da escola pública do Distrito Federal: contribuições de documentos oficiais brasileiros. 2022. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46512-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como tema ―A formação inicial de pedagogos/as e sua atuação no contexto da escola pública do Distrito Federal: Contribuições de documentos oficiais brasileiros‖. Apresentando como objetivo geral analisar a formação inicial em Pedagogia e a atuação dos pedagogos da escola pública do Distrito Federal conforme documentos oficiais brasileiros. Na metodologia, nos aproximamos do Materialismo Histórico-Dialético, por entender que, mediante as suas principais categorias (historicidade, mediação, contradição e totalidade), o método redimensiona e amplia as relações de análise dialeticamente sobre o objeto de estudo no intuito de se chegar ao concreto pensado, ou seja, a totalidade. Na pesquisa bibliográfica e documental, considerou-se as principais normativas que regulamentam essas atuações no Distrito Federal. Na fundamentação teórica, investigou-se o processo histórico da Pedagogia, a formação e atuação do/a pedagogo/a para compreender as influências sociopolíticas anunciadas nos documentos oficiais. Analisou-se a configuração e a atuação do pedagogo no Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal como reflexo da formação inicial, especialmente a que se encontra na letra das legislações nacionais e estaduais que regulamentam a formação inicial em Pedagogia. O estudo foi pautado em autores que se aproximam do pensamento crítico, como Dantas (2007); Franco (2008); Libâneo (2005, 2006, 2008), Saviani (2003, 2007) dentre outros. Os resultados e conclusões apontam que as normativas investigadas referentes a formação inicial e atuação do pedagogo da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal apresentam uma certa desarmonia quando confrontadas com a realidade dinâmica do ambiente escolar, pois embora esta realidade contribua para uma efetiva formação continuada, aliada a outras experiências desses profissionais, nem sempre encontram o respaldo legal necessário nas normativas analisadas nessa pesquisa. Verificou-se, ainda, certa dificuldade para um entendimento mais completo em razão da fragmentação das informações nas diferentes normativas que regem a atuação dos pedagogos da Secretaria de Educação do Distrito Federal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA formação inicial de pedagogos/as e sua atuação no contexto da escola pública do Distrito Federal : contribuições de documentos oficiais brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordAtos normativospt_BR
dc.description.abstract1This study has as its theme "The initial formation of pedagogues and their performance in the context of the public school of the Federal District: Contributions of Brazilian official documents". It presents as a general objective to analyze the initial formation in Pedagogy and the performance of pedagogues in the public school of Distrito Federal according to official Brazilian documents. In the methodology, we approached the Historical-Dialectical Materialism, for understanding that, through its main categories (historicity, mediation, contradiction and totality), the method resizes and amplifies the relations of analysis dialectically about the object of study in order to reach the concrete thought, that is, the totality. In the bibliographic and documental research, we considered the main norms that regulate these actions in the Federal District. In the theoretical foundation, it was investigated the historical process of Pedagogy, the formation and performance of the pedagogue to understand the sociopolitical influences announced in the official documents. The configuration and performance of the pedagogue in the School Regiment of the Public Education Network of the Federal District were analyzed as a reflection of the initial formation, especially the one found in the letter of the national and state legislations that regulate the initial formation in Pedagogy. The study was based on authors who approach critical thinking, such as Dantas (2007); Franco (2008); Libâneo (2005, 2006, 2008), Saviani (2003, 2007) among others. The results and conclusions indicate that the investigated norms referring to the initial formation and performance of the pedagogue of the Secretariat of Education of the Federal District present a certain disharmony when confronted with the dynamic reality of the school environment, because although this reality contributes to an effective continued formation, allied to other experiences of these professionals, they do not always find the necessary legal support in the norms analyzed in this research. We also verified a certain difficulty for a more complete understanding due to the fragmentation of information in the different norms that govern the performance of pedagogues of the Secretariat of Education of the Federal District.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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