http://repositorio.unb.br/handle/10482/46484
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_GeanneAlvesdeAbreuMorato.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Percepções e ações de professores de japonês em uma escola pública de línguas do Distrito Federal sobre a abordagem da escola : um estudo de caso |
Autor(es): | Morato, Geanne Alves de Abreu |
Orientador(es): | Mukai, Yûki |
Assunto: | Abordagem comunicativa Língua japonesa Professores de línguas Estudo de caso Centro Interescolar de Línguas - Distrito Federal |
Data de publicação: | 14-Set-2023 |
Data de defesa: | 16-Set-2022 |
Referência: | MORATO, Geanne Alves De Abreu. Percepções e ações de professores de japonês em uma escola pública de línguas do Distrito Federal sobre a abordagem da escola: um estudo de caso. 2022. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Para compreender as percepções e ações dos professores de uma das unidades dos Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal – CIL acerca da abordagem predominante da escola, a Abordagem Comunicativa, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os traços conceituais perceptivos nas ações de professores participantes e proporcionar reflexões acerca da sua materialização, a aplicação prática dessa abordagem. A pesquisa foi realizada com o apoio de uma resenha bibliográfica sobre o conceito de abordagem na tradição de Anthony (1963) e Almeida Filho (1993), com definições também de outros autores; sobre a Operação Global de Ensino de Línguas delineada por Almeida Filho (1993), além de resenha bibliográfica sobre Competência Comunicativa e sobre Interculturalidade. A pesquisa realizada é qualitativa, no formato de estudo de caso interventivo. Para isso, foram realizados questionário aberto, entrevista semiestruturada com os professores de Japonês da Instituição, observações diretas de aulas, observação participativa dos docentes em reuniões de planejamento pedagógico, sessões de reflexões e organização em tópicos dos registros obtidos. Em seguida, foi realizada a análise dos dados, e obtida uma base de referência teórica por meio da resenha bibliográfica em seus aspectos relacionados à abordagem predominante da escola e sua aplicação prática. Foram encontradas evidências de estratégias de ensino voltadas à materialização da abordagem predominante dos professores participantes no CIL em estudo para atender necessidades específicas dos estudantes, considerando-se sua realidade, a cultura local e a cultura do país originário da língua-alvo. Todavia, foram observadas algumas dúvidas dos professores no que diz respeito à aplicação prática da abordagem na triangulação dos dados coletados, assim, durante a intervenção, foram realizadas leituras de textos sobre a Abordagem Comunicativa com reflexões acerca de sua materialização, especificamente sobre o planejamento e a aula, a aplicação prática do método. Apesar das dúvidas relatadas e verificadas durante as observações das aulas, foi constatado que algumas ações dos docentes dentro da abordagem aplicada pela escola possivelmente estejam contribuindo para a aquisição da Língua Japonesa (LJ) como LE. Espera-se que esta pesquisa possa ser útil em novas investidas em direção ao aperfeiçoamento dos professores de língua japonesa e aos de outras línguas na Instituição pesquisada. |
Abstract: | In order to understand the perceptions and actions of teachers from one of the units of the Interescholar Language Center of Federal District - CIL about the school's predominant approach, the Communicative Approach, this research aims to identify the perceptual conceptual traits in the actions of the teachers that are the participants and provide reflections about its materialization, the practical application of this approach. The research was carried out with the support of a bibliographic review on the concept of approach in the tradition of Anthony (1963) and Almeida Filho (1993), with definitions also by other authors; on the Global Language Teaching Operation outlined by Almeida Filho (1993), as well as a bibliographic review on Communicative Competence and on Interculturality. The research carried out is qualitative, in the form of an interventional case study. For this, an open questionnaire, semi-structured interviews with the institution's Japanese teachers, direct observations of classes, participatory observation of teachers in pedagogical planning meetings, reflection sessions and organization of the records obtained were carried out. Then, data analysis was carried out, and a theoretical reference base was obtained through the bibliographic review in its aspects related to the predominant approach of the school and its practical application. The evidence of teaching strategies aimed at materializing the predominant approach of the teachers participating in the CIL under study was found to meet the specific needs of students, considering their reality, the local culture and the culture of the country of origin of the target language. However, some doubts from the teachers were observed regarding the practical application of the approach in the triangulation of the data collected, so, during the intervention, texts on the Communicative Approach were read with reflections on its materialization, specifically on the planning and the class, practical application of the method. Despite the doubts reported and verified during the observations of the classes, it was found that some actions of the teachers within the approach adopted by the school are possibly contributing to the acquisition of the Japanese Language (JL) as a foreign language. It is hoped that this research can be useful in new efforts towards the improvement of Japanese language teachers and those of other languages in the researched Institution. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.