Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/46426
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2022_DaraElizabethCostaAlencar.pdf725,22 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorAbreu, Delmary Vasconcelos de-
dc.contributor.authorAlencar, Dara Elizabeth Costa-
dc.date.accessioned2023-09-04T18:09:50Z-
dc.date.available2023-09-04T18:09:50Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.date.submitted2022-12-22-
dc.identifier.citationALENCAR, Dara Elizabeth Costa. Formação em canto popular: um estudo de entrevista narrativa (auto)biográfica com Dani Baggio. 2022. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46426-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como tema o canto popular, tendo como objetivo geral compreender à luz das narrativas de formação, saberes constitutivos da formação em canto popular. O referencial teórico-metodológico utilizado foram os aportes da Pesquisa (Auto)biográfica em diálogo com o campo da Educação Musical. A fonte empregada foi a entrevista narrativa (auto)biográfica. Desta forma, as narrativas (auto)biográficas da cantora e professora de canto popular Dani Baggio apresentaram-se como um dispositivo formativo que, no processo de análise promovem uma relação de vínculo entre as dimensões do sujeito da experiência, epistêmico e (auto)biográfico levando a compreensões dentro do campo da música e da educação musical processos de musicobiografização. Esses saberes constitutivos revelam um potencial para a (auto)formação e essa compreensão de si com o canto popular vai além de competências, concepções, habilidades musicais e técnicas – elas potencializam o acontecimento apropriador revelando também, a figura do professor que tem a intencionalidade de fazer emergir no processo formativo o saber agir ao se escutar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação em canto popular : um estudo de entrevista narrativa (auto)biográfica com Dani Baggiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCanto popularpt_BR
dc.subject.keywordAutoformaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordEntrevista narrativapt_BR
dc.description.abstract1The research has popular singing as its theme, with the general objective of understanding, in the light of training narratives, constitutive knowledge of training in popular singing. The theoretical-methodological reference used was the contributions of (Auto)biographical Research in dialogue with the field of Music Education. The source used was the (auto)biographical narrative interview. In this way, the (auto)biographical narratives of the singer and teacher of popular singing Dani Baggio are presented as a formative device that, in the analysis process, promote a bonding relationship between the dimensions of the subject of the experience, epistemic and (auto)biographical leading to understandings within the field of music and music education processes of musicobiography. This constitutive knowledge reveals a potential for (self) formation and this understanding of oneself with popular singing goes beyond competences, conceptions, musical and technical skills – they enhance the appropriating event, also revealing the figure of the teacher who has the intention of to make knowing how to act when listening emerge in the formative process.pt_BR
dc.contributor.emaildara.costa@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46426/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.