Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Casagrande, Michéle dal Toé | - |
dc.contributor.author | Levay, Vinícius Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-30T00:37:01Z | - |
dc.date.available | 2023-08-30T00:37:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.citation | LEVAY, Vinícius Silveira. Influência do teor de umidade no módulo de resiliência de solos da BR-319/AM e BR-156/AP para aplicabilidade em pavimentação. 2023. xiv, 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46418 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante a vida útil do pavimento ocorrem variações de umidade devido a fatores
ambientais, influenciando na capacidade de suporte e no módulo de resiliência dos
materiais. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a influência da umidade no
módulo de resiliência, adotando as variações de umidade de compactação de +2% e -2%
em relação à umidade ótima. A pesquisa contempla 19 solos localizados na BR-319/AM
e BR-156/AP, para diferentes aplicações. Foram realizados os ensaios de granulometria
por sedimentação, limites de Atterberg, densidade real dos grãos, compactação miniatura
e perda de massa por imersão (sendo os dois últimos utilizados para a classificação MCT),
bem como ensaio de módulo de resiliência. Para os solos de empréstimo concentrado,
estabilizados com cal, além destes, foram realizados também o ensaio de estimativa do
teor de cal, pelo método do pH e o ensaio de expansibilidade. Os resultados obtidos para
os solos da BR-319/AM mostraram que são solos finos, classificados como NG’, com
uma alta perda de massa por imersão e redução média de 55,8% do módulo de resiliência,
com o acréscimo de 2% de umidade. A estabilização química do solo com cal se mostrou
promissória, diminuindo a expansibilidade e o efeito negativo da água no solo. Os solos
da BR-156/AP apresentaram comportamento laterítico, onde o aumento de 2% da
umidade reduziu o comportamento resiliente do material em torno de 30%. Dentre os três
modelos avaliados, o modelo composto utilizado no Método de Dimensionamento
Nacional (MeDiNa) foi o mais adequado, independente do teor de umidade. As variações
de umidade demonstraram reduzir consideravelmente o módulo de resiliência de todos
os solos estudados. O presente trabalho contribui para o entendimento de solos da região
norte do país e reforça o aprofundamento do entendimento da variação da umidade no
desempenho mecânico dos pavimentos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Influência do teor de umidade no módulo de resiliência de solos da BR-319/AM e BR-156/AP para aplicabilidade em pavimentação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resiliência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Umidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos tropicais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fatores ambientais | pt_BR |
dc.description.abstract1 | During the useful life of the pavement, variations in moisture occur due to environmental
factors, influencing the support capacity and the resilience modulus of the materials. The
main objective of this research is to evaluate the influence of moisture on the resilience
modulus, adopting the compaction moisture variations of +2% and -2% in relation to the
optimum humidity. The research includes 19 soils located on BR-319/AM and BR156/AP, for different applications. The granulometry tests by sedimentation, Atterberg
limits, real grain density, miniature compaction, and mass loss by immersion (the latter
two being used for the MCT classification) were carried out, as well as the resilience
modulus test. For the concentrated loan soils, stabilized with lime, in addition to these,
the lime content estimation test was also carried out by the pH method and the
expandability test. The results obtained for the BR-319/AM soils showed that they are
fine soils, classified as NG', with a high mass loss by immersion and an average reduction
of 55.8% in the resilience modulus, with the addition of 2% of moisture. The chemical
stabilization of the soil with lime proved to be promising, reducing the expansibility and
the negative effect of water on the soil. The BR-156/AP soils showed a lateritic behavior,
where a 2% increase in moisture reduced the material's resilient behavior by around 30%.
Among the three evaluated models, the composite model used in the National
Dimensioning Method (MeDiNa) was the most adequate, regardless of moisture content.
moisture variations have shown to considerably reduce the resilience modulus of all
studied soils. The present work contributes to the understanding of soils in the northern
region of the country and reinforces the deepening of the understanding of the variation
of moisture in the mechanical performance of pavements. | pt_BR |
dc.contributor.email | levay.vinicius@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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