Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Lívia Freitas Fonseca | - |
dc.contributor.author | Romeiro, Ana Cristina Vieira Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T21:41:23Z | - |
dc.date.available | 2023-08-15T21:41:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-18 | - |
dc.identifier.citation | ROMEIRO, Ana Cristina Vieira Lopes. Para além do supletivo e do emergencial, afinal, o que contam docentes licenciados/as no curso esquema 1 da Universidade de Brasília? 2022. 343 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46323 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese de Doutorado — inserida na linha de pesquisa “Profissão Docente, Currículo e
Avaliação” (PDCA) e no eixo de interesse “Currículo e Formação de Profissionais da
Educação” — tem como pressuposto a defesa da centralidade da formação pedagógica dos/as
professores/as do Ensino Médio, já que desde a promulgação da Lei 13.415/17, o notório saber
e a formação aligeirada vêm se firmando como base de uma nova política docente, trazendo de
volta um problema aparentemente resolvido pelos programas de formação pedagógica para
professores/as bacharéis. Tendo o problema central se baseado no significado e impacto da
formação no Esquema 1 aos/às então docentes não licenciados/as da Secretaria de
Educação/Fundação Educacional do Distrito Federal (FE/SEDF), atual Secretaria de Estado da
Educação do DF (SEEDF), o objetivo geral se baseou em descobrir o significado e o impacto
da formação pedagógica ofertada no Esquema 1 aos/às professores/as concluintes, que se diluiu
nos objetivos específicos: investigar, segundo a legislação atinente à formação docente, sobre
qual sujeito se intentava antes e intenta formar agora; compreender a proposta pedagógica e
curricular do Esquema 1; e analisar as experiências de formação vivenciadas pelos/as docentes
graduados/as no referido Curso. A metodologia, de abordagem qualitativa, ancorou-se em
análise documental de fontes históricas, normativo-legislativas, e dados concernentes à
formação docente por meio do método histórico; e em entrevistas narrativas das histórias de
vida de professores/as graduados/as e formadores/as, cuja interpretação se embasou no método
documentário (BOHNSACK, 2020); e nos eixos teóricos: Formação docente; Saberes dos/as
professores/as bacharéis; Ensino Médio como campo de atuação profissional. A investigação
concluiu que a intenção anteriormente buscava formar professores/as produtivos/as e
técnicos/as, enquanto hoje, a Resolução CNE/CP n. 2/2019, que trata das DCN para a Formação
Inicial dos Professores da Educação Básica, aparenta a intenção de formar docentes técnicos/as
e práticos/as, já que, ao revogar a Resolução CNE/CP no. 2/2015, encolheu a parte da formação
embasada na teoria, esvaziando a fundamentação teórica e retomando o neotecnicismo
(FREITAS, 2011). Em relação à proposta pedagógica e curricular do Esquema 1, esta
consubstanciava uma ampla e consistente formação pedagógica, embasada em 4 disciplinaschave e em estudos históricos, sócio-históricos, filosóficos, econômicos, antropológicos, numa
visão integrada em fundamentos da Psicologia, Didática, entre outros, além das Práticas de
Ensino por meio do Estágio Supervisionado. Respeitante às experiências de formação,
sobressaíram dois grupos: compulsoriedade e transformação. O primeiro cristalizou uma
disposição de resistência à mudança; na contramão, o grupo transformação posicionou-se em
favor do máximo aproveitamento da formação didático-pedagógica do Esquema 1. E diante da
análise comparativa entre os dois grupos, as orientações emergentes no que se relaciona às
visões de formação no Esquema 1 condensaram os dados em dois diferentes conceitos: tipos
técnico-liberais, que analisaram a educação centrada na economia, entendendo-a como base à
formação de estudantes para o mercado de trabalho; e tipos teórico-práticos, que se valeram
dos conhecimentos e da formação teórica para efetivá-la em sua prática docente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Para além do supletivo e do emergencial, afinal, o que contam docentes licenciados/as no curso esquema 1 da Universidade de Brasília? | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores bacharéis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This doctoral thesis inserted in the research line “Profissão Docente, Currículo e Avaliação”
(PDCA), and in the axis of interest “Currículo e Formação dos Profissionais da Educação”
based on the defense of the centrality of the pedagogical training of the high school teachers,
since the promulgation of Law 13.415/2017, the notorious knowledge and lightened training
have been established as the basis of a new teaching policy, bringing back a problem apparently
solved by pedagogical training programs for bachelor teachers. Since the central problem is
based on the meaning and impact of training in Esquema 1 to the then non-licensed teachers of
the Secretariat of Education/Educational Foundation of the Federal District (SE/FEDF), current
Secretariat of State for Education of the DF (SEEDF), the general objective was based on discovering the meaning and impact of the pedagogical training offered in Esquema 1 to the graduating teachers, which was diluted in the specific objectives: to investigate, according to the
legislation related to teacher training, which subject was intended before and intends to form
now; to understand Esquema 1's pedagogical and curricular proposal; and to analyze the training experiences experienced by graduated teachers in the referred Course. The methodology,
of qualitative approach, was anchored in documentary analysis of historical sources, normativelegislative, and data concerning teacher training through the historical method; in narrative interviews of the life stories of teachers graduates and teacher trainers, whose interpretation was
based on the documentary method (BOHNSACK, 2020); and in the theoretical axes: Teacher
training; Knowledge of bachelor teachers; Secondary Education as a field of professional activity. The investigation concluded that the intention previously sought to form productive
teachers and technicians, while today, Resolution CNE/CP no. 2/2019, which deals with the
DCN for Initial Training of Basic Education Teachers, appears to intent to train technical and
practical teachers, since, by revoking Resolution CNE/CP no. 2/2015, the part of training based
on theory has shrunk, emptying the theoretical foundation and returning to neotechnicism
(FREITAS, 2011). Regarding the Esquema 1’s pedagogical and curricular proposal, this embodied a broad and consistent pedagogical training, based on 4 key disciplines and on historical,
socio-historical, philosophical, economic, anthropological studies, in an integrated view on the
foundations of Psychology, Didactics, among others, in addition toTeaching Practices through
the Supervised Internship. Regarding the training experiences, two groups stood out: compulsory and transformation. The first crystallized a disposition to resist change; on the other hand,
the transformation group positioned itself in favor of making the most of the didactic-pedagogical training in Esquema 1. And in the face of the comparative analysis between the two groups,
the emerging guidelines regarding the views of training in Esquema 1 condensed the data in
two different concepts: technical-liberal types, which analyzed education centered on the economy, understanding it as the basis form training students for the labor market; and theoretical
and practical types, which used knowledge and theoretical training to implement it in their
teaching practice. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta Tesis Doctoral - insertada en la línea de investigación “Profesión Docente, Currículo y
Evaluación” (PDCA) y en el eje de interés “Currículo y Formación de Profesionales de la Educación”- presupone la defensa de la centralidad de la formación pedagógica de los profesores
de enseñanza secundaria, ya que desde la promulgación de la Ley 13.415/17, el conocimiento
notorio y la formación ligera se han establecido como base de una nueva política docente, trayendo de nuevo un problema aparentemente resuelto por los programas de formación pedagógica para profesores de grado. El problema central se basaba en el significado y el impacto de
la formación ofrecida en el marco del Esquema 1 a los entonces maestros no licenciados de la
Secretaría de Educación/Fundación Educativa del Distrito Federal (FE/SEDF), hoy Secretaría
de Educación del DF (SEEDF), el objetivo general se basó en conocer el significado y el impacto de la formación pedagógica ofrecida en el marco del Esquema 1 a los profesores de último
año, que se diluyó en objetivos específicos: Investigar, de acuerdo con la legislación relativa a
la formación de profesores, sobre qué asignatura se pretendía antes y se pretende formar ahora;
comprender la propuesta pedagógica y curricular del Esquema 1; y analizar las experiencias de
formación vividas por los profesores graduados en el citado Curso. La metodología, de enfoque
cualitativo, se ancló en el análisis documental de fuentes históricas, normativo-legislativas, y
de datos relativos a la formación docente a través del método histórico; y en entrevistas narrativas de las historias de vida de docentes y formadores egresados, cuya interpretación se basó
en el método documental (BOHNSACK, 2020); y en los ejes teóricos: Formación docente;
Conocimiento de los docentes de pregrado; La escuela secundaria como campo de desempeño
profesional. La investigación concluyó que la intención anteriormente buscaba formar profesores productivos y técnicos, mientras que hoy, la Resolución CNE/CP nº 2/2019, que trata del
DCN para la Formación Inicial del Profesorado de Educación Básica, aparece la intención de
formar profesores técnicos y prácticos, ya que, al revocar la Resolución CNE/CP nº 2/2015,
redujo la parte de la formación basada en la teoría, sacando el fundamento teórico retomando
el neotecnicismo (FREITAS, 2011). En cuanto a la propuesta pedagógica y curricular del Esquema 1, este plasmó una formación pedagógica amplia y consistente, basada en 4 disciplinas
claves y en estudios históricos, sócio-históricos, económicos, antropológicos, en una visión integrada sobre los fundamentos de la Psicología, Didáctica, entre otros, además de las Prácticas
Docentes a través de la Pasantía Supervisada. En cuanto a las experiencias de formación, destacan dos grupos: la obligatoria y la de transformación. El primero cristalizó una posición de
resistencia al cambio; por el contrario, el grupo de transformación se posicionó a favor de aprovechar la formación didáctica y pedagógica del Esquema 1. Y ante el análisis comparativo entre
los dos grupos, las orientaciones que surgieron respecto a las visiones de la formación en el
Esquema 1 condensaron los datos em dos conceptos diferentes: los de tipo técnico-liberal, que
analizaban la formación de los alumnos para el mercado laboral; y los de tipo teórico-práctico,
que hacían uso del conocimiento y la formación teórica para efectuarla en su práctica docente. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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