Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Adriana Almeida Sales de | - |
dc.contributor.author | Morais, Ana Letícia Bandeira | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T22:00:44Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T22:00:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Ana Letícia Bandeira. A construção do novo FUNDEB: os projetos em disputa para o financiamento da educação brasileira. 2022. 188 f., il Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46307 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2005. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo compreender o processo de construção do Novo Fundeb, no
âmbito da PEC nº 15/2015, com foco nas propostas apresentadas pelos principais atores sociais
atuantes nesse período, no jogo de forças e na influência exercidas por eles na formulação do
novo Fundo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, ancorou-se na pesquisa bibliográfica, o que
permitiu construir o referencial teórico deste trabalho e subsidiou a análise dos resultados, bem
como na pesquisa documental. A referência bibliográfica abordou conceitos, tipologias da
política pública e seu ciclo de formação, com o intuito de, com base nos fundamentos teóricos,
compreender o processo de reformulação do Fundeb, além de ter sido feita discussão históriconormativa acerca da trajetória do financiamento da educação básica pública até a instituição da
política de fundos, iniciada com o Fundef. A pesquisa documental consistiu na análise de
documentos produzidos no âmbito da Câmara dos Deputados referentes à PEC nº 15/2015, além
de documentos publicados pelos principais atores sociais contendo os respectivos
posicionamentos sobre a matéria. Os resultados revelam os intensos e tensos debates, os
conflitos de interesses existentes e as articulações feitas pelos atores sociais para influir na PEC
nº 15/2015. São sujeitos políticos coletivos bem organizados que adotaram como principal
instrumento de convencimento a apresentação de estudos técnicos e projeções, o que embasou
os argumentos utilizados para defesa dos respectivos projetos de educação. A análise das
discussões permitiu identificar uma linha divisória de posicionamentos em que, de um lado, as
propostas tendiam para uma perspectiva mais progressista, com defesa do aumento
considerável de recursos federais e destinação somente às instituições públicas, e, lado outro,
de viés conservador, com posições favoráveis à bonificação por desempenho educacional, ao
sistema de convênios e à gestão eficiente das receitas públicas para viabilizar a melhora nos
indicadores de aprendizagem sem o aumento significativo de recursos. Alguns posicionamentos
foram se alterando ao longo do processo, de tal maneira que recuos em busca de um consenso
e no seu fortalecimento contribuíram para a aprovação do Novo Fundeb. O novo Fundo, criado
pela Emenda Constitucional nº 108, de 26 de agosto de 2020, contempla propostas apresentadas
pelos atores sociais, o que demonstra a forte influência exercida por eles para a construção das
políticas educacionais, apresenta aperfeiçoamentos em relação ao primeiro Fundeb, mas
também carrega consigo contradições frutos da pauta capitalista. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A construção do novo FUNDEB : os projetos em disputa para o financiamento da educação brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento da educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atores sociais | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is aimed to understand the construction process of the New Fundeb, within the
scope of PEC nº 15/2015, focusing on the proposals presented by the main social actors active
in the period, on the game of forces, on the chalenges and dificulties the influence exerted by
them in the formulation of the new Fund. The research, with a qualitative approach, was based
in bibliographical research, which allowed building the theoretical framework of this work and
subsidized the analysis of results, as well as documental research. The bibliographical reference
addressed concepts, approaches, typologies of public policy and its formation cycle, aiming on,
based on theoretical foundations, understanding the process of reformulation of Fundeb, besides
having made a historical-normative discussion about the trajectory of the financing of public
basic education until the institution of the funds policy, initiated with Fundef. The documentary
research consisted of the analysis of documents produced within the scope of the Chamber of
Deputies referring to PEC nº 15/2015 and the documents published by the main social actors
showing their respective positions on the matter. The results reveal the intense and tense
debates, the existing conflicts of interests and the articulations made by the social actors to
influence the PEC nº 15/2015. They are well-organized collective political subjects who
adopted the presentation of technical studies and projections as their main instrument of
persuasion, which supported the arguments used to defend their respective education projects.
The analysis of the discussions allowed identifying a dividing line of positions in which, on the
one hand, the proposals tended towards a more progressive perspective, with the defense of a
considerable increase in federal resources and allocation only to public institutions, on the other
hand, the conservative perspective , with privatist positions and defense of bonuses for
educational performance, the agreements system and the efficient management of public
revenues to increase the improvement of learning indicators without a significant increase in
resources. Some positions were changing throughout the process, in such a way that retreats in
search of a consensus and in its strengthening contributed to the approval of the New Fundeb.
The new Fund, created by Constitutional Amendment nº 108, of August 26, 2020, includes
proposals presented by social actors, which demonstrates the strong influence exerted by them
in the construction of educational politics, presents improvements in relation to the first Fundeb,
but it also carries with it contradictions resulting from the capitalist agenda. | pt_BR |
dc.contributor.email | ana_leticia_bd@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|