http://repositorio.unb.br/handle/10482/46257
Titre: | Imagens e a construção de entendimentos atribuídos às práticas de pesquisar e aprender para ensinar |
Autre(s) titre(s): | Images and the building of understanding attributed to research and learning practices to teach |
Auteur(s): | Nascimento, Gledson Rodrigues do |
Assunto:: | Imagens Arquitetura Arte rupestre Pesquisa Ensino |
Date de publication: | 2021 |
Editeur: | UFG.PPGACV |
Référence bibliographique: | NASCIMENTO, Gledson Rodrigues. Imagens e a construção de entendimentos atribuídos às práticas de pesquisar e aprender para ensinar. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL , 4., 2021, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG.PPGACV, 2022. p. 454-467. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/778/o/Anais_FAV_IV_SIPACV_1.6a.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023. |
Résumé: | O texto em questão retrata duas experiências vividas, uma como docente e outro como discente em ambas, as imagens se mostram como um universo de informações, envolvendo temas sobre Arquitetura e Urbanismo, arte rupestre e sua magia e o ecletismo em território colonial. Assim busca-se partilhar como as fontes visuais geram reflexões indispensáveis para moldar ações pedagógicas em diferentes recortes de tempo e espaço independente do interesse historiográfico. Metodologicamente, utilizam-se reflexões de Gombrish (2012), bem como questões relativas à natureza do olhar, expostas por Campos (2012), além de asserções reproduzidas por Hernandez (2013). Há também, considerações sobre netnografia e os acervos digitais on-line, como experiência decorrente do uso de imagens na construção de entendimentos atribuídos às práticas de pesquisar e aprender para ensinar. |
Abstract: | The text in question portrays two experiences, one as a teacher and the other as a student, in both images they show themselves as a universe of information, involving themes on Architecture and Urbanism, rock art and its magic and eclecticism in colonial territory. Thus, we seek to share how visual sources generate indispensable reflections to shape pedagogical actions in different time and space cutouts, regardless of historiographical interest. Methodologically, reflections by Gombrish (2012) are used, as well as issues related to the nature of the gaze, exposed by Campos (2012), in addition to assertions reproduced by Hernandez (2013). There are also considerations about netnography and online digital collections, as an experience arising from the use of images in the construction of understandings attributed to the practices of researching and learning to teach. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
metadata.dc.relation.publisherversion: | https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/778/o/Anais_FAV_IV_SIPACV_1.6a.pdf |
Collection(s) : | Trabalhos apresentados em evento |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.